A empresa privada de voos espaciais Blue Origin lançou e pousou este sábado com sucesso, pela terceira vez, o seu foguete reutilizável, New Shepard.
Em janeiro, a empresa de Jeff Bezos, o bilionário fundador da Amazon, tinha já lançado e recuperado o seu foguete – o mesmo que tinha conseguido lançar e recuperar com sucesso em novembro de 2015.
A aposta das empresas aeroespaciais privadas nos lançadores reutilizáveis é essencial para assegurar, na era pós-Space Shuttle, uma economia de custos que permita trivializar as viagens espaciais.
Ao contrário da SpaceX, de Elon Musk, que transmite habitualmente os seus lançamentos (e ocasionais tragédias) ao vivo, a Blue Origin mantém geralmente os seus lançamentos em segredo.
No entanto, desta vez Jeff Bezos usou o Twitter para manter o Mundo a par da terceira tentativa da companhia de lançar e pousar o veículo em segurança.
O foguete foi lançado sem muito alarido. A missão realizou algumas experiências de micro-gravidade no espaço, entre as quais um estudo sobre como as superfícies dos asteróides se comportam.
Uma hora mais tarde, a cápsula regressou à Terra, e Bezos confirmou o touchdown com sucesso da sua nave em novo comentário no seu Twitter.
Segundo o bilionário executivo, a empresa tinha no ar alguns drones que filmaram o lançamento – o que deve render algumas boas imagens.
“Vamos partilhar vídeos da missão, incluindo imagens aéreas, assim que elas forem processadas”, adiantou Bezos.
Esperemos então.
ZAP / Canaltech