Bolsas de estudo do Ensino Superior vão abranger mais 3 a 4 mil alunos no próximo ano

Bobo Boom / Flickr

-

As associações académicas e o secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, acordaram hoje alterações ao regulamento de atribuição de bolsas que vão contemplar mais três a quatro mil alunos no próximo ano lectivo.

A medida foi anunciada por ambas as partes no final de uma reunião em Lisboa, no Ministério da Educação, em que participaram todas as associações de estudantes menos a Associação Académica de Coimbra.

À saída, os estudantes afirmaram que, não sendo ” a situação ideal”, foi o possível na actual conjuntura do país e prometerem “continuar a lutar” por um sistema mais justo para todos.

“O limiar de elegibilidade passou de 14 vezes o Indexante de Apoios Sociais (419,22 euros), mais o valor da propina efetivamente paga, para 16 vezes o indexante, mais o valor da propina efetivamente paga”, disse à agência Lusa Carlos Videira, da Associação Académica da Universidade do Minho, considerando tratar-se da principal alteração ao regulamento que hoje foi estabelecida.

De acordo com a mesma fonte, esta alteração vai permitir incluir pelo menos mais três mil alunos no sistema de atribuição de bolsas de estudo.

O secretário de Estado afirmou também à Lusa que haverá “alguns milhares de estudantes” que adicionalmente vão ter direito a bolsa no próximo ano, estimando entre três a quatro mil o número desses alunos, ou seja, cerca de 8% mais do que o atual.

Será também possível alargar a atribuição do complemento de alojamento aos estudantes deslocados para que possam permanecer 11 meses, em vez dos atuais 10, nas residências universitárias, quando comprovado que se encontram em atividades letivas.

As bolsas passarão a ser pagas em data fixa, a partir do próximo ano letivo, e serão acrescentadas as razões da recusa de atribuição aos dados da plataforma digital em que se encontram os indicadores estatísticos associados aos pedidos.

A Direção-geral do Ensino Superior (DGES) vai emitir um calendário, no início do ano, em que colocará as datas de pagamento.

“As associações académicas continuarão a trabalhar e a apresentar as suas propostas”, referiu Daniel Monteiro, da Federação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico, classificando de positivo o encontro de hoje e as alterações alcançadas.

José Ferreira Gomes lembrou que os estudantes haviam proposto um aperfeiçoamento do regulamento de bolsas, tendo sido criada uma comissão com representantes também do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP).

“Essa comissão fez uma proposta que, no essencial, foi acolhida. Há pequenos aperfeiçoamentos”, declarou o secretário de Estado, referindo-se à segunda alteração ao regulamento de atribuição de bolsas promovida pelo atual governo.

Em comunicado, o Ministério da Educação afirma que passará a ser considerada “parte dos lucros” das empresas no cálculo do rendimento do agregado familiar, quando algum elemento detenha uma participação social.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …