Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é “derrotar Trump”

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a senadora do Massachusetts Elizabeth Warren a ultrapassá-lo nalgumas sondagens.

Este foi o primeiro debate desde que os democratas no Congresso lançaram uma investigação de impeachment a Donald Trump, o Presidente republicano que já formalizou a sua recandidatura ao cargo para as eleições de 2020 e que um dos 12 democratas defrontará.

Na quarta grande noite de debates democratas, maratona que começou em junho, Warren foi, de acordo com o semanário Expresso, o alvo preferencial dos ataques dos candidatos com menos hipóteses de conseguirem a nomeação.

A senadora do Minnesota Amy Klobuchar e Pete Buttigieg, presidente da Câmara de South Bend, Indiana, acusaram Warren de ser evasiva no seu plano de assistência médica universal, dizendo que esta opção significaria impostos mais altos.

Mantendo-se calma, Warren retorquiu que os críticos do seu imposto sobre a riqueza estavam a tentar proteger os bilionários. “Ninguém neste palco quer proteger bilionários. As suas ideias não são as únicas ideias”, sublinhou Klobuchar. Buttigieg criticou Warren por não divulgar um plano de saúde detalhado com uma explicação da forma como iria financiá-lo.

“Deixei aqui claro quais são os meus princípios: os custos subirão para os ricos e para as grandes empresas e baixarão para as famílias trabalhadoras da classe média”, sintetizou Warren.

O senador do Vermont Bernie Sanders, que apoiou um projeto de lei no Senado para a criação de um plano universal de saúde, afirmou ser “apropriado reconhecer que os impostos subiriam” com esta proposta.

O mayor de South Bend envolveu-se também numa troca de palavras com o ex-congressista do Texas Beto O’Rourke. Buttigieg classificou como irrealista a proposta de O’Rourke de requisições obrigatórias pelo Governo de armas de assalto. O texano respondeu que estava na hora de deixar de ouvir consultores, grupos de opinião e sondagens.

O senador de New Jersey Cory Booker advertiu contra os ataques entre os candidatos à nomeação democrata, apelando a que se mantivessem focados no objetivo de derrotar Trump.

Sobre o impeachment, cuja investigação foi precipitada pela pressão que Trump fez para a Ucrânia investigar alegações contra Biden e o filho Hunter, Warren afirmou: “O impeachment é a forma de dizermos que este homem não pode violar a lei repetidamente sem consequências.”

Biden referiu que Trump tentou prejudicá-lo por não querer defrontá-lo nas eleições do próximo ano. Biden e Sanders concordaram que Trump é “o Presidente mais corrupto da história” e que o Congresso estaria a ser negligente se não seguisse para o impeachment.

Sanders regressou à vida pública esta terça-feira depois de ter sofrido um ataque cardíaco. O próximo debate está agendado para 20 de novembro no estado da Geórgia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …