/

Bilhete da 1ª Guerra é encontrado costurado num uniforme escocês

BBC

-

Um poema secreto escrito por uma mulher britânica foi encontrado costurado num kilt usado na Primeira Guerra Mundial. Os kilts são as famosas e tradicionais “saias” usadas pelos escoceses.

Confeccionada há quase 100 anos, a peça tinha sido herdada por Helen Paul, uma historiadora da Universidade de Southampton, depois de passar por várias gerações da sua família.

O kilt encontra-se em ótimas condições, razão pela qual só agora o poema foi encontrado, quando uma das suas pregas se soltou.

“Achei incrível, principalmente porque parece ter sido escrito por uma costureira comum que teve a ousadia de costurar o poema numa peça de roupa à procura de um marido”, disse Helen.

Único

A mensagem diz o seguinte:

“Espero que o kilt lhe sirva e que fique bem nele. Se for casado, ignore. Se for solteiro, diga um olá. Desejo-lhe muita sorte e um rápido regresso a Blighty”.

Maria Hayward, uma especialista em tecidos da mesma universidade, disse ao examinar o kilt que nunca tinha visto nada semelhante.

“É raro ver uma peça com uma ligação tão forte com a Primeira Guerra Mundial tão bem preservada”, afirma.

BBC

-

Senhoras infernais

Durante a guerra, centenas de kilts foram confeccionados para as tropas escocesas, fazendo com que os soldados do país fossem apelidados pelos alemães de “senhoras infernais”.

A etiqueta na peça de Helen mostra que o kilt foi feito para um soldado do regimento londrino do Exército da Escócia.

Neste momento, a historiadora quer descobrir mais detalhes sobre a autora do poema, embora a fábrica onde a peça tenha sido feita já não exista e a casa onde a costureira morava já tenha sido demolida.

“Adoraria sabem quem era ela, se ainda tem parentes vivos e se obteve alguma resposta”, disse Helen.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.