Falha de energia deixou Nova Iorque às escuras durante cinco horas

Jason Szenes / EPA

A falha no fornecimento de energia que ocorreu na noite de sábado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, já foi resolvida, ao fim de cinco horas de apagão.

A Con Edison declarou que a energia foi restaurada para clientes e empresas no centro de Manhattan e no Upper West Side por volta da meia-noite de sábado.

Funcionários da empresa afirmaram que problemas numa subestação causaram a falta de energia às 18h47, afetando 73 mil clientes por cinco horas ao longo de 30 quarteirões, da Times Square à 72ª Street e Broadway, e que atingiu ainda o Rockefeller Center.

As ruas ficaram lotadas de pessoas com telemóveis e lanternas acesas, numa cacofonia de sirenes e buzinas do tráfego que ficou completamente parado. As operações no metro chegaram a ser interrompidas nas estações de Columbus Circle, Rockefeller Center, Hudson Yards e Fifth Avenue, na 53ª Street.

Além de afetar o normal funcionamento do metro, a falha deixou muitos cidadãos presos em elevadores e uma parte da concorrida Times Square ficou sem os habituais reclames luminosos. Também os semáforos deixaram de funcionar.

O corte de energia interrompeu as atividades do comércio em geral, como nos restaurantes, e nos espetáculos da Broadway e no Madison Square Garden, com salas de teatro e espetáculos a ter de encerrar ou cancelar atuações, incluindo o espetáculo da cantora Jennifer Lopez.

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, ordenou uma investigação sobre o apagão, considerando “inaceitável” o sucedido e assegurando que serão assacadas responsabilidades. “Embora a situação tenha sido contida, o que aconteceu é inaceitável”, disse Cuomo, num comunicado enviado à comunicação social.

Em entrevista à ABC7, o governador de Nova Iorque lamentou profundamente o ocorrido e disse que uma situação como esta numa cidade como Nova Iorque é “uma questão de segurança pública“, pelo que ninguém pode aceitar tal situação.

Cuomo esclareceu que ordenou que fosse montada uma rede elétrica que impeça precisamente que a falha de uma subestação possa afetar outra ou as restantes, porque “não é a primeira vez em que houve problemas com uma subestação”.

O governador aproveitou para criticar a Con Edison: “Nós pagamos. Con Ed, faça-nos o favor de ter um sistema que antecipa e prevê incidentes previsíveis”.

O autarca da cidade de Nova Iorque, Bill de Blasio, deixou a campanha presidencial no estado de Iowa e retornou para a cidade que estava às escuras.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro debate quinzenal arranca esta terça-feira com perguntas de Rio a Costa

Esta terça-feira acontece a o primeira discussão parlamentar entre o líder do PSD, Rui Rio, e o primeiro-ministro, António Costa, depois do Orçamento do Estado. O primeiro debate quinzenal do ano arranca esta terça-feira com as …

Coimas a banqueiros arrastam-se em tribunal. Maioria acaba prescrita

Dez gestores bancários acumulam multas de 16,8 milhões de euros, um montante que iguala todas as coimas decididas pela CMVM a bancos em 15 anos. Dez antigos gestores bancários acumulam coimas de quase 17 milhões de …

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …