Amazon inaugura loja que funciona sem funcionários ou caixas de pagamento

Esta segunda-feira, a Amazon inaugurou a sua loja física sem caixas de pagamento. Entrar, pegar no que se quer e sair sem pagar – é esta a dinâmica da Amazon Go.

Esta segunda-feira, a Amazon inaugurou, em Seattle, nos EUA, uma loja desprovida de caixas de pagamento, abrindo assim as portas a um novo conceito que será, provavelmente, o futuro das lojas de conveniência e mini-mercados.

Na nova loja da empresa de Jeff Bezos só tem de se fazer check-in à entrada e, para isso, só necessita de uma app e uma conta da Amazon. Os clientes entram no supermercado usando uma tecnologia que usa um QR Code pessoal para identificar o utilizador, ou seja, qualquer cliente pode pegar no produto que quiser e sair da loja.

Segundo o Observador, as entradas da loja têm pórticos semelhantes aos que se encontram à entrada do metro, nos quais é feito um scan da aplicação para entrar. Assim, para sair com o produto que pretende comprar e levar para casa, basta sair. Embora pareça que acabou de roubar o produto, em poucos minutos terá pago o artigo.

O mecanismo funciona graças a centenas de câmaras no teto da loja que identificam os produtos existentes – a chamada tecnologia “Just Walk Out“. Esta tecnologia aglomera visão computacional, software de aprendizagem automática, inteligência artificial e sensores como os que são encontrados nos carros que se conduzem sozinhos.

Amazon / Twitter

Amazon Go, em Seattle.

As câmaras existentes na nova loja de conveniência registam tudo aquilo em que os clientes pegam. Para sair, não é necessário fazer scan da app. A loja, porém, sabe que saiu, procedendo ao check-out do carrinho de compras. Apenas alguns minutos depois de ter saído da loja, já terá pago o artigo e recebido uma fatura.

A Amazon Go continua a ter empregados na loja para tratarem de reposições de stock ou ajudar os clientes com problemas técnicos ou até a encontrar produtos. Há, também, um funcionário na secção do álcool para verificar a idade dos clientes.

A Amazon está a testar o conceito há mais de um ano, embora se encontrasse apenas disponível para os funcionários da empresa. Ainda não há planos para a abertura de mais lojas além da que abriu esta segunda-feira.

No entanto, segundo o jornal online, especula-se que a Amazon possa vender a sua tecnologia a outros retalhistas, como faz com os seus serviços de computação em nuvem.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …

Preços das casas não baixam porque há Fundos a comprar tudo

Apesar de estarmos em plena crise pandémica, os preços das casas não têm sofrido uma baixa significativa. Uma realidade que se pode explicar pelo interesse de alguns Fundos na aquisição de imóveis, com a perspectiva …

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …