Biden revelou impostos de 2019 antes do debate. Pagou mais 200 mil dólares do que Trump

patquinnforillinois / Flickr

Joe Biden, antigo vice-Presidente dos EUA e candidato à presidência nas eleições de 2020

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na terça-feira a sua declaração de impostos de 2019, horas antes do seu primeiro debate televisivo contra o republicano Donald Trump, que se viu envolvido numa polémica fiscal.

A decisão de revelar a declaração de impostos surge depois de se saber que Donald Trump pagou cerca de 750 dólares de impostos no ano em que foi eleito, e no ano a seguir.

Numa série de artigos, o jornal The New York Times revelou esta semana que Donald Trump não pagou impostos na maior parte dos últimos anos, devido a perdas colossais nos seus negócios que o atual Presidente nega, embora se tenha recusado a divulgar as suas declarações fiscais desde que chegou à Casa Branca.

Horas antes do primeiro de três debates televisivos, Kate Bedingfield, diretora de campanha do candidato democrata, revelou a declaração de impostos de 2019 do casal Biden, lembrando que há 22 anos que a situação fiscal deles é pública.

Os documentos mostram que Biden pagou quase 288 mil dólares (245 mil euros) em contribuições fiscais, sendo que o candidato e a esposa, Jill, declararam rendimentos brutos de 985 mil dólares (839 mil euros).

Esta não é a primeira declaração fiscal que o casal Biden tornou pública. Em 2016, pagaram 91 mil dólares (77 mil euros) sobre os rendimentos, ano em que declararam rendimentos de 396 mil dólares (337 mil euros).

Em declarações ao The New York Times, Bedingfield referiu que a atitude de Biden “é um nível histórico de transparência, destinado a dar a confiança ao povo americano de que os seus líderes estão a olhar por eles, e não pelas suas próprias finanças”.

Também a candidata a vice-Presidente pelo Partido Democrata, Kamala Harris, e o seu marido, Douglas Emhoff, divulgaram a sua declaração de impostos de 2019, justificando o gesto com a necessidade de os eleitores norte-americanos conhecerem quanto pagam ao Departamento de Tesouro dos EUA.

Uma investigação do The New York Times revelou que Donald Trump pagou apenas 750 dólares (menos de 700 euros) em impostos, em 2016 e 2017, e que não pagou qualquer valor em 11 dos últimos 18 anos, alegadamente por causa de perdas elevadas na operação dos seus negócios.

Os advogados de Trump recusam mostrar as declarações fiscais do Presidente, nomeadamente a procuradores que já as pediram no âmbito de diversas investigações criminais.

Durante o debate para a corrida presidencial, Donald Trump afirmou que pagou os impostos federais, sem especificar os montantes nem se comprometer a divulgar a sua declaração de impostos. “Paguei milhões em impostos sobre o rendimento”, garantiu o presidente dos EUA.

“Vocês vão ver”, disse Trump, sobre as declarações de impostos que até agora não divulgou porque, segundo diz, estão sob auditoria. Ainda assim, Donald Trump não se comprometeu, a revelar as suas declarações de impostos.

Contudo, o candidato republicano à Casa Branca considerou, que tal como qualquer cidadão, “não quer pagar impostos” e procura todas as formas de dedução para reduzir o que paga.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …

Bebés alimentados por biberões ingerem milhões de micro plásticos por dia, sugere estudo

Um novo estudo vem agora alertar para os perigos da puericultura moderna. De acordo com a pesquisa, os bebés que são alimentados com biberões engolem milhões de partículas de micro plástico por dia. Normalmente os biberões …

Cortaram a água nas instalações da Tesla na Alemanha. Havia contas por pagar

A empresa pública alemã WSE cortou (e já restabeleceu) o fornecimento de água nas instalações da Tesla em Grünheide, onde nascerá a primeira gigafactory europeia da empresa, devido à falta de pagamento das contas. Na semana …