/

Blatter vendeu “a preço de saldo” direitos televisivos dos mundiais de 2010 e 2014

2

Walter Bieri / EPA

O presidente da FIFA,  Joseph Blatter

O presidente da FIFA, Joseph Blatter

O presidente demissionário da FIFA, Joseph Blatter, vendeu a “preço de saldo” os direitos televisivos das edições de 2010 e 2014 do Mundial a Jack Warner, quando este presidia à Confederação de Futebol das Caraíbas (CONCACAF).

Segundo o canal televisivo suíço SRF, que exibiu os contratos, os direitos televisivos das duas competições foram vendidos à CONCACAF por 250.000 dólares, para a África do Sul 2010, e 350.000 para o Brasil 2014, “cerca de cinco por cento do valor do mercado”.

Esta é a primeira vez que o nome de Joseph Blatter surge publicamente num documento, neste caso um contrato celebrado entre a FIFA e Jack Warner.

Warner, acusado de corrupção e branqueamento de capitais nos EUA, que pediram a sua extradição, foi vice-presidente da FIFA entre 1983 e 2011 e é uma das principais figuras no escândalo de corrupção que assola o organismo e que motivou a demissão de Blatter.

A FIFA foi abalada por este escândalo de corrupção em Maio, a dois dias da reeleição de Blatter, num processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou a acusações a 14 dirigentes e ex-dirigentes.

No início de Junho, Blatter apresentou a demissão, abrindo o caminho para novas eleições, marcadas para 26 de Fevereiro.

O príncipe jordano Ali bin Al Hussein, antigo vice-presidente da FIFA, o francês Michel Platini, presidente da UEFA, o sul-coreano Chung Mong-Joon, também antigo vice-presidente da FIFA, e o ex-futebolista brasileiro Zico já anunciaram que são candidatos.

/Lusa

2 Comments

  1. Por cá e lá, alguns “profetas da desgraça”… Parece que se confundiram com o potencial lírico daquela máxima e acreditam “seriamente” nas “mãos limpas” das suas “profecias” enquanto no poder!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.