Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é “derrotar Trump”

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a senadora do Massachusetts Elizabeth Warren a ultrapassá-lo nalgumas sondagens.

Este foi o primeiro debate desde que os democratas no Congresso lançaram uma investigação de impeachment a Donald Trump, o Presidente republicano que já formalizou a sua recandidatura ao cargo para as eleições de 2020 e que um dos 12 democratas defrontará.

Na quarta grande noite de debates democratas, maratona que começou em junho, Warren foi, de acordo com o semanário Expresso, o alvo preferencial dos ataques dos candidatos com menos hipóteses de conseguirem a nomeação.

A senadora do Minnesota Amy Klobuchar e Pete Buttigieg, presidente da Câmara de South Bend, Indiana, acusaram Warren de ser evasiva no seu plano de assistência médica universal, dizendo que esta opção significaria impostos mais altos.

Mantendo-se calma, Warren retorquiu que os críticos do seu imposto sobre a riqueza estavam a tentar proteger os bilionários. “Ninguém neste palco quer proteger bilionários. As suas ideias não são as únicas ideias”, sublinhou Klobuchar. Buttigieg criticou Warren por não divulgar um plano de saúde detalhado com uma explicação da forma como iria financiá-lo.

“Deixei aqui claro quais são os meus princípios: os custos subirão para os ricos e para as grandes empresas e baixarão para as famílias trabalhadoras da classe média”, sintetizou Warren.

O senador do Vermont Bernie Sanders, que apoiou um projeto de lei no Senado para a criação de um plano universal de saúde, afirmou ser “apropriado reconhecer que os impostos subiriam” com esta proposta.

O mayor de South Bend envolveu-se também numa troca de palavras com o ex-congressista do Texas Beto O’Rourke. Buttigieg classificou como irrealista a proposta de O’Rourke de requisições obrigatórias pelo Governo de armas de assalto. O texano respondeu que estava na hora de deixar de ouvir consultores, grupos de opinião e sondagens.

O senador de New Jersey Cory Booker advertiu contra os ataques entre os candidatos à nomeação democrata, apelando a que se mantivessem focados no objetivo de derrotar Trump.

Sobre o impeachment, cuja investigação foi precipitada pela pressão que Trump fez para a Ucrânia investigar alegações contra Biden e o filho Hunter, Warren afirmou: “O impeachment é a forma de dizermos que este homem não pode violar a lei repetidamente sem consequências.”

Biden referiu que Trump tentou prejudicá-lo por não querer defrontá-lo nas eleições do próximo ano. Biden e Sanders concordaram que Trump é “o Presidente mais corrupto da história” e que o Congresso estaria a ser negligente se não seguisse para o impeachment.

Sanders regressou à vida pública esta terça-feira depois de ter sofrido um ataque cardíaco. O próximo debate está agendado para 20 de novembro no estado da Geórgia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …