/

“Black Friday”. Jornal italiano acusado de racismo após manchete polémica

1

A manchete desta quinta-feira do Corriere dello Sport relativamente ao dérbi entre Inter e Roma tem gerado polémica. O jornal italiano está a ser acusado de racismo.

Em antevisão ao duelo entre o Inter de Milão e a Roma, o jornal desportivo italiano Corriere dello Sport publicou esta manhã de quinta-feira uma manchete polémica em que se lê “Black Friday”. O trocadilho é relativo ao embate entre dois antigos colegas de equipa no Manchester United, Romelu Lukaku e Chris Smalling, que agora jogam nos dois emblemas italianos.

Black Friday, em alusão ao dia que inaugura a temporada de compras natalícias com promoções em muitas lojas, traduz-se em português por “Sexta-feira Negra”. A expressão foi usada pelo facto de o jogo entre as duas equipas se realizar a uma sexta-feira e devido ao tom de pele dos dois antigo companheiros de equipa.

O jornal transalpino está a ser acusado de racismo tanto em Itália, como em Inglaterra, onde ambos jogavam na época passada. O escândalo surge numa altura em que vários casos de racismo estão em destaque em Itália e no resto do mundo.

Mario Balotelli, um nome bem conhecido dos adeptos de futebol, foi protagonista num destes casos recentemente. O jogador não aguentou mais os insultos racistas que recebia dos adeptos, pegou na bola com a mão e chutou-a para a bancada. Depois disso, tentou dirigir-se para o balneário, tendo sido travado tanto por colegas como pelos próprios adversários.

A capa do Corriere dello Sport apenas vem fomentar o problema que se vive em Itália e, nas redes sociais, os utilizadores não tardaram a reagir. Até alguns clubes italianos, nomeadamente a Roma e o Inter, condenaram a manchete do desportivo.

ZAP //

1 Comment

  1. Tanta m…. por uma manchete bem conseguida.
    Os dois foram colegas e são de raça negra, quer quiramos quer não. É um facto.
    E não me parece racista afirmá-lo, da mesma forma que chamamos chinês, japonês, etc. aque a essa raça pertence.
    É o contexto e a intenção que podem ser racistas. E neste caso, não vejo, verdadeiramente, qualquer intenção de o ser, neste título.
    Esta historia do politicamente correcto é uma pessegada total…….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.