Bloco quer bolinha vermelha na transmissão televisiva de touradas

O Bloco de Esquerda quer restringir a transmissão televisiva de touradas ao período entre as 22h30 e as 06h00 e exige que seja acompanhada de bolinha vermelha no canto.

De acordo com dois projetos de lei entregues no Parlamento, o Bloco de Esquerda quer que as touradas deixem de ser financiadas pelo Estado e que a sua transmissão televisiva seja acompanhada de bolinha vermelha no canto superior direito. Estas propostas serão discutidas no dia 6 de julho, em conjunto com uma proposta do PAN, avança o Observador.

O Bloco quer impedir “o apoio institucional à realização de espetáculos que inflijam sofrimento físico ou psíquico ou provoquem a morte de animais”. Isto significa que, segundo a primeira proposta do partido, não poderá haver nenhum tipo de apoio público do Governo ou de autarquias.

Os apoios institucionais incluem a atribuição de subsídios, aplicação de isenção de taxas a que o evento seja sujeito ou a “cedência de palcos e outros recursos”.

Já a segunda proposta determina que os espetáculos de tourada são “suscetíveis de influírem negativamente na formação da personalidade de crianças e adolescentes”. Assim, os bloquistas querem limitar a transmissão televisiva ao período entre as 22h30 e as 06h00.

Além disso, a transmissão deve ser acompanhada do “identificativo visual apropriado”, ou seja, a bolinha vermelha.

Em comparação com o Bloco de Esquerda, o PAN vai ainda mais longe: o partido quer a “abolição de corridas de touros em Portugal“. A deputada bloquista Maria Manuel Rola considera que a vontade expressa pelo PAN é boa, mas defende que o da sua bancada acrescenta “a forma” como se pode caminhar para a total supressão das touradas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O único interesse que as touradas têm, é quando o touro dá uma tareia a sério aos toureiros e forcados,
    para que percebam o que os maus tratos gratuitos fazem aos animais.
    e quando levam com um corno pelo rabiosque dentro ou na tromba, então aí é divinal….

RESPONDER

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …