Boeing incendeia-se com 170 pessoas a bordo. Morreu funcionário do aeroporto

(dr) Ministério das Situações de Emergência de Krasnodar

Pelo menos 18 pessoas ficaram hoje feridas depois de um avião Boeing 737 da companhia aérea Utair sair da pista e se ter incendiado após aterrado no Aeroporto de Sochi, na Rússia, informou o Ministério da Saúde russo.

Um avião Boeing 737 incendiou-se este sábado durante a aterragem em Sochi, na Rússia. A bordo estavam 164 passageiros e seis tripulantes. De acordo com o Ministério da Saúde Russo, 18 pessoas ficaram feridas no incidente, mas não há vítimas mortais.

“Como resultado do acidente de avião no aeroporto de Sochi, neste momento há 18 feridos, três deles crianças, mas não há mortes entre os seus ocupantes“, diz um comunicado oficial.

No entanto, um funcionário do aeroporto morreu após sofrer um ataque cardíaco enquanto ajudava a retirar os passageiros. De acordo com a companhia aérea, estavam a bordo da aeronave 164 passageiros e seis tripulantes.

O avião, que voava entre Moscovo e Sochi, conseguiu aterrar na segunda tentativa, já que a primeira foi abortada pelos pilotos devido às más condições meteorológicas.

Após o pouso, a aeronave deixou a pista e caiu no leito de um rio nas proximidades, onde perdeu uma asa e parte do trem de aterragem. É nesse momento que, ainda com os passageiros e tripulação a bordo, a turbina esquerda do avião se incendiou.

Os passageiros, muitos dos quais tiveram que saltar pela asa do avião, foram resgatados de imediato, tendo escapado às chamas por segundos. Os bombeiros acabaram por conseguir extinguir o fogo, sem que houvesse vítimas mortais entre os passageiros ou tripulantes do avião.

“O estado de saúde dos dois pilotos e dos quatro membros da tripulação é satisfatório”, adiantou o ministro dos Transportes da Rússia, Yevgeni Dietrich.

ZAP // EFE

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não se trata de condições climatéricas adversas, mas sim de condições meteorológicas adversas.
    Se se pretende referir ao clima, devemos utilizar a expressão “climática” e não “climatérica”, porque esta última não tem origem na língua portuguesa.
    Todavia, estavam em causa condições atmosféricas no momento, meteorológicas portanto, e não das características climáticas do local.

    • É questionável o seu comentário. “Climatérico” é uma palavra presente no dicionário português e, nesse sentido, pode e deve utilizar-se. Quanto à sua origem no francês o mesmo ocorre com muitas outras palavras da nossa língua, que não saem necessariamente prejudicadas pelo facto. Quanto ao clima e tempo é apenas uma consideração de prazos temporais.

      • Tudo é questionável, desde que devidamente fundamentado.
        Clima e tempo estão relacionados, mas não são exactamente a mesma coisa. Conforme refere que “é apenas uma consideração de prazos temporais”, estão em causa séries temporais de 30 anos, designado por normal climatológica, isto é, para se estudar o tipo de clima de uma determinada região tomam-se em consideração os estados de tempo que se fazem sentir nessa região durante esses 30 anos.
        Assim, o tempo, isto é, o estado do tempo, caracteriza-se pelas condições atmosféricas (precipitação, temperatura, nebulosidade, vento, humidade relativa, etc.) que se manifestam num determinado lugar e durante um curto período de tempo, e isto é o objecto de estudo da meteorologia.
        A sucessão dos estados de tempo é que determinam o tipo de clima, utilizando-se os dados meteorológicos da normal climatológica, que é de 30 anos, o objecto de estudo e responsabilidade da climatologia.
        Aqui tem, resumidamente, a diferença entre meteorologia e climatologia. É por isso que quando nos referimos às condições atmosféricas num dado lugar e num curto período de tempo estamos a falar de condições meteorológicas.
        Sobre a diferença entre “climático” e “climatérico”, está em causa o rigor etimológico das palavras portuguesas. Cito, para terminar, um conhecido dicionário de português:
        “Os vocábulos climático e climatológico são preferíveis a climatérico, porque vêm do grego, ao passo que climatérico vem do francês, sendo considerado galicismo.”

RESPONDER

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …