Bolor do reator nuclear de Chernobyl pode proteger astronautas dos raios cósmicos mortais

Os investigadores mostraram que um fungo que absorve radiação encontrado no reator nuclear destruído de Chernobyl absorve raios cósmicos nocivos na Estação Espacial Internacional e pode potencialmente ser usado para proteger futuras colónias de Marte.

Um dos maiores desafios das missões tripuladas a Marte é descobrir como proteger os membros da tripulação do ataque de raios cósmicos mortais. A radiação espacial pode ser perigosa, uma vez que, quando partículas espaciais elementares, como protões e núcleos atómicos, agem no organismo humano, podem causar danos no ADN, podendo causar mutações como vários tipos de cancro e danos em equipamentos eletrónicos das naves.

Agora, cientistas da Universidade de Johns Hopkins University e de Stanford dizem que há evidências crescentes de que uma solução incomum poderia ser eficaz: construir escudos com um fungo que absorve radiação que cresce perto da central nuclear de Chernobyl.

De acordo com o New Scientist, uma amostra extremamente fina do fungo Cryptococcus neoformans conseguiu bloquear e absorver 2% dos raios cósmicos que o atingiram durante um pequeno teste na Estação Espacial Internacional, dando esperança para viagens espaciais seguras no futuro.

Essa quantidade não será suficiente para proteger os astronautas, mas a amostra tinha apenas dois milímetros de espessura. De acordo com os cientistas, uma camada de apenas 21 centímetros de espessura seria suficiente para manter os futuros colonos de Marte em segurança.

Uma possibilidade estudada pelos investigadores é misturar o fungo nos fatos espaciais dos astronautas para garantir caminhadas seguras no espaço.

Segundo o trabalho, os escudos de fungos danificados conseguiriam voltar a crescer. “O que torna o fungo excelente é que só é necessário de alguns gramas para começar”, disse Nils Averesch, investigador da Universidade de Stanford e co-autor do estudo, em declarações ao New Scientist. “Ele auto-replica-se e auto-cura-se, portanto, mesmo que exista uma erupção solar que danifique significativamente o escudo de radiação, poderá voltar a crescer em alguns dias”.

O estudo está disponível desde 17 de julho na plataforma de pré-publicação BioRXiv.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …

Estado nega apoio a recibos verdes com regra que não está na lei

O jornal Público escreve esta terça-feira que a Segurança Social está a indeferir apoios a trabalhadores independentes que enfrentam quebra na atividade sem justificar a decisão e, em alguns casos, exigindo condições que não estão …

Dezenas de detenções em protestos na Bielorrússia. Candidata da oposição foge para a Lituânia

Dezenas de pessoas foram esta segunda-feira detidas na Bielorrússia em nova jornada de manifestações devido à reeleição polémica do Presidente, Alexander Lukashenko, que a oposição acusa ser uma fraude. A candidata da oposição, Svetlana Tikhanovskaia, …