Administração Biden representa uma “mudança” para Portugal. Candidatura de Marcelo é “importante”

António Cotrim / Lusa

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

Augusto Santos Silva torce por uma vitória de Biden, sublinhado que nesse caso a relação com a Europa mudará “no método e discurso”. Em entrevista à RTP, O Ministro dos Negócios Estrangeiros volta a fazer elogios a Marcelo Rebelo de Sousa, que garante ser fundamental na estabilização da geringonça.

Uma vitória de Joe Biden representaria “uma mudança”, sobretudo na relação com a Europa, assumiu esta quarta-feira Augusto Santos Silva.

O ministro, relembrou que quando Donald Trump tomou posse em 2016 “no início houve um equívoco, até a suspeita legítima de que os americanos iam investir menos na NATO, mas foi corrigido”.

No que respeita à União Europeia, o ministro foi mais crítico. “Foram suspensas as negociações do que seriam os maiores tratados económicos e comerciais do mundo”, afirmando que “a administração Trump nunca percebeu muito bem o que é a União Europeia”.

Neste sentido, Santos Silva realça a importância de uma vitória de Joe Biden, pois no que respeita à relação com a UE, representa uma “mudança principal de método e discurso, mais do que de conteúdo”. Ainda assim, recusou, como MNE, fazer qualquer tipo “de interpretação da personalidade” de Donald Trump.

Relativamente ao principal eixo da política externa norte-americana – a China -, Santos Silva partiu do pressuposto de que a “tensão entre e EUA e China vai manter-se independentemente de quem for o Presidente.”

O Ministro dos Negócios Estrangeiros recorda as declarações do embaixador norte-americano em Portugal, George Glass, quando este referiu que “Portugal tem de escolher entre os aliados ou os chineses”, garantindo que esta atitude não lhe causou “embaraço nenhum”.

“Sou muito preciso. Nessas coisas é preciso não haver nenhuma ambiguidade. Portugal tem aliados, a UE e a NATO. Esses são os nossos aliados“, e a “China tornou-se um parceiro económico”, disse o ministro.

Sobre a relação transatlântica, equipara a que houve com a administração Obama com a de Trump, e disse que foi sempre “muito fácil” convencer “os conselheiros de segurança do Presidente” norte-americano sobre a importância das Lajes, bastava mostrar o mapa dos Açores.

Durante a entrevista houve ainda tempo para Santos Silva defender o desempenho de Marcelo Rebelo de Sousa em Belém, embora sem assumir explicitamente a sua intenção de voto. Contudo, sublinha que “creio que é muito importante a apresentação da sua candidatura”.

O ministro enalteceu também a boa relação entre Presidente e primeiro-ministro. “Não acho que o PR amparou ou se encostou ao Governo. Apoiou o Governo, criticou o Governo, às vezes com a alguma violência, mas sempre respeitando a solidariedade institucional entre órgãos de soberania”.

Augusto Santos Silva não podia ser mais claro, sobretudo quando destacou que depois de 2015 Marcelo foi “não a base de sustentação do Governo, mas do país no quadro europeu e internacional quando precisávamos disso de pão para a boca”, isto devido às desconfianças “em Bruxelas e em Berlim” sobre a geringonça.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …