Bill Cosby declarado culpado por 3 crimes de abuso sexual

shawncalhoun / Flickr

Bill Cosby

O ator norte-americano Bill Cosby, acusado de drogar e abusar sexualmente de uma mulher na sua mansão dos subúrbios de Filadélfia em 2004, foi esta quinta-feira considerado culpado de três crimes de agressão sexual agravada.

O júri, composto por sete homens e cinco mulheres, declarou por unanimidade que Cosby é culpado dos três crimes, que acarretam cada um deles uma pena máxima de 10 anos de prisão e uma multa de 25.000 dólares – mais de 20 mil euros.

O julgamento, realizado em Norristown, nos arredores da Filadélfia, centrou-se em Andrea Constand, que assegura que, numa noite no início de 2004, Cosby a convidou para visitar a sua mansão de Cheltenham, na Pensilvânia, e lhe deu pastilhas que a deixaram enjoada, turvaram a vista e permitiram ao artista abusar dela.

Bill Cosby recebeu autorização para aguardar a leitura da sentença em liberdade mediante o pagamento de uma fiança de um milhão de dólares, mas está proibido de sair do condado onde reside.

A leitura da sentença, que será feita pelo juiz Steven O’Neill, terá de realizar-se num prazo de entre 60 e 90 dias, mas não foi ainda definida a data. O seu advogado já declarou que vai recorrer da decisão judicial.

Embora Bill Cosby, de 80 anos, possa ser condenado a até dez anos de prisão por cada um dos três crimes de que foi considerado culpado, é provável que a sua sentença seja inferior, em função das penas habitualmente atribuídas na Pensilvânia. Mas dada a sua idade, mesmo uma pena reduzida poderá significar que morra atrás das grades.

Foi feita justiça!“, exclamou às portas do tribunal Gloria Allred, advogada da acusação,  minutos depois de saber o veredito.

Os crimes pelos quais Bill Cosby foi declarado culpado são penetração sem consentimento, penetração enquanto se está inconsciente e penetração após o fornecimento de um entorpecente.

A defesa do comediante alegou no julgamento que a relação com Constand foi consentida e assegurou que Bill Cosby usava drogas como chamariz para atrair as mulheres, mas nunca como ferramenta para as incapacitar.

A vítima, de 45 anos, era na altura a treinadora de basquetebol da equipa feminina da Universidade de Temple, onde o comediante estudou e da qual era um importante doador.

Este foi o segundo julgamento que Cosby enfrentou por acusações de abuso sexual, depois de o realizado no ano passado ter sido declarado nulo, perante a incapacidade do júri de tomar uma decisão.

No estado norte-americano da Pensilvânia, qualquer pessoa condenada por um crime sexual violento tem de submeter-se a uma avaliação para determinar se é ou não um “predador sexualmente violento“.

Uma comissão estadual terá 90 dias para fazer uma recomendação ao juiz, a quem caberá pronunciar-se sobre a questão.

Um predador sexualmente violento é alguém condenado por um crime sexual violento que tem uma “anomalia mental ou um distúrbio de personalidade” que tornam provável que volte a cometer crimes sexualmente violentos.

Os predadores sexualmente violentos têm de fazer pelo menos uma vez por mês, durante toda a vida, psicoterapia especializada e os seus nomes são registados numa lista de criminosos sexuais da polícia estadual.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

"Colocou inúmeras pessoas em risco". Treinador do Atalanta viajou para Valência infetado

O Valência lamentou que o treinador do Atalanta, que admitiu ter tido sintomas compatíveis com covid-19 no jogo entre ambos os clubes, no dia 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas. O treinador do Atalanta, …

Covid-19. Tribunal de Contas pede "transparência" nos ajustes diretos

O Tribunal de Contas (TdC) alertou para os riscos de má utilização dos recursos públicos canalizados para enfrentar a pandemia, defendendo que o seu forte impacto nas finanças públicas exige cuidados acrescidos de "transparência" e …

Técnicos do INEM recusaram-se a sair em quatro ambulâncias por falta de desinfeção

Técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recusaram-se, nesta segunda-feira, a sair em serviço por falta de desinfeção de quatro ambulâncias destinadas para o transporte de doentes com covid-19. A notícia é avançada esta …

FIFA pede "bom senso" sobre castigos a jogadores que homenageiem George Floyd

A FIFA pediu na segunda-feira "bom senso" na aplicação de possíveis castigos a jogadores que homenageiem durante os encontros o norte-americano George Floyd, que morreu em 25 de maio, após uma ação policial. Em comunicado, a …

China atrasou partilha de mapa genético do novo coronavírus com a OMS

As autoridades chinesas atrasaram mais de uma semana a publicação do genoma do novo coronavírus, após vários laboratórios públicos o terem descodificado, privando a OMS de informação essencial para combater a pandemia, noticia esta terça-feira …

Mosaico romano do século III d.C encontrado intacto no norte de Itália

O piso de um mosaico romano, que os especialistas acreditam ser do século III d.C, foi encontrado intacto em Verona, cidade no norte de Itália. Depois de várias escavações fracassadas, o piso ornamentado foi encontrado junto …

Em 2012, Passos Coelho teve um "paraministro". Costa achou "um escândalo"

Enquanto primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho entregou três dossiês ao então responsável da Goldman Sachs e do FMI, António Borges. António Costa achou "um escândalo". Em 2012, o então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho entregou a António Borges …

Deputados obrigados a usar máscara mesmo nas intervenções orais no Parlamento

A Assembleia da República pediu um parecer à Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a opção de retirar a máscara durante as intervenções parlamentares. A partir desta semana, os deputados serão obrigatórios a manter a máscara …

Grávidas com covid-19 podem ter um maior risco de lesões na placenta

As mulheres que contraem a covid-19 durante a gravidez podem correr um maior risco de sofrer lesões na placenta, concluiu uma nova investigação. Comparativamente com as mulheres não infetadas com o novo coronavírus, as mulheres infetadas …

George Floyd morreu devido a asfixia, revela autópsia independente

A autópsia pedida pela família de George Floyd revelou que o afro-americano morreu de asfixia devido à compressão do pescoço e das costas quando um polícia de Minneapolis o pressionou contra o chão com o …