Blatter reafirma que nem ele nem a FIFA são corruptos

Ennio Leanza / EPA

O presidente da FIFA,  Joseph Blatter

O presidente da FIFA, Joseph Blatter

Em entrevista exclusiva à BBC, Joseph Blatter refutou as acusações que o culpam de ter agido de forma corrupta dentro da organização.

“Sei o que fiz e o que não fiz. Tenho a consciência tranquila e sei que sou um homem honesto. Estou limpo”, afirmou o presidente da FIFA ao canal britânico.

Em maio passado, a organização passou por um dos episódios mais polémicos desde a sua origem, quando o Departamento de Justiça americano acusou alguns dirigentes da instituição de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos.

Em causa estão subornos na ordem dos 140 milhões de euros, sendo que sete dirigentes foram presos num hotel em Zurique, na Suíça.

Face a esta situação, Blatter defendeu que a FIFA não é corrupta mas sim algumas das pessoas que trabalham na instituição.

“A instituição não é corrupta. Não há corrupção no futebol. Há corrupção com indivíduos”, disse.

“Não há uma corrupção generalizada e organizada. A FIFA não é corrupta, as pessoas que trabalham nela é que podem ser”, rematou o presidente.

Embora não tenha sido diretamente ligado a este escândalo, no mês seguinte, Blatter renunciou ao seu cargo.

Sobre a sua decisão, o suíço diz que é “suficientemente forte” para se defender e que só o fez para “proteger a FIFA”.

Questionado a respeito das suspeitas de desvios que envolvem o Comité Executivo, Blatter, que está na instituição há quase 40 anos, diz que não pode responder pelos acusados.

“Não sou moralmente responsável por eles. O problema da FIFA – e é essa a reforma mais importante que temos de fazer agora – é a composição do Comité Executivo, que não é eleito pela mesma entidade que elege o presidente”, afirmou.

Até se realizarem as eleições marcadas para 26 de fevereiro do próximo ano, “Sepp” Blatter continua a assumir o controlo da FIFA.

ZAP / BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Por acaso é um cidadão Suíço. Por acaso foi lá que milhões fora depositados de “clientes” incinerados cujos herdeiros levaram décadas a… Depois, por acaso é lá que moram dinheiros, digo milhões sujeitos a rogatórias ‘socráticas’ do estado português, eventualmente do estado brasileiro e do ‘lava jato’. Até parece que é por ali que tendencialmente qualquer batelão de dinheiro passa ao fresco por algum tempo!

RESPONDER

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …

Afinal, os deuses da Antiguidade eram às cores (e já as podemos ver)

https://vimeo.com/379277357 Nos nossos livros da escola e em museus de todo o mundo, as obras de arte da antiga Grécia e Roma não têm cores: são simples, puro e branco mármore. Mas será este apenas um mito? …

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …