“James Bond da Filantropia”. Bilionário cumpre sonho e doa toda a sua fortuna

Divulgação

Chuck Feeney cumpriu o seu sonho e está oficialmente falido. O empresário e filantropo queria doar toda a sua fortuna antes de morrer e assim o fez.

Chuck Feeney é um empresário norte-americano de ascendência irlandesa que queria doar toda a sua fortuna antes de morrer. O filantropo é cofundador do o Duty Free Shoppers Group, que foi pioneiro no conceito de compras isentas de impostos. Esta semana, Feeney cumpriu o seu sonho e está oficialmente falido, escreve a revista Forbes.

Em vez de criar uma fundação após a sua morte, Feeney defende a ideia de ir fazendo doações a instituições de caridade ao longo da sua vida. Até escreveu um livro sobre essa filosofia, chamado “Giving While Living”. E assim foi. Aos 89 anos de idade, o milionário doou toda a sua fortuna.

“Aprendemos muito. Faríamos algumas coisas de forma diferente, mas estou muito satisfeito. Eu sinto-me muito bem por concluir isso sob meu comando”, disse Feeney à Forbes. “Agradeço a todos que se juntaram a nós nesta jornada. E para aqueles que estão a questionar-se sobre ‘Giving While Living’: Experimente, você vai gostar”.

Ao longo das últimas décadas, Feeney doou mais de 8 mil milhões de dólares a instituições de caridade, universidades e fundações um pouco por todo o mundo. Em 2012, apenas deixou de parte 2 milhões de dólares para a sua reforma e da sua mulher.

O empresário foi sempre também muito discreto nas duas doações, mantendo sempre o anonimato, não procurando ser o centro das atenções em altura alguma. A Forbes chamou-lhe de “James Bond da Filantropia”.

“Chuck [Feeney] criou um caminho para outros filantropos seguirem. Lembro-me de conhecê-lo antes de iniciar a ‘The Giving Pledge'”, começou por dizer Bill Gates sobre o empresário.

“Ele disse que devemos encorajar as pessoas a não dar apenas 50%, mas o máximo possível durante as suas vidas. Ninguém é melhor exemplo disso do que Chuck. Muitas pessoas falam comigo sobre como é que ele as inspirou. É realmente incrível”, acrescentou.

Também o bilionário Warren Buffett deixou fortes elogios a Feeney: “Chuck tem sido o modelo para todos nós. Se você tem os heróis certos na vida, você já está com 90% do caminho certo. Chuck Feeney é um bom herói para se ter”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Costa diz que estado de emergência é "prematuro" e põe de lado o recolhimento obrigatório

Numa altura em que o número de infetados não pára de subir em Portugal, o Governo prefere manter a situação de calamidade para dar resposta à pandemia, o que permite tomar medidas como o confinamento …

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …