É oficial: Biden e Trump vão enfrentar-se mais uma vez

Brainstorm Health, Gage Skidmore / Flickr

Joe Biden e Donald Trump serão candidatos às presidenciais dos EUA

As eleições de novembro serão a reedição de uma disputa presidencial, pela primeira vez desde 1956, quando o então Presidente republicano Dwight D. Eisenhower voltou a derrotar o democrata Adlai Stevenson.

Donald Trump e Joe Biden, que já conhecem o “trono”, alcançaram esta terça-feira o número de delegados suficientes para garantir a nomeação pelos respetivos partidos para disputar as eleições presidenciais dos EUA.

Já nas eleições primárias, onde quinze dos 50 estados do país votaram antecipadamente, os dois “limparam” praticamente tudo.

Trump garantiu a vitória em 14 dos 15 estados em jogo na Super Terça-feira; do lado democrata, o Presidente norte-americano  Biden venceu nos 15 estados na Super Terça-feira.

O atual presidente dos EUA alcançou na terça-feira o número de mandatos suficiente para conseguir a nomeação pelos democratas para disputar as eleições presidenciais marcadas para 5 de novembro deste ano. Biden conseguiu a nomeação depois de ganhar os delegados suficientes nas eleições primárias no Estado da Geórgia, que elevou o seu total para 1968.

A nomeação vai ser oficializada na convenção nacional dos democratas, a decorrer em Chicago, em novembro.

O ex-presidente dos EUA Donald Trump também conseguiu o número de delegados suficientes para garantir a nomeação às presidenciais, ao vencer as primárias Republicanas na Geórgia, Mississippi, Washington e Havai.

Trump, de 77 anos, era o único candidato Republicano depois da rival Nikki Haley, ter desistido na semana passada.

Para ser designado como candidato oficial do Partido Republicano, o empresário tinha de conquistar pelo menos 1.215 delegados para a nomeação oficial na convenção republicana, de 15 a 18 de julho em Milwaukee (centro-norte).

Trump, que chegou à noite eleitoral de terça-feira com 1.078 delegados, começou por obter 49 delegados na Geórgia e 28 no Mississippi. Horas mais tarde, venceu as primárias no estado de Washington e garantiu a esmagadora maioria dos 43 delegados, ainda antes da decisão no Havai.

Trump e Biden vão voltar a defrontar-se depois do Democrata ter vencido as presidenciais de 2020. O Republicano recusou-se a reconhecer a derrota, alegando irregularidades que levaram apoiantes a invadir o Capitólio a 06 de janeiro de 2021.

 

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.