Black Lives Matter. Agências federais usaram reconhecimento facial durante manifestações

Tannen Maury / EPA

De acordo com um relatório governamental, seis agências federais, incluindo o FBI, usaram tecnologia de reconhecimento facial em imagens dos protestos do Black Lives Matter, que se seguiram ao assassinato de George Floyd, em 2020.

Todas as agências visadas no relatório admitiram ter usado tecnologia de reconhecimento facial entre os meses de maio e agosto de 2020, no auge dos protestos Black Lives Matter, desencadeados após o afro-americano, George Floyd, ter sido morto por um polícia.

O relatório indica que muitas das agências relataram o uso da controversa tecnologia para obter dados para investigações criminais e para verificar remotamente a identidade de um indivíduo devido ao contexto pandémico.

Por exemplo, o FBI criou uma linha de denúncia digital para solicitar imagens de pessoas supostamente envolvidas em atividades criminosas durante os protestos.

Já o Serviço de Inspeção Postal dos EUA – a agência mais antiga em operação nos EUA – usou Clearview A.I. para identificar pessoas suspeitas de vandalizar propriedades dos Correios, abrir e roubar correspondências, e despoletar incêndios durante os protestos.

Outras agências que usaram o reconhecimento facial, escreve o VICE, incluem o US Marshals Service, o Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives, e a US Capitol Police.

A divulgação confirma aquilo que muitos ativistas e manifestantes já tinham dito. No ano passado, durante os protestos, os ativistas pediram que as imagens, sobretudo as que incluíam os rostos dos manifestantes, não fossem partilhadas por receio de retaliações.

Neste sentido, têm sido movidas várias ações em todo o país com o objetivo de proibir o uso de tecnologia de reconhecimento facial, devido ao preconceito que tem sido estabelecido contra mulheres e pessoas negras.

Recentemente, o Congresso também reintroduziu um projeto de lei que proíbe a utilização de tecnologia de reconhecimento facial indefinidamente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio abre o jogo sobre o futuro do PDS. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

Corpo encontrado em parque natural será de Gabby Petito

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). "No início do dia de …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …

Marques Mendes: Governo vai abrir discotecas e acabar com limite à lotação no comércio e restaurantes

Marques Mendes considera também que a task force para a vacinação deve ser extinta em Outubro e que em Dezembro deve ser decidida uma terceira dose para os cidadãos acima de 65 anos. No seu habitual …

OE2022: Governo negocia englobamento obrigatório de rendimentos no IRS

O englobamento obrigatório de rendimentos no IRS é uma medida que está incluída no programa do Governo e é um dos temas de grande interesse no núcleo comunista. O assunto está a ser negociado no …

Falcao marcou mas o protagonista foi o árbitro: "Já nem sei quem viu amarelo"

Falhas na comunicação com os outros árbitros e confusão numa suposta expulsão, após 13 cartões amarelos: um jogo que Cordero Vega não vai esquecer. Radamel Falcao estreou-se neste sábado pelo Rayo Vallecano e já terá reunido …

Descoberta de ossos com mais de 120 mil anos pode revelar a primeira evidência de uma fábrica de roupa

Uma equipa de arqueólogos encontrou aquela que pode ser a primeira evidência de uma fábrica de roupa. A descoberta foi feita numa caverna em Marrocos e foi datada de há cerca de 120 mil anos. Emily …