Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é “derrotar Trump”

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a senadora do Massachusetts Elizabeth Warren a ultrapassá-lo nalgumas sondagens.

Este foi o primeiro debate desde que os democratas no Congresso lançaram uma investigação de impeachment a Donald Trump, o Presidente republicano que já formalizou a sua recandidatura ao cargo para as eleições de 2020 e que um dos 12 democratas defrontará.

Na quarta grande noite de debates democratas, maratona que começou em junho, Warren foi, de acordo com o semanário Expresso, o alvo preferencial dos ataques dos candidatos com menos hipóteses de conseguirem a nomeação.

A senadora do Minnesota Amy Klobuchar e Pete Buttigieg, presidente da Câmara de South Bend, Indiana, acusaram Warren de ser evasiva no seu plano de assistência médica universal, dizendo que esta opção significaria impostos mais altos.

Mantendo-se calma, Warren retorquiu que os críticos do seu imposto sobre a riqueza estavam a tentar proteger os bilionários. “Ninguém neste palco quer proteger bilionários. As suas ideias não são as únicas ideias”, sublinhou Klobuchar. Buttigieg criticou Warren por não divulgar um plano de saúde detalhado com uma explicação da forma como iria financiá-lo.

“Deixei aqui claro quais são os meus princípios: os custos subirão para os ricos e para as grandes empresas e baixarão para as famílias trabalhadoras da classe média”, sintetizou Warren.

O senador do Vermont Bernie Sanders, que apoiou um projeto de lei no Senado para a criação de um plano universal de saúde, afirmou ser “apropriado reconhecer que os impostos subiriam” com esta proposta.

O mayor de South Bend envolveu-se também numa troca de palavras com o ex-congressista do Texas Beto O’Rourke. Buttigieg classificou como irrealista a proposta de O’Rourke de requisições obrigatórias pelo Governo de armas de assalto. O texano respondeu que estava na hora de deixar de ouvir consultores, grupos de opinião e sondagens.

O senador de New Jersey Cory Booker advertiu contra os ataques entre os candidatos à nomeação democrata, apelando a que se mantivessem focados no objetivo de derrotar Trump.

Sobre o impeachment, cuja investigação foi precipitada pela pressão que Trump fez para a Ucrânia investigar alegações contra Biden e o filho Hunter, Warren afirmou: “O impeachment é a forma de dizermos que este homem não pode violar a lei repetidamente sem consequências.”

Biden referiu que Trump tentou prejudicá-lo por não querer defrontá-lo nas eleições do próximo ano. Biden e Sanders concordaram que Trump é “o Presidente mais corrupto da história” e que o Congresso estaria a ser negligente se não seguisse para o impeachment.

Sanders regressou à vida pública esta terça-feira depois de ter sofrido um ataque cardíaco. O próximo debate está agendado para 20 de novembro no estado da Geórgia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.