Bill de Blasio, mayor de Nova York, vai candidatar-se às eleições presidenciais

@KevinCase / Flickr

Presidente da Câmara de Nova York, Bill de Blasio

O presidente da câmara de Nova York, Bill de Blasio, prepara-se para anunciar esta quinta-feira a sua candidatura às eleições presidenciais de 2020.

A confirmar-se esta notícia, que é avançada por vários meios de comunicação norte-americanos, Bill de Blasio será o 23º democrata na calha para derrotar Donald Trump, escreve o Observador.

A informação está a ser avançada pela equipa de Bill de Blasio, que informa ainda que depois de oficializar a sua candidatura — ao que tudo indica, fá-lo-á no programa matinal Good Morning America desta quinta-feira — o mayor de Nova Iorque irá viajar para o Iowa e para a Carolina do Sul durante quatro dias para as suas primeiras ações de campanha.

Bill de Blasio sucedeu a Michael Bloomberg à frente da câmara municipal de Nova York, após ter sido eleito com 73,2% dos votos em 2013. Desde então, Bill de Blasio tem-se afirmado na ala mais à esquerda do Partido Democrata.

Numa sondagem da Quinnipiac University, Bill de Blasio aparecia com um taxa de aprovação negativa entre os eleitores em Nova York — 42% diziam aprovar a sua prestação como mayor e 44% responderam de forma negativa. Por trás destes números, estão taxas de aprovação altamente díspares em relação à etnia dos entrevistados.

Bill de Blasio é particularmente popular entre afro-americanos (com uma taxa de aprovação de 66% e apenas 23% a não aprovarem a sua prestação), deixa os eleitores hispânicos divididos (com 40% para cada lado) e reúne uma apreciação negativa de 58% dos eleitores brancos, contra 31% que lhe dão nota positiva.

Porém, há uma coisa na qual todos os grupos são unânimes, embora com graus diferentes: Bill de Blasio não deve concorrer às eleições presidenciais. É essa a opinião de 76% dos nova-iorquinos. Apenas 18% disseram que deve avançar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.