/

A bola foi parar ao quintal do vizinho? Na Bélgica já pode ir buscá-la sem autorização

Na Bélgica, vai passar a ser legal ir buscar uma bola ou animal de estimação ao quintal do vizinho, mesmo sem a sua autorização.

Para aqueles que cresceram a jogar à bola, certamente que o cenário de ter de escolher quem vai tocar à campainha do vizinho para lhe pedir a bola que foi lá parar não é estranho. O medo de um vizinho mais refilão fazia daquela a tarefa mais hercúlea dos nossos tempos de infância.

Isto pode agora ser uma coisa do passado na Bélgica. A partir do dia 1 de setembro, qualquer pessoa que acidentalmente chutar a sua bola para o jardim de um vizinho terá o direito legal de recuperá-la — até mesmo sem autorização do próprio, noticia o jornal britânico The Guardian.

O mesmo vai também aplicar-se aos donos que queiram ir buscar o animal de estimação que tenha fugido para o quintal do vizinho.

“Até 1 de setembro, o vizinho tem que devolver a bola. [Mas] eles podem negar-lhe o acesso ao jardim deles para o fazer”, disse Vincent Sagaert, que ajudou a escrever a nova lei, à rádio belga VRT. “A partir de 1 de setembro, você tem o direito de ir buscar a sua bola ou animal de estimação, desde que tenha ido parar ali por acidente. Não é permitido apenas chutar a bola por cima da cerca. Você deve usar o seu bom senso”.

“É preciso tocar a campainha do vizinho e perguntar primeiro, mas se ele recusar ou não estiver em casa, você pode entrar no jardim para recuperá-la rapidamente”, explicou. “Mas apenas para procurar a sua bola ou animal, não levar outras coisas, porque isso ainda se chama roubo”.

A aplicação da lei vai ser monitorizada de perto para impedir que as pessoas comecem a saltar vedações dos vizinhos só porque sim.

Noutra alteração da lei, as pessoas terão o direito de andar em terreno privado, desde que não esteja cercado, cultivado ou lavrado. Também será legal aceder ao jardim de um vizinho para montar uma escada ao aparar um arbusto, por exemplo, ou limpar uma calha.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.