Bob Dylan vai ser julgado por injúria e incitamento ao ódio

Bill Ingalls / NASA

O presidente Barack Obama entrega a Medalha da Liberdade a Bob Dylan (foto: Bill Ingalls / NASA)

O presidente Barack Obama entrega a Medalha da Liberdade a Bob Dylan (foto: Bill Ingalls / NASA)

O músico Bob Dylan foi hoje formalmente acusado e vai ser julgado pela justiça francesa por injúria e incitamento ao ódio, depois de ter, numa entrevista, alegadamente comparado os croatas aos nazis.

O caso remonta a outubro do ano passado, quando o músico americano, em entrevista à revista “Rolling Stone”, disse, a propósito da escravatura e da guerra da secessão nos Estados Unidos: “Se tiveres Ku Klux Klan no sangue, os negros vão notar, mesmo nos dias de hoje, tal como os judeus detectam o sangue nazi e os sérvios o sangue croata.”

Na sequência destas comparações, um grupo representativo dos croatas em França apresentou uma queixa contra o músico e contra a revista “Rolling Stone”.

Após a dissolução da Jugoslávia, Croácia e Sérvia envolveram-se num conflito sangrento entre 1991 e 1995, que causou cerca de 20 mil mortos.

As declarações que geraram polémica seguiam-se a comentários de Bob Dylan acerca do seu próprio país, onde, segundo o músico, o racismo e a segregação entre brancos e negros ainda persiste.

Quando, em meados de novembro, o músico se deslocou a Paris para concertos e para receber a legião de honra, atribuída pela ministra da Cultura francesa, Aurélie Filippetti, a justiça local interrogou-o a propósito do caso.

Esta segunda-feira, a justiça francesa decidiu pronunciá-lo formalmente e julgá-lo por injúria e incitamento ao ódio. O caso será apreciado por um tribunal de Paris especializado em delitos de expressão.

Questionado pela AFP, um representante em França da produtora Sony-BMG Music, que representa Bob Dylan, disse não ter “nada a dizer”.

Robert Allen Zimmerman, mais conhecido pelo seu nome artístico, Bob Dylan, nasceu em Duluth, nos Estados Unidos, a 24 de maio de 1941, neto de imigrantes judeus russos.

Em 2004, Dylan foi eleito pela revista Rolling Stone o 7º maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o 2º melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles. Uma das suas principais canções, “Like a Rolling Stone”, foi escolhida como a melhor de todos os tempos.

Em 2012, Bob Dylan foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Na visita histórica ao Iraque, Papa vai encontrar cidades devastadas pelo Daesh

O Papa Francisco chega ao Iraque, esta sexta-feira, onde vai visitar várias cidades que foram destruídas pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI). A maioria da população cristã concentra-se no norte do país. "Estamos a correr contra o …

"Esquemas ou pseudo-negócios" de youtubers. Windoh nega "burla" em cursos online

Mais de nove mil pessoas assinaram uma petição que pede à Polícia Judiciária (PJ) e à Procuradoria Geral da República (PGR) que investigue youtubers e influenciadores digitais, que define como "modernos burlões", por alegados "esquemas …

Bruxelas quer criar cartão para facilitar circulação de pessoas com deficiência na União Europeia

A Comissão Europeia propôs esta quarta-feira a criação de um Cartão Europeu de Deficiente que seja mutuamente reconhecido pelo conjunto dos Estados-membros e que facilite a livre circulação de pessoas com deficiência na União Europeia. “Pessoas …

Myanmar. Militares mataram hoje pelo menos 33 manifestantes

O número de manifestantes mortos esta quarta-feira por tiros disparados pelas forças de segurança, para dispersar protestos contra a junta militar em Myanmar, subiu para pelo menos 33, o maior número desde o golpe de …

Governo faz avaliação "negativa" das amnistias fiscais

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, disse esta quarta-feira que o Governo faz uma "avaliação negativa" das amnistias fiscais passadas - as RERT (Regime Excecional de Regularização Tributária) -, que permitiu …

João Lourenço avança com proposta de revisão constitucional (mas UNITA desconfia das intenções)

O Presidente angolano, João Lourenço, quer rever pontualmente a Constituição, mas a UNITA, maior partido da oposição em Angola, reagiu com ceticismo ao anúncio. O Presidente angolano anunciou, esta terça-feira, uma revisão pontual da Constituição com …

Autárquicas. A lista de 101 candidatos a presidentes de câmara apresentada pelo PSD

O PSD apresentou esta quarta-feira uma lista de 101 nomes homologados pela Comissão Política Nacional do partido como candidatos a presidentes de outras tantas câmaras nas próximas autárquicas, 77 dos quais são atualmente os presidentes …

"Ananases da liberdade." China e Taiwan estão de costas voltadas (e a fruta tropical é o centro da discórdia)

Esta segunda-feira, o Governo chinês proibiu as importações de ananases taiwaneses, garantindo ter descoberto "pragas prejudiciais". Taiwan considera, porém, que este corte abrupto não passa de uma jogada geopolítica. O ananás tornou-se a última vítima da …

Perito garante que Ihor Homeniuk morreu de asfixia lenta devido a fraturas de costelas

O perito que realizou a autópsia a Ihor Homeniuk declarou esta quarta-feira em julgamento que o relatório final da autópsia "conclui com segurança" que o ucraniano "morreu de asfixia lenta" provocada por várias fraturas nas …

Navalny. Estados Unidos anunciam sanções contra responsáveis e empresas russos

Os relatórios de investigações revelam "com grande confiança" que Navalny foi envenenado por agentes dos serviços de informação russos, pelo que os Estados Unidos vão impor sanções contra o país. Esta terça-feira, os Estados Unidos anunciaram …