Blatter reafirma que nem ele nem a FIFA são corruptos

Ennio Leanza / EPA

O presidente da FIFA,  Joseph Blatter

O presidente da FIFA, Joseph Blatter

Em entrevista exclusiva à BBC, Joseph Blatter refutou as acusações que o culpam de ter agido de forma corrupta dentro da organização.

“Sei o que fiz e o que não fiz. Tenho a consciência tranquila e sei que sou um homem honesto. Estou limpo”, afirmou o presidente da FIFA ao canal britânico.

Em maio passado, a organização passou por um dos episódios mais polémicos desde a sua origem, quando o Departamento de Justiça americano acusou alguns dirigentes da instituição de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos.

Em causa estão subornos na ordem dos 140 milhões de euros, sendo que sete dirigentes foram presos num hotel em Zurique, na Suíça.

Face a esta situação, Blatter defendeu que a FIFA não é corrupta mas sim algumas das pessoas que trabalham na instituição.

“A instituição não é corrupta. Não há corrupção no futebol. Há corrupção com indivíduos”, disse.

“Não há uma corrupção generalizada e organizada. A FIFA não é corrupta, as pessoas que trabalham nela é que podem ser”, rematou o presidente.

Embora não tenha sido diretamente ligado a este escândalo, no mês seguinte, Blatter renunciou ao seu cargo.

Sobre a sua decisão, o suíço diz que é “suficientemente forte” para se defender e que só o fez para “proteger a FIFA”.

Questionado a respeito das suspeitas de desvios que envolvem o Comité Executivo, Blatter, que está na instituição há quase 40 anos, diz que não pode responder pelos acusados.

“Não sou moralmente responsável por eles. O problema da FIFA – e é essa a reforma mais importante que temos de fazer agora – é a composição do Comité Executivo, que não é eleito pela mesma entidade que elege o presidente”, afirmou.

Até se realizarem as eleições marcadas para 26 de fevereiro do próximo ano, “Sepp” Blatter continua a assumir o controlo da FIFA.

ZAP / BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Por acaso é um cidadão Suíço. Por acaso foi lá que milhões fora depositados de “clientes” incinerados cujos herdeiros levaram décadas a… Depois, por acaso é lá que moram dinheiros, digo milhões sujeitos a rogatórias ‘socráticas’ do estado português, eventualmente do estado brasileiro e do ‘lava jato’. Até parece que é por ali que tendencialmente qualquer batelão de dinheiro passa ao fresco por algum tempo!

RESPONDER

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …