/

Biden pode desacelerar o programa lunar para focar a NASA nas alterações climáticas

1

Jim Lo Scalzo / EPA

O recém-eleito Presidente norte-americano, o democrata Joe Biden, pode desacelerar o programa lunar da NASA para focar a agência espacial norte-americana no clima e no combate às alterações climáticas.

A hipótese é avançada esta semana pelo portal Space News, que frisa, contudo, que a informação é ainda meramente especulativa, apesar de ser baseada no programa do Partido Democrata, publicado em julho deste ano.

“Os democratas também apoiam o fortalecimento das missões de observação da Terra da NASA e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional para melhor compreender como é que as mudanças climáticas estão a impactar o nosso planeta natal”, pode ler-se.

Ao contrário da Administração de Donald Trump, que canalizou grande parte dos esforços da NASA nos últimos anos para a exploração da Lua, tendo em vista missões tripuladas ao satélite natural e, mais tarde, até para Marte, Joe Biden poderá querer direcionar os trabalhos da agência espacial norte-americana para o ambiente e a mudança climática.

O plano democrata não refere a meta traçada por Trump para a missão à Lua em 2024.

O mesmo portal recorda as declarações do antigo vice-administrador da NASA, que falou no passado sábado sobre eventuais mudanças com a chegada de Biden à Casa Branca.

“Gerir a capacidade de a Terra de sustentar a vida humana e o biodiversidade dominará, provavelmente e na minha opinião, uma agenda espacial civil para um Governo Biden-Harris”, disse Lori Garver em conferência de imprensa.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.