De Blasio, mayor de Nova Iorque, desiste da corrida presidencial

@KevinCase / Flickr

Presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio

O presidente da câmara de Nova Iorque, o democrata Bill de Blasio, desistiu da corrida para ser o candidato democrata que vai concorrer contra Donald Trump em 2020.

“Sinto que já dei tudo o que podia dar a estas eleições primárias. Claramente não é o meu momento e, por isso, vou desistir da minha campanha presidencial”. Foi com estas palavras ao programa matutino “Morning Joe” que o presidente da câmara de Nova Iorque, Bill De Blasio, desistiu esta sexta-feira de ser o candidato pelo partido democrata à presidência dos EUA em 2020, de acordo com a NBC.

De Blasio anunciou a sua candidatura às eleições primárias do partido democrata em maio. Depois de uma campanha sem sucesso, o atual autarca nova-iorquino, que é cada vez menos popular até entre os seus munícipes, sai agora da corrida.

O antigo candidato às primárias democratas nem chegou a participar no debate com as principais promessas do partido à Casa Branca.

Vários nova-iorquinos acusaram o presidente da Câmara de se desleixar no seu trabalho enquanto responsável pela cidade por estar mais dedicado à campanha. As críticas escalaram depois de um apagão na cidade que deixou uma parte de Nova Iorque sem luz em julho. De Blasio, em vez de ir para a cidade, ficou no Iowa a tratar da campanha.

Bill de Blasio sucedeu a Michael Bloomberg à frente da câmara municipal de Nova York, após ter sido eleito com 73,2% dos votos em 2013. Desde então, Bill de Blasio tem-se afirmado na ala mais à esquerda do Partido Democrata.

Numa sondagem divulgada em maio, Bill de Blasio aparecia com um taxa de aprovação negativa entre os eleitores em Nova York — 42% diziam aprovar a sua prestação como mayor e 44% responderam de forma negativa. Por trás destes números, estão taxas de aprovação altamente díspares em relação à etnia dos entrevistados.

Bill de Blasio é particularmente popular entre afro-americanos (com uma taxa de aprovação de 66% e apenas 23% a não aprovarem a sua prestação), deixa os eleitores hispânicos divididos (com 40% para cada lado) e reúne uma apreciação negativa de 58% dos eleitores brancos, contra 31% que lhe dão nota positiva.

Além disso, para os inquiridos, Bill de Blasio não devia concorrer às eleições presidenciais. É essa a opinião de 76% dos nova-iorquinos. Apenas 18% disseram que devia avançar.

No último mês, vários candidatos saíram da corrida para ser o nomeado pelo partido democrata para defrontar Donald Trump em 2020 para o lugar de presidente dos EUA. Contudo, mesmo assim, atualmente ainda há 17 políticos nestas eleições primárias, como o antigo candidato e senador Bernie Sanders ou Joe Biden, antigo vice-presidente dos Estados Unidos durante o mandato de Barack Obama.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …