Bloco aprova candidatura de Marisa Matias às presidenciais

Esquerda.Net / Flickr

A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda (BE)

A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda (BE) aprovou hoje a candidatura da eurodeputada bloquista Marisa Matias às eleições presidenciais de 2016.

A resolução que foi hoje aprovada, por unanimidade, na reunião da Mesa Nacional do BE, prevê “a realização de sessões públicas de apresentação da candidatura de Marisa Matias à Presidência da República”.

A Mesa Nacional do BE é o órgão máximo deste partido entre convenções.

Nascida em Coimbra a 20 de fevereiro de 1976, Marisa Matias é doutorada em sociologia e pertence à Mesa Nacional e à Comissão Política do Bloco.

Eurodeputada desde 2009, Marisa Matias foi cabeça de lista do Bloco de Esquerda nas eleições europeias de 2014.

 Mesa Nacional do Bloco aprova negociações com PS sem “nenhum limite”

A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda ratificou também este domingo, por unanimidade, o mandato da equipa bloquista que está em negociações com o PS, sem “nenhum limite” quanto à forma que o acordo com os socialistas poderá assumir.

Esta decisão foi transmitida aos jornalistas pela porta-voz do BE, Catarina Martins, em conferência de imprensa, num hotel de Lisboa, no final da reunião da Mesa Nacional deste partido, órgão máximo entre convenções.

A resolução hoje aprovada por unanimidade pela Mesa Nacional do BE fala “na viabilização de um Programa de governo” e “na votação de cada orçamento do Estado”, e não refere a possibilidade de um governo conjunto com o PS. Contudo, segundo a porta-voz do BE, “não há nenhum limite no mandato”.

Questionada se está excluída a possibilidade de o BE entrar num governo com o PS, Catarina Martins considerou que essa leitura “é precipitada”.

“Neste momento, o que está aqui são as garantias que o BE considera poder dar já face ao passo das negociações, que já não são poucas, porque já é um grande passo que é dado, e histórico, no nosso país”, acrescentou a líder bloquista.

Interrogada se o mandato conferido pela Mesa Nacional estabelece algum limite quanto à forma que um acordo com o PS poderá assumir, a porta-voz do BE respondeu: “Não há nenhum limite no mandato”.

Na sua intervenção inicial nesta conferência de imprensa, Catarina Martins reiterou que, “pelo BE, Passos Coelho e Paulo Portas não serão governo”.

Referindo-se às negociações com o PS, considerou que “com a aprovação da ratificação do mandato da equipa negocial para as condições de um governo que proteja empregos, salários e pensões, nos termos em que as negociações estão a correr, há condições acrescidas, por parte do BE, de estabilidade, de determinação para que essas negociações cheguem a bom porto”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Preocupante e descontrolada". Covid-19 volta em força ao Norte (e o mau tempo piora tudo)

A pandemia de covid-19 está de regresso em força ao norte do país que, nos últimos dias, voltou a registar o maior número de novos casos. Há uma "preocupante transmissão comunitária" em algumas zonas e …

"Hormona da fome" pode influenciar memória e fazer com que se coma mais

Um novo estudo, liderado por investigadores da University of Southern California, sugere que as hormonas reguladoras da fome produzidas pelo estômago também podem influenciar a memória e a função cognitiva. Em 2018, a equipa de especialistas …

Costa diz que estado de emergência “não está em cima da mesa” (e adia discussão sobre app obrigatória)

O primeiro-ministro António Costa, em entrevista à TVI esta segunda-feira, falou sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e da app Stayway Covid, da possibilidade de o país voltar ao estado de emergência e do …

Nove meses depois de ter chegado ao United, Bruno Fernandes vai ser capitão

O futebolista internacional português Bruno Fernandes foi escolhido pelo treinador do Manchester United para usar a braçadeira de capitão no encontro da primeira jornada da Liga dos Campeões. O antigo jogador do Sporting, que deixou os …

Preocupada com casos na Europa e América do Norte, OMS insiste na quebra de cadeias de transmissão

Os responsáveis máximos da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiram esta segunda-feira na importância de os governos quebrarem as cadeias de transmissão da covid-19 e afirmaram-se preocupados com o aumento de casos na Europa e …

Aquecer resíduos plásticos com microondas pode gerar hidrogénio limpo

Uma equipa de cientistas conseguiu gerar hidrogénio limpo através de um processo simples, aquecendo resíduos plásticos com microondas. O crescente uso de plástico descartável gerou um sério problema ambiental, sendo que, todos os anos, são produzidas …

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …