/

Biden revelou impostos de 2019 antes do debate. Pagou mais 200 mil dólares do que Trump

patquinnforillinois / Flickr

Joe Biden, antigo vice-Presidente dos EUA e candidato à presidência nas eleições de 2020

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na terça-feira a sua declaração de impostos de 2019, horas antes do seu primeiro debate televisivo contra o republicano Donald Trump, que se viu envolvido numa polémica fiscal.

A decisão de revelar a declaração de impostos surge depois de se saber que Donald Trump pagou cerca de 750 dólares de impostos no ano em que foi eleito, e no ano a seguir.

Numa série de artigos, o jornal The New York Times revelou esta semana que Donald Trump não pagou impostos na maior parte dos últimos anos, devido a perdas colossais nos seus negócios que o atual Presidente nega, embora se tenha recusado a divulgar as suas declarações fiscais desde que chegou à Casa Branca.

Horas antes do primeiro de três debates televisivos, Kate Bedingfield, diretora de campanha do candidato democrata, revelou a declaração de impostos de 2019 do casal Biden, lembrando que há 22 anos que a situação fiscal deles é pública.

Os documentos mostram que Biden pagou quase 288 mil dólares (245 mil euros) em contribuições fiscais, sendo que o candidato e a esposa, Jill, declararam rendimentos brutos de 985 mil dólares (839 mil euros).

Esta não é a primeira declaração fiscal que o casal Biden tornou pública. Em 2016, pagaram 91 mil dólares (77 mil euros) sobre os rendimentos, ano em que declararam rendimentos de 396 mil dólares (337 mil euros).

Em declarações ao The New York Times, Bedingfield referiu que a atitude de Biden “é um nível histórico de transparência, destinado a dar a confiança ao povo americano de que os seus líderes estão a olhar por eles, e não pelas suas próprias finanças”.

Também a candidata a vice-Presidente pelo Partido Democrata, Kamala Harris, e o seu marido, Douglas Emhoff, divulgaram a sua declaração de impostos de 2019, justificando o gesto com a necessidade de os eleitores norte-americanos conhecerem quanto pagam ao Departamento de Tesouro dos EUA.

Uma investigação do The New York Times revelou que Donald Trump pagou apenas 750 dólares (menos de 700 euros) em impostos, em 2016 e 2017, e que não pagou qualquer valor em 11 dos últimos 18 anos, alegadamente por causa de perdas elevadas na operação dos seus negócios.

Os advogados de Trump recusam mostrar as declarações fiscais do Presidente, nomeadamente a procuradores que já as pediram no âmbito de diversas investigações criminais.

Durante o debate para a corrida presidencial, Donald Trump afirmou que pagou os impostos federais, sem especificar os montantes nem se comprometer a divulgar a sua declaração de impostos. “Paguei milhões em impostos sobre o rendimento”, garantiu o presidente dos EUA.

“Vocês vão ver”, disse Trump, sobre as declarações de impostos que até agora não divulgou porque, segundo diz, estão sob auditoria. Ainda assim, Donald Trump não se comprometeu, a revelar as suas declarações de impostos.

Contudo, o candidato republicano à Casa Branca considerou, que tal como qualquer cidadão, “não quer pagar impostos” e procura todas as formas de dedução para reduzir o que paga.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.