Administração Biden representa uma “mudança” para Portugal. Candidatura de Marcelo é “importante”

António Cotrim / Lusa

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

Augusto Santos Silva torce por uma vitória de Biden, sublinhado que nesse caso a relação com a Europa mudará “no método e discurso”. Em entrevista à RTP, O Ministro dos Negócios Estrangeiros volta a fazer elogios a Marcelo Rebelo de Sousa, que garante ser fundamental na estabilização da geringonça.

Uma vitória de Joe Biden representaria “uma mudança”, sobretudo na relação com a Europa, assumiu esta quarta-feira Augusto Santos Silva.

O ministro, relembrou que quando Donald Trump tomou posse em 2016 “no início houve um equívoco, até a suspeita legítima de que os americanos iam investir menos na NATO, mas foi corrigido”.

No que respeita à União Europeia, o ministro foi mais crítico. “Foram suspensas as negociações do que seriam os maiores tratados económicos e comerciais do mundo”, afirmando que “a administração Trump nunca percebeu muito bem o que é a União Europeia”.

Neste sentido, Santos Silva realça a importância de uma vitória de Joe Biden, pois no que respeita à relação com a UE, representa uma “mudança principal de método e discurso, mais do que de conteúdo”. Ainda assim, recusou, como MNE, fazer qualquer tipo “de interpretação da personalidade” de Donald Trump.

Relativamente ao principal eixo da política externa norte-americana – a China -, Santos Silva partiu do pressuposto de que a “tensão entre e EUA e China vai manter-se independentemente de quem for o Presidente.”

O Ministro dos Negócios Estrangeiros recorda as declarações do embaixador norte-americano em Portugal, George Glass, quando este referiu que “Portugal tem de escolher entre os aliados ou os chineses”, garantindo que esta atitude não lhe causou “embaraço nenhum”.

“Sou muito preciso. Nessas coisas é preciso não haver nenhuma ambiguidade. Portugal tem aliados, a UE e a NATO. Esses são os nossos aliados“, e a “China tornou-se um parceiro económico”, disse o ministro.

Sobre a relação transatlântica, equipara a que houve com a administração Obama com a de Trump, e disse que foi sempre “muito fácil” convencer “os conselheiros de segurança do Presidente” norte-americano sobre a importância das Lajes, bastava mostrar o mapa dos Açores.

Durante a entrevista houve ainda tempo para Santos Silva defender o desempenho de Marcelo Rebelo de Sousa em Belém, embora sem assumir explicitamente a sua intenção de voto. Contudo, sublinha que “creio que é muito importante a apresentação da sua candidatura”.

O ministro enalteceu também a boa relação entre Presidente e primeiro-ministro. “Não acho que o PR amparou ou se encostou ao Governo. Apoiou o Governo, criticou o Governo, às vezes com a alguma violência, mas sempre respeitando a solidariedade institucional entre órgãos de soberania”.

Augusto Santos Silva não podia ser mais claro, sobretudo quando destacou que depois de 2015 Marcelo foi “não a base de sustentação do Governo, mas do país no quadro europeu e internacional quando precisávamos disso de pão para a boca”, isto devido às desconfianças “em Bruxelas e em Berlim” sobre a geringonça.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …