Bob Dylan vai ser julgado por injúria e incitamento ao ódio

Bill Ingalls / NASA

O presidente Barack Obama entrega a Medalha da Liberdade a Bob Dylan (foto: Bill Ingalls / NASA)

O presidente Barack Obama entrega a Medalha da Liberdade a Bob Dylan (foto: Bill Ingalls / NASA)

O músico Bob Dylan foi hoje formalmente acusado e vai ser julgado pela justiça francesa por injúria e incitamento ao ódio, depois de ter, numa entrevista, alegadamente comparado os croatas aos nazis.

O caso remonta a outubro do ano passado, quando o músico americano, em entrevista à revista “Rolling Stone”, disse, a propósito da escravatura e da guerra da secessão nos Estados Unidos: “Se tiveres Ku Klux Klan no sangue, os negros vão notar, mesmo nos dias de hoje, tal como os judeus detectam o sangue nazi e os sérvios o sangue croata.”

Na sequência destas comparações, um grupo representativo dos croatas em França apresentou uma queixa contra o músico e contra a revista “Rolling Stone”.

Após a dissolução da Jugoslávia, Croácia e Sérvia envolveram-se num conflito sangrento entre 1991 e 1995, que causou cerca de 20 mil mortos.

As declarações que geraram polémica seguiam-se a comentários de Bob Dylan acerca do seu próprio país, onde, segundo o músico, o racismo e a segregação entre brancos e negros ainda persiste.

Quando, em meados de novembro, o músico se deslocou a Paris para concertos e para receber a legião de honra, atribuída pela ministra da Cultura francesa, Aurélie Filippetti, a justiça local interrogou-o a propósito do caso.

Esta segunda-feira, a justiça francesa decidiu pronunciá-lo formalmente e julgá-lo por injúria e incitamento ao ódio. O caso será apreciado por um tribunal de Paris especializado em delitos de expressão.

Questionado pela AFP, um representante em França da produtora Sony-BMG Music, que representa Bob Dylan, disse não ter “nada a dizer”.

Robert Allen Zimmerman, mais conhecido pelo seu nome artístico, Bob Dylan, nasceu em Duluth, nos Estados Unidos, a 24 de maio de 1941, neto de imigrantes judeus russos.

Em 2004, Dylan foi eleito pela revista Rolling Stone o 7º maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o 2º melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles. Uma das suas principais canções, “Like a Rolling Stone”, foi escolhida como a melhor de todos os tempos.

Em 2012, Bob Dylan foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …