Bielorrússia ameaça cortar gás natural à Europa e pediu bombardeiros nucleares a Putin

6

Пресс-служба Президента России / Wikimedia

Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Aleksandr Lukashenko, presidente da Bielorrússia

A Bielorrússia ameaçou cortar o gás natural à União Europeia caso o bloco imponha mais sanções ao país. Lukashenko também pediu bombardeiros nucleares a Putin para vigiar a fronteira.

O Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, admitiu esta quinta-feira ter pedido ao homólogo russo, Vladimir Putin, ajuda para vigiar a fronteira com a União Europeia (UE), para onde Moscovo enviou bombardeiros estratégicos com capacidade nuclear.

As missões marcaram a segunda vez em dois dias que a Rússia enviou bombardeiros com capacidade nuclear para os céus da Bielorrússia.

“Sim, são bombardeiros capazes de transportar armas nucleares. Não temos outra alternativa. Precisamos de saber o que fazem do lado de lá da fronteira”, afirmou Lukashenko durante uma reunião do executivo bielorrusso.

O Presidente da Bielorrússia pediu segunda-feira a Putin para se juntar às operações, após a eclosão da crise migratória na fronteira com a Polónia, onde milhares de imigrantes do Médio Oriente tentam entrar no espaço da UE.

“[Moscovo] enviou bombardeiros estratégicos escoltados pelos nossos caças. Temos de monitorizar continuamente a situação na fronteira”, sustentou, salientando que os aparelhos irão sobrevoar as fronteiras com a Polónia, com os países bálticos, com todos os Estados membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e ainda com a Ucrânia.

“Foi o que combinámos com os russos. Connosco, piadas não valem a pena. A situação é séria. Não sabemos o que eles querem”, acrescentou.

Esta quinta-feira também, o Ministério da Defesa russo divulgou imagens do voo de dois bombardeiros Tu-160, embora tenha especificado que a referida patrulha não era dirigida “contra países terceiros”.

“A duração do voo foi de quatro horas e 36 minutos. Neste período, os bombardeiros percorreram mais de 3.000 quilómetros”, indicou-se na nota militar.

Quarta-feira, outros dois bombardeiros Tu-22M3 também sobrevoaram o território bielorrusso, após o que Minsk informou que as patrulhas passariam a ser regulares “face à situação criada tanto no ar como em terra”.

Moscovo, que estendeu esta semana a presença de militares russos em território bielorrusso por 25 anos, apoia Minsk na crise migratória com a Polónia, que conta, por sua vez, com a ajuda europeia.

Lukashenko também ordenou ao Ministério da Defesa bielorrusso e às guardas fronteiriças que garantam “o controlo sobre o movimento das tropas da NATO e das polacas“.

“Vê-se que já são 15 mil militares, tanques, veículos blindados, helicópteros que voam ao lado de aviões. Foram enviados para a fronteira e, mais ainda, sem avisar ninguém, embora sejam obrigados a fazê-lo”, denunciou. Lukashenko assegurou ainda que a Bielorrússia tem de ter “planos de contra-ataque”.

“Para que não façam uma pequena guerra na fronteira e não estejamos preparados para isso”, acrescentou.

Diante das iminentes sanções europeias, o Presidente bielorrusso ameaçou Bruxelas com o encerramento do gasoduto do gás russo destinado à Europa que passa pelo país e com o bloqueio ao trânsito comercial.

Bielorrússia ameaça cortar o gás à Europa

Lukashenko ameaçou ainda cortar o abastecimento de gás e outros bens à União Europeia, caso esta lhe imponha mais sanções devido à crise de migrantes com a Polónia, escreve o Expresso.

Depois de se reunir com Joe Biden, Ursula von der Leyen anunciou mais sanções contra as companhias aéreas que estão a levar os migrantes para a Bielorrússia. A UE quer também estabelecer acordos com os países de origem dos migrantes para facilitar o seu regresso a casa.

Em resposta, Lukashenko disse que a Bielorrússia iria reagir a quaisquer sanções “inaceitáveis”.

“Estamos a aquecer a Europa, e eles estão a ameaçar fechar a fronteira. E se lhes cortarmos o gás? Recomendo que os líderes da Polónia, Lituânia e outras pessoas ‘sem cabeça’ que pensem antes de falar. Não nos vamos conter de forma alguma na defesa da nossa soberania e independência”, disse o Presidente bielorrusso em declarações à agência estatal Belta.

Segundo analistas citados pelos Financial Times, cerca de 40% do gás europeu vem da Rússia, e cerca de um quinto deste passou através da Bielorrússia em 2020.

ZAP // Lusa

6 Comments

  1. Estes gajos não param de gastar em armamento…..a china , a russia, os usa, agora a bielorrúsia. Isto de estarem sempre a “armar-se” vai dar um bronca do carago um destes dias. Mania de quererem demonstrar que são mais poderosos que outros países em vez se esforçarem por serem cada vez mais diplomatas.

    • Já reparou que o mundo nunca esteve tanto tempo em paz como agora? No entanto, sinto que o término deste período está para breve. O sudeste asiático é um caos total. Provavelmente será por ali que começará a WW3, com o pretexto de Taiwan à cabeça. Mas aqui na Europa as coisas também já estiveram melhores. Turquia e Rússia estão em rota de colisão com a UE. Os tempos de paz estão-se a aproximar do fim.

  2. Se os bielorrussos têm os imigrantes em casa por que razão os tentam impingir para a Europa? Desse lado de lá terão certamente bom acolhimento e progressos na vida tanto lá como na Rússia, regimes acolhedores e desenvolvidos economicamente! Quanto a guerras, os europeus estão-se borrifando para dar trela a loucos e ditadores!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.