Bill Gates: perder emprego para a inteligência artificial será bom para a humanidade

Gostaria de perder o emprego para um robô? Bill Gates credita que a inteligência artificial vai eliminar muitas posições de trabalho e que essa evolução será benéfica para o homem.

Gates fez a polémica declaração numa entrevista para a Fox Business, citada pelo Business Insider. Segundo o dono da Microsoft, a IA vai obrigar as pessoas a serem mais eficientes e, consequentemente, a terem mais tempo livre, inclusive com férias mais longas.

“Se podemos produzir duas vezes o que fazemos hoje com menos trabalho, o propósito da humanidade não é só sentar atrás de um balcão e vender coisas“, disse Gates.

Mas… com menos empregos e mais gente sem trabalho, como vão as pessoas sobreviver? Gates afirmou que esse é um desafio para os próximos 20 anos, pois as mudanças serão mais rápidas a partir de agora. Para o bilionário, parte da solução deverá vir dos governos.

Os programas de segurança social terão que ser repensados para esse novo contexto, com o objetivo de ajudar as pessoas que ficarem sem emprego por causa da aplicação da tecnologia. As propostas devem ter em conta o deslocamento para a nova economia. Segundo Gates, se o projeto for feito corretamente, será bom para todos.

Revolução em andamento

Gates argumenta que a tecnologia já está a tirar empregos, principalmente de posições que pagam salários mais baixos. O exemplo mais recente é o lançamento de uma loja física da Amazon, uma mercearia chamada Amazon Go, que não tem caixa.

O cliente regista a presença através do smartphone, escolhe o produto e vai embora. Um sistema de IA identifica as compras e envia a conta para o perfil do utilizador na Amazon.

Pode-se supor que essa tecnologia, se funcionar bem e for aprovada, será disseminada para grandes cadeias de supermercado, por exemplo.

“Se a sociedade é capaz de produzir todos os alimentos, casas e bens de consumo que precisa, então os trabalhadores devem ter permissão para relaxar e concentrar-se noutros interesses”, disse Gates na entrevista.

Se a ideia de Gates vai ou não vingar, é algo que o mundo terá de esperar para ver. Mas a indústria da tecnologia concorda que a IA é um caminho sem volta e que ainda vai provocar muitas mudanças.

O CEO da Google, Sundar Pichai, por exemplo, já declarou que a inteligência artificial será mais importante para a humanidade do que o domínio do fogo ou a eletricidade.

Já para o escritor Yuval Noah Harari, a questão passa por descobrir novos empregos em que as pessoas possam ser melhores do que algoritmos. Em artigo, ele classifica a nova geração de pessoas que perderão os seus empregos para a IA como “classes inúteis”, e questiona: “as pessoas devem envolver-se em atividades com algum propósito, ou vão ficar loucas. Afinal, o que a classe inútil irá fazer o dia todo?

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Comentário de um tipo que está podre de rico e que apenas demonstra a sua baixa personalidade em ordem a quem tem de bulir diariamente para sustentar a casa e a Família, mesmo sendo trabalho escravo como a maioria dos empresários “empreendedores” impõe ao mercado!

    • Mas é verdade. Destroem-se muitos empregos, é verdade, mas criam-se muito mais. Da mesma forma com a automação industrial criou muito mais empregos que os que destruiu. Vale de pouca consolação para quem perde o emprego, é certo, mas no cômputo geral a sociedade beneficia porque são criados ainda mais empregos.

RESPONDER

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …