Bloco quer bolinha vermelha na transmissão televisiva de touradas

O Bloco de Esquerda quer restringir a transmissão televisiva de touradas ao período entre as 22h30 e as 06h00 e exige que seja acompanhada de bolinha vermelha no canto.

De acordo com dois projetos de lei entregues no Parlamento, o Bloco de Esquerda quer que as touradas deixem de ser financiadas pelo Estado e que a sua transmissão televisiva seja acompanhada de bolinha vermelha no canto superior direito. Estas propostas serão discutidas no dia 6 de julho, em conjunto com uma proposta do PAN, avança o Observador.

O Bloco quer impedir “o apoio institucional à realização de espetáculos que inflijam sofrimento físico ou psíquico ou provoquem a morte de animais”. Isto significa que, segundo a primeira proposta do partido, não poderá haver nenhum tipo de apoio público do Governo ou de autarquias.

Os apoios institucionais incluem a atribuição de subsídios, aplicação de isenção de taxas a que o evento seja sujeito ou a “cedência de palcos e outros recursos”.

Já a segunda proposta determina que os espetáculos de tourada são “suscetíveis de influírem negativamente na formação da personalidade de crianças e adolescentes”. Assim, os bloquistas querem limitar a transmissão televisiva ao período entre as 22h30 e as 06h00.

Além disso, a transmissão deve ser acompanhada do “identificativo visual apropriado”, ou seja, a bolinha vermelha.

Em comparação com o Bloco de Esquerda, o PAN vai ainda mais longe: o partido quer a “abolição de corridas de touros em Portugal“. A deputada bloquista Maria Manuel Rola considera que a vontade expressa pelo PAN é boa, mas defende que o da sua bancada acrescenta “a forma” como se pode caminhar para a total supressão das touradas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O único interesse que as touradas têm, é quando o touro dá uma tareia a sério aos toureiros e forcados,
    para que percebam o que os maus tratos gratuitos fazem aos animais.
    e quando levam com um corno pelo rabiosque dentro ou na tromba, então aí é divinal….

RESPONDER

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …