Bezos criticado por ter ido ao Espaço, enquanto os funcionários da Amazon trabalham arduamente na Terra

(dr) Blue Origin

Jeff Bezos ao lado do Shepard, da Blue Origin

Depois de uma rápida visita ao Espaço, Jeff Bezos pisou a Terra e agradeceu aos funcionários e clientes da Amazon por terem financiado a viagem.

À chegada, Jeff Bezos agradeceu, “do fundo do coração”, a todos os clientes e funcionários da Amazon por pagarem o voo espacial privado desta terça-feira.

A viagem de Bezos foi um marco notável para o entusiasta do Espaço, que sonhava com o feito desde os seus cinco anos de idade. Mas, segundo o The Guardian, há quem não esteja impressionado com o facto de o empresário estar a gastar a sua fortuna em viagens espaciais, dadas as queixas de longa data sobre as condições de trabalho na Amazon.

Na segunda-feira, Bezos referiu que os críticos estão “em grande parte certos”. “Temos de fazer as duas coisas. Temos muitos problemas aqui e agora na Terra e precisamos de trabalhar neles, mas também temos de olhar para o futuro, sempre o fizemos como espécie e como civilização. Temos de fazer as duas coisas”, justificou.

O empresário, que se demitiu do cargo de CEO da Amazon, viu o seu património líquido aumentar em 70 mil milhões de dólares durante a pandemia, à medida que centenas de milhões de pessoas procuravam a sua empresa para entregas de alimentos e entretenimento.

A Amazon tem sido criticada durante anos pelas condições dos seus trabalhadores, com relatos de funcionários a urinar em garrafas durante os turnos.

Andy Levin, um representante do Michigan, assinalou a discrepância entre o estilo de vida do proprietário e o de um trabalhador numa publicação no Twitter.

“Amanhã, Jeff Bezos irá andar num foguetão durante pouco mais de 10 minutos. Os trabalhadores do armazém da Amazon em turnos de ‘megaciclo’ ficarão de pé durante 10 horas. Estou a lutar por uma economia que valoriza a dignidade do trabalho destes funcionários, e não a multiplicação da riqueza de Bezos”, escreveu.

O homem mais rico do mundo foi ao Espaço esta terça-feira, a bordo do foguetão New Shepard, da sua empresa Blue Origin.

O foguetão descolou de uma plataforma no deserto do Texas, nos Estados Unidos, às 14h13 (em Portugal continental). Três minutos depois da descolagem, a cápsula libertou-se do foguetão e superou a linha Karman, o limite entre a atmosfera terrestre e o Espaço.

O voo suborbital durou apenas 11 minutos mas estabeleceu vários recordes para Blue Origin, incluindo os humanos mais velho e mais jovem a voar para o Espaço.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sinceramente? isto é uma noticia, não noticia.
    Só uma pergunta; Será que faltou alguma coisa aos seus funcionários enquanto o patrão estava no espaço?

  2. E os trabalhadores passaram por aquilo que ele passou até ser quem é? eu já fui empregado hoje sou industrial de sucesso, vim do bairro da lata filho de mãe solteira 3 filhos, e nunca desejei mal a patrões, mas sim procurei um dia falar de igual para igual com eles, porque eles me deram gana para ser o que eles eram, bom entendedor entende, viva a democracia, ricos pobres mais ou menos e enfim.

RESPONDER

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à Maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …