/

Bill Cosby declarado culpado por 3 crimes de abuso sexual

shawncalhoun / Flickr

Bill Cosby

O ator norte-americano Bill Cosby, acusado de drogar e abusar sexualmente de uma mulher na sua mansão dos subúrbios de Filadélfia em 2004, foi esta quinta-feira considerado culpado de três crimes de agressão sexual agravada.

O júri, composto por sete homens e cinco mulheres, declarou por unanimidade que Cosby é culpado dos três crimes, que acarretam cada um deles uma pena máxima de 10 anos de prisão e uma multa de 25.000 dólares – mais de 20 mil euros.

O julgamento, realizado em Norristown, nos arredores da Filadélfia, centrou-se em Andrea Constand, que assegura que, numa noite no início de 2004, Cosby a convidou para visitar a sua mansão de Cheltenham, na Pensilvânia, e lhe deu pastilhas que a deixaram enjoada, turvaram a vista e permitiram ao artista abusar dela.

Bill Cosby recebeu autorização para aguardar a leitura da sentença em liberdade mediante o pagamento de uma fiança de um milhão de dólares, mas está proibido de sair do condado onde reside.

A leitura da sentença, que será feita pelo juiz Steven O’Neill, terá de realizar-se num prazo de entre 60 e 90 dias, mas não foi ainda definida a data. O seu advogado já declarou que vai recorrer da decisão judicial.

Embora Bill Cosby, de 80 anos, possa ser condenado a até dez anos de prisão por cada um dos três crimes de que foi considerado culpado, é provável que a sua sentença seja inferior, em função das penas habitualmente atribuídas na Pensilvânia. Mas dada a sua idade, mesmo uma pena reduzida poderá significar que morra atrás das grades.

Foi feita justiça!“, exclamou às portas do tribunal Gloria Allred, advogada da acusação,  minutos depois de saber o veredito.

Os crimes pelos quais Bill Cosby foi declarado culpado são penetração sem consentimento, penetração enquanto se está inconsciente e penetração após o fornecimento de um entorpecente.

A defesa do comediante alegou no julgamento que a relação com Constand foi consentida e assegurou que Bill Cosby usava drogas como chamariz para atrair as mulheres, mas nunca como ferramenta para as incapacitar.

A vítima, de 45 anos, era na altura a treinadora de basquetebol da equipa feminina da Universidade de Temple, onde o comediante estudou e da qual era um importante doador.

Este foi o segundo julgamento que Cosby enfrentou por acusações de abuso sexual, depois de o realizado no ano passado ter sido declarado nulo, perante a incapacidade do júri de tomar uma decisão.

No estado norte-americano da Pensilvânia, qualquer pessoa condenada por um crime sexual violento tem de submeter-se a uma avaliação para determinar se é ou não um “predador sexualmente violento“.

Uma comissão estadual terá 90 dias para fazer uma recomendação ao juiz, a quem caberá pronunciar-se sobre a questão.

Um predador sexualmente violento é alguém condenado por um crime sexual violento que tem uma “anomalia mental ou um distúrbio de personalidade” que tornam provável que volte a cometer crimes sexualmente violentos.

Os predadores sexualmente violentos têm de fazer pelo menos uma vez por mês, durante toda a vida, psicoterapia especializada e os seus nomes são registados numa lista de criminosos sexuais da polícia estadual.

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.