Bolor do reator nuclear de Chernobyl pode proteger astronautas dos raios cósmicos mortais

Os investigadores mostraram que um fungo que absorve radiação encontrado no reator nuclear destruído de Chernobyl absorve raios cósmicos nocivos na Estação Espacial Internacional e pode potencialmente ser usado para proteger futuras colónias de Marte.

Um dos maiores desafios das missões tripuladas a Marte é descobrir como proteger os membros da tripulação do ataque de raios cósmicos mortais. A radiação espacial pode ser perigosa, uma vez que, quando partículas espaciais elementares, como protões e núcleos atómicos, agem no organismo humano, podem causar danos no ADN, podendo causar mutações como vários tipos de cancro e danos em equipamentos eletrónicos das naves.

Agora, cientistas da Universidade de Johns Hopkins University e de Stanford dizem que há evidências crescentes de que uma solução incomum poderia ser eficaz: construir escudos com um fungo que absorve radiação que cresce perto da central nuclear de Chernobyl.

De acordo com o New Scientist, uma amostra extremamente fina do fungo Cryptococcus neoformans conseguiu bloquear e absorver 2% dos raios cósmicos que o atingiram durante um pequeno teste na Estação Espacial Internacional, dando esperança para viagens espaciais seguras no futuro.

Essa quantidade não será suficiente para proteger os astronautas, mas a amostra tinha apenas dois milímetros de espessura. De acordo com os cientistas, uma camada de apenas 21 centímetros de espessura seria suficiente para manter os futuros colonos de Marte em segurança.

Uma possibilidade estudada pelos investigadores é misturar o fungo nos fatos espaciais dos astronautas para garantir caminhadas seguras no espaço.

Segundo o trabalho, os escudos de fungos danificados conseguiriam voltar a crescer. “O que torna o fungo excelente é que só é necessário de alguns gramas para começar”, disse Nils Averesch, investigador da Universidade de Stanford e co-autor do estudo, em declarações ao New Scientist. “Ele auto-replica-se e auto-cura-se, portanto, mesmo que exista uma erupção solar que danifique significativamente o escudo de radiação, poderá voltar a crescer em alguns dias”.

O estudo está disponível desde 17 de julho na plataforma de pré-publicação BioRXiv.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …

“Discriminação inaceitável”. Quase 100 mil alunos e docentes do ensino privado excluídos dos testes rápidos

Mais de 84 mil alunos e 11 mil professores do ensino privado não vão ter direito a realizar testes rápidos de antigénio quando forem retomadas as aulas presenciais. O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução …