Bolsonaro acusado de usar “pretexto ridículo” para proibir charutos cubanos no Brasil

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está a ser acusado de mentir e de fazer o jogo dos Estados Unidos (EUA) ao decretar o fim da comercialização de um produto icónico cubano no país, os charutos Cohibas.

Com efeito, o Brasil proibiu a importação de Cohibas, os famosos charutos cubanos que Fidel Castro fumava e que eram oferecidos apenas a amigos próximos do regime, noticiou na quinta-feira o Expresso.

Criados em 1966, os Cohiba só em 1982 começaram a ser exportados, constituindo uma fonte de rendimento essencial do país. Apesar de o boicote norte-americano vedar o acesso ao maior de todos os mercados, os Cohibas são populares em muitos outros lugares, sobretudo na Europa e na China.

Jair Bolsonaro já se tinha confrontado com o governo cubano antes de tomar posse, levando Havana a retirar do país milhares de médicos que tinham ido reforçar o sistema de saúde brasileiro no tempo de Dilma Roussef (a exportação de médicos é outra importante fonte de divisas para Cuba).

O Presidente brasileiro chegou a colocar a hipótese de fechar a embaixada cubana, por alegadamente ser desnecessária.

Agora, a Agência Brasileira de Vigilância Sanitária disse ter detetado nos Cohiba um excesso de ácido sórbico – um conservante natural – e a sua comercialização no país foi proibida. A ordem dá um mês para retirar do mercado os charutos que neste momento existem, mas fica suspensa enquanto correm recursos.

A firma Emporium, que há vinte anos distribui os Cohiba no Brasil, garante que o argumento não faz sentido, dado que eles são um produto inteiramente natural, sem aditivos, feitos com uma seleção das melhores folhas de tabaco e um período adicional de fermentação em barris de rum durante um ano.

O jornal oficial do governo cubano, o Granma, fala em “manobra bruta do presidente Bolsonaro (…) suspeitosamente muito de acordo com a política do governo dos EUA para endurecer o criminoso bloqueio económico, comercial e financeiro contra a ilha”. E o ministro do comércio cubano, Rodrigo Malmierca Díaz, tweetou que o motivo invocado era “um pretexto ridículo”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Temido quer “ganhar tempo” para conter variante Delta. Em julho, serão administradas 130 mil doses por dia

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …