Bolívia. Identificadas “ações deliberadas” de manipulação eleitoral a favor de Evo Morales

Alain Bachellier / Flickr

Evo Morales, o presidente da Bolívia

A Organização de Estados Americanos (OEA) publicou o relatório final sobre as eleições de 20 de outubro na Bolívia, revelando “ações deliberadas que procuraram manipular os resultados das eleições” a favor do agora ex-Presidente Evo Morales e do seu partido, o Movimento Ao Socialismo (MAS).

Segundo noticiou esta quinta-feira o Observador, entre as doze “ações deliberadas”, encontra-se um conjunto de servidores “para os quais se desviou de maneira intencional o fluxo de informação do [Sistema de Transmissão de Resultados Preliminares]”.

Estes servidores alternativos “registaram atividade” no momento em que a divulgação dos resultados foi alvo de um apagão. Nessa altura, Evo Morales tinha maioria (83,76% dos votos), mas seria obrigado a disputar uma segunda volta. A contagem voltou a ser pública já com 89,34% dos votos contabilizados e com Evo Morales a vencer à primeira volta.

Os resultados finais, anunciados no dia seguinte às eleições, colocaram Evo Morales e o MAS com 47,08% dos votos, tendo menos de 50% mas mais do que 10% necessários de vantagem sobre o segundo classificado, Carlos Mesa (Comunidade Cidadã), a quem foram contabilizados 36,51% dos votos.

“A análise estatística realizada revela que a vitória à primeira volta de Evo Morales foi estatisticamente improvável e que a sua proclamação se verificou por um aumento massivo e inexplicável dos votos do MAS nos 5% finais do cômputo”, indica o relatório.

No relatório lê-se ainda: “Sem esse aumento, mesmo que o MAS tivesse conseguido a maioria dos votos, não teria obtido a diferença de 10% necessária para evitar a segunda volta. Este incremento deu-se a partir de quebras marcadas nas linhas de tendência de voto no oficialismo e na Comunidade Cidadã, a nível nacional e departamental. O tamanho das ruturas é extremamente incomum e coloca em dúvida a credibilidade do processo”.

Este relatório surgiu no seguimento de um relatório preliminar, divulgado a 10 de novembro de 2019, onde foi apontada uma “clara manipulação” dos resultados eleitorais.  A revelação levou a que a polícia se revoltasse contra Evo Morales. A 12 de novembro, os militares sugeriram que se afastasse do poder.

Dois dias depois, Evo Morales recebeu asilo político no México. A vice-presidente do Senado, Jeanine Añez, assumiu a presidência de forma interina a 12 de novembro, depois de uma votação boicotada pelo MAS e que, por essa razão, não teve quórum.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Falsificação de resultados: A ÚNICA MANEIRA DOS COMUNISTAS E SEUS DEJECTOS SOCIALISTAS GANHAREM UMA ELEIÇÃO. Será que as urnas electrónicas testadas na Tugalândia também são da Smartmatic venezuelana?!!!! Esquerdopatas são iguais em toda a galáxia!!!!!!! O povo é burro, mas nem tanto…!!!!

  2. Correntes de direita ou simplesmente oligárquicas usavam e abusavam do autoritarismo e da manipulação para permanecer no poder e impedir opositores de avançarem.

    Nas últimas décadas a rejeição internacional forçou essas correntes a absterem-se do autoritarismo e honrar pelo menos minimamente os princípios de não dificultar a alternância de poder.

    Do outro lado, as correntes ‘progressistas’ e francamente de esquerda continuaram suas práticas de impedimento de oposições, apenas aperfeiçoando os métodos de legalização do ilegal.

    Cuba é um dos exemplos infelizes mas eloquentes de como conseguir que um regime permaneça no poder por muitas décadas, com um partido único e eliminação de candidatos oposicionistas com alguma chance prática, e ainda ser considerada pelas esquerdas como um regime plenamente democrático. Aliás, mais democrático do que os dos países menos à esquerda…

    A Venezuela talvez esteja em segundo lugar, com mudanças das regras políticas que permitiram maioria Legislativa para coonestar mudanças constitucionais, acompanhadas de intervenções no Judiciário para dar ganho jurídico a todas as iniciativas do governo. Quando, mesmo assim, a oposição conseguiu maioria no Legislativo, novas mudanças nas regras políticas acompanhadas de mudanças constitucionais e referendo judiciário. A manipulação grosseira não consegue disfarçar a anti-democracia mas o fato é que, também por décadas, Chavez está no poder (a necessidade de colocar o preposto Maduro não muda o fato). Também a Venezuela tornou-se um modelo de democracia para as esquerdas…

    A Bolívia seguia pelo mesmo caminho: mudanças de regras políticas, constitucionais e do judiciário para garantir a Evo Morales a perpetuação no poder. Com tudo isso, ainda foram necessárias fraudes no processo eleitoral para diminuir os riscos causados pela oposição.

    Não se pode acusar as esquerdas de inconsistência. Defenderam a democracia na URSS e na China contra todas as propagandas mentirosas do imperialismo norte-americano até muitos anos depois da queda do Muro de Berlim. Ainda hoje é incapaz de qualquer auto-crítica quanto à sua defesa de regimes ditatoriais.

    Não é surpresa, portanto, que hoje se mostrem indignadas com o golpe praticado na Bolívia contra o legitimamente eleito presidente Evo Morales.

    Absolutamente normal!

RESPONDER

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …