“Black Friday”. Jornal italiano acusado de racismo após manchete polémica

A manchete desta quinta-feira do Corriere dello Sport relativamente ao dérbi entre Inter e Roma tem gerado polémica. O jornal italiano está a ser acusado de racismo.

Em antevisão ao duelo entre o Inter de Milão e a Roma, o jornal desportivo italiano Corriere dello Sport publicou esta manhã de quinta-feira uma manchete polémica em que se lê “Black Friday”. O trocadilho é relativo ao embate entre dois antigos colegas de equipa no Manchester United, Romelu Lukaku e Chris Smalling, que agora jogam nos dois emblemas italianos.

Black Friday, em alusão ao dia que inaugura a temporada de compras natalícias com promoções em muitas lojas, traduz-se em português por “Sexta-feira Negra”. A expressão foi usada pelo facto de o jogo entre as duas equipas se realizar a uma sexta-feira e devido ao tom de pele dos dois antigo companheiros de equipa.

O jornal transalpino está a ser acusado de racismo tanto em Itália, como em Inglaterra, onde ambos jogavam na época passada. O escândalo surge numa altura em que vários casos de racismo estão em destaque em Itália e no resto do mundo.

Mario Balotelli, um nome bem conhecido dos adeptos de futebol, foi protagonista num destes casos recentemente. O jogador não aguentou mais os insultos racistas que recebia dos adeptos, pegou na bola com a mão e chutou-a para a bancada. Depois disso, tentou dirigir-se para o balneário, tendo sido travado tanto por colegas como pelos próprios adversários.

A capa do Corriere dello Sport apenas vem fomentar o problema que se vive em Itália e, nas redes sociais, os utilizadores não tardaram a reagir. Até alguns clubes italianos, nomeadamente a Roma e o Inter, condenaram a manchete do desportivo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tanta m…. por uma manchete bem conseguida.
    Os dois foram colegas e são de raça negra, quer quiramos quer não. É um facto.
    E não me parece racista afirmá-lo, da mesma forma que chamamos chinês, japonês, etc. aque a essa raça pertence.
    É o contexto e a intenção que podem ser racistas. E neste caso, não vejo, verdadeiramente, qualquer intenção de o ser, neste título.
    Esta historia do politicamente correcto é uma pessegada total…….

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …