Bloco quer bolinha vermelha na transmissão televisiva de touradas

antonioramalho / Flickr

O Bloco de Esquerda quer restringir a transmissão televisiva de touradas ao período entre as 22h30 e as 06h00 e exige que seja acompanhada de bolinha vermelha no canto.

De acordo com dois projetos de lei entregues no Parlamento, o Bloco de Esquerda quer que as touradas deixem de ser financiadas pelo Estado e que a sua transmissão televisiva seja acompanhada de bolinha vermelha no canto superior direito. Estas propostas serão discutidas no dia 6 de julho, em conjunto com uma proposta do PAN, avança o Observador.

O Bloco quer impedir “o apoio institucional à realização de espetáculos que inflijam sofrimento físico ou psíquico ou provoquem a morte de animais”. Isto significa que, segundo a primeira proposta do partido, não poderá haver nenhum tipo de apoio público do Governo ou de autarquias.

Os apoios institucionais incluem a atribuição de subsídios, aplicação de isenção de taxas a que o evento seja sujeito ou a “cedência de palcos e outros recursos”.

Já a segunda proposta determina que os espetáculos de tourada são “suscetíveis de influírem negativamente na formação da personalidade de crianças e adolescentes”. Assim, os bloquistas querem limitar a transmissão televisiva ao período entre as 22h30 e as 06h00.

Além disso, a transmissão deve ser acompanhada do “identificativo visual apropriado”, ou seja, a bolinha vermelha.

Em comparação com o Bloco de Esquerda, o PAN vai ainda mais longe: o partido quer a “abolição de corridas de touros em Portugal“. A deputada bloquista Maria Manuel Rola considera que a vontade expressa pelo PAN é boa, mas defende que o da sua bancada acrescenta “a forma” como se pode caminhar para a total supressão das touradas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O único interesse que as touradas têm, é quando o touro dá uma tareia a sério aos toureiros e forcados,
    para que percebam o que os maus tratos gratuitos fazem aos animais.
    e quando levam com um corno pelo rabiosque dentro ou na tromba, então aí é divinal….

RESPONDER

Bastonária dos Enfermeiros aumentou salários na Ordem à "socapa" (e com retroativos)

A Bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, está a ser acusada por antigos responsáveis da Ordem e outros profissionais de saúde de aprovado “à socapa” um subsídio de função, que a beneficia financeiramente, bem como …

Bancos emprestaram 47 milhões por dia às famílias

Os bancos emprestaram, em média, 47 milhões por dia desde janeiro. Os créditos concedidos para compra de casa e bens de consumo continuam a subir. Só no mês de junho, foram emprestados mil milhões para crédito …

Glisofato encontrado em cereais de criança

O herbicida glisofato, que causou cancro a um jardineiro, foi encontrado em 43 dos 45 cereais à base de aveia e barras de snack numa amostra recolhida nos Estados Unidos. O glisofato é um herbicida muito …

Funcionários da Google em protesto contra motor de busca censurado para a China

Mais de mil funcionários do gigante da Internet Google assinaram uma petição em protesto contra o plano secreto da empresa para criar um motor de busca que vai cumprir com as exigências da censura chinesa. O …

Pasteleiro que recusou fazer bolo de casamento homossexual volta a tribunal

Jack Phillips avançou com uma ação em tribunal contra o estado, alegando discriminação religiosa. Em causa está o facto de a Comissão de Direitos Civis do Colorado ter deliberado contra o pasteleiro, depois de este …

Em 2017, só 387 funcionários públicos esperaram pelos 70 anos para se reformar

No ano passado, só 387 funcionários públicos esperaram pelos 70 anos para se aposentarem. Este valor representa 3.1% de todas as novas pensões concedidas em 2017 pela Caixa Geral de Aposentações. As categorias profissionais mais altas …

Costa preocupado com aumento de risco de incêndio no interior norte do país

O primeiro-ministro manifestou-se preocupado com as previsões meteorológicas que indiciam um aumento do risco de incêndio a partir de sexta-feira. António Costa relembrou ainda os comportamentos que devem ser evitado no fim-de-semana. “As previsões podem implicar …

Pode ter sido encontrada a solução para comer sem engordar

Uma equipa de investigadores pode ter descoberto como resolver o problema da obesidade, e como comer sem engordar. Eles conseguiram bloquear a absorção de gordura por parte do corpo, mas, para já, só em ratos. Esta …

Nova moeda na Venezuela obriga banca a paralisar serviços eletrónicos por 24 horas

A reconversão monetária vai obrigar a banca venezuelana a paralisar o serviço eletrónico durante 24 horas, a partir das 18h00 horas locais de domingo (22h30 horas em Lisboa), anunciou o ministro venezuelano do Interior, Justiça …

Governo italiano admite ser "inevitável" que número de mortos em Génova aumente

O Governo de Itália admitiu nesta quinta-feira que será "inevitável" que o número de mortos na sequência da queda de uma ponte na terça-feira em Génova aumente à medida que os trabalhos de resgate prosseguem …