Bloco quer bolinha vermelha na transmissão televisiva de touradas

O Bloco de Esquerda quer restringir a transmissão televisiva de touradas ao período entre as 22h30 e as 06h00 e exige que seja acompanhada de bolinha vermelha no canto.

De acordo com dois projetos de lei entregues no Parlamento, o Bloco de Esquerda quer que as touradas deixem de ser financiadas pelo Estado e que a sua transmissão televisiva seja acompanhada de bolinha vermelha no canto superior direito. Estas propostas serão discutidas no dia 6 de julho, em conjunto com uma proposta do PAN, avança o Observador.

O Bloco quer impedir “o apoio institucional à realização de espetáculos que inflijam sofrimento físico ou psíquico ou provoquem a morte de animais”. Isto significa que, segundo a primeira proposta do partido, não poderá haver nenhum tipo de apoio público do Governo ou de autarquias.

Os apoios institucionais incluem a atribuição de subsídios, aplicação de isenção de taxas a que o evento seja sujeito ou a “cedência de palcos e outros recursos”.

Já a segunda proposta determina que os espetáculos de tourada são “suscetíveis de influírem negativamente na formação da personalidade de crianças e adolescentes”. Assim, os bloquistas querem limitar a transmissão televisiva ao período entre as 22h30 e as 06h00.

Além disso, a transmissão deve ser acompanhada do “identificativo visual apropriado”, ou seja, a bolinha vermelha.

Em comparação com o Bloco de Esquerda, o PAN vai ainda mais longe: o partido quer a “abolição de corridas de touros em Portugal“. A deputada bloquista Maria Manuel Rola considera que a vontade expressa pelo PAN é boa, mas defende que o da sua bancada acrescenta “a forma” como se pode caminhar para a total supressão das touradas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O único interesse que as touradas têm, é quando o touro dá uma tareia a sério aos toureiros e forcados,
    para que percebam o que os maus tratos gratuitos fazem aos animais.
    e quando levam com um corno pelo rabiosque dentro ou na tromba, então aí é divinal….

RESPONDER

Suspeito do ataque junto ao Charlie Hebdo acusado de tentativa de homicídio

O suspeito de ferir gravemente duas pessoas, na passada sexta-feira, à porta da antiga redação do semanário Charlie Hebdo, em Paris, foi acusado de "tentativa de homicídio relacionada com motivação terrorista", segundo a AFP. A informação …

SNS24 encaminhada crianças para a urgência "sem critério clínico", diz Ordem dos Médicos do Centro

A Ordem dos Médicos do Centro lamentou hoje que a linha SNS 24 esteja a encaminhar crianças "sem critério clínico" para as urgências hospitalares e pediu a definição urgente de "um plano seguro e com …

13 de outubro em Fátima com lotação reduzida a 6.000 fiéis

O Santuário de Fátima estima a presença de seis mil pessoas no recinto durante a peregrinação de 12 e 13 de outubro, estando prevista a colocação de círculos no chão, que reforçará a distância entre …

Jovem de 22 anos detido por suspeitas de burla de milhares de euros no MB Way

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um indivíduo, de 22 anos, suspeito de diversos crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento de capitais, estando em causa um montante de dezenas de milhares de …

Nagorno-Karabakh. Alta Comissária da ONU insta a um "cessar-fogo imediato"

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos manifestou, esta terça-feira, a sua preocupação face ao aumento das hostilidades entre o Azerbaijão e os separatistas arménios no enclave de Nagorno-Karabakh, instando as partes a …

Rio duvida que país consiga investir verba prevista para setor público

O presidente do PSD, Rui Rio, manifestou esta quarta-feira dúvidas de que o país consiga investir toda a verba prevista pelo Governo no plano de recuperação para a administração pública, prometendo que o documento social-democrata …

MP acusa três inspetores do SEF de homicídio de imigrante ucraniano

O Ministério Público acusou esta quarta-feira três inspetores do SEF do homicídio qualificado de um cidadão ucraniano, ocorrido a 12 de março no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa. Segundo uma nota da Procuradoria …

UE prepara lei que obriga gigantes tecnológicas a partilhar dados

A União Europeia (UE) está a preparar-se para forçar as gigantes tecnológicas a partilharem os dados que têm dos consumidores com empresas rivais menores, de acordo com uma nova lei que a Comissão Europeia está …

Morreu Quino, criador de Mafalda

O autor argentino Quino, célebre por ter criado a contestatária personagem de banda desenhada Mafalda, morreu esta quarta-feira em Mendoza, na Argentina, aos 88 anos, revelou a agência Efe. De acordo com o jornal argentino Clarín, …

"Quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que "quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", um dia após o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter …