/

Bolsonaro demite (duas vezes) funcionário que usou avião militar para ir da Suíça à Índia

1

Fernando Frazão / Agencia Brasil

Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro anunciou na quinta-feira que vai demitir novamente um funcionário que havia sido exonerado do Ministério da Casa Civil porque usou um avião militar para viajar da Suíça até à Índia.

Na terça-feira, o ex-secretário da Casa Civil, Vicente Santini, foi exonerado do cargo e duramente criticado pelo chefe de Estado, Jair Bolsonaro, depois de O Globo noticiar que usou um avião da Força Aérea Brasileira para viajar de Davos, na Suíça, para a Índia, onde acompanhou uma visita oficial do Presidente brasileiro ao país asiático.

“Inadmissível o que aconteceu. Já está destituído da função de executivo do Onyx [Lorenzoni, ministro da Casa Civil]. Destituído por mim. Vou conversar com Onyx para decidir quais outras medidas podem ser tomadas contra ele”, adiantou Bolsonaro, na terça-feira, no regresso ao Brasil.

Para o Presidente, o uso do avião militar não foi um ato ilegal, mas algo “completamente imoral” devido ao custo deste tipo de viagem para o Estado brasileiro. “Ministros antigos foram em aviões comerciais, classe económica. Eu mesmo já viajei no passado, não era Presidente, para a Ásia toda de comercial, classe económica, e não entendi.”

Contudo, menos de 24 horas depois, Vicenti Santini foi nomeado novamente para ocupar outro cargo no Governo brasileiro, de assessor da Secretaria Especial de Relacionamento Externo da Casa Civil. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira e amplamente divulgada pelos meios de comunicação locais.

Depois de fortes reações negativas, Bolsonaro recuou e usou as redes sociais, esta quinta-feira, para informar que vai “tornar sem efeito a admissão do servidor Santini”, o que na prática significa demitir novamente um funcionário que já tinha exonerado e publicamente criticado.

O chefe de Estado brasileiro também afirmou também que vai exonerar o secretário interino da Casa Civil e transferir o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Ministério da Casa Civil para o Ministério da Economia.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.