Bezos criticado por ter ido ao Espaço, enquanto os funcionários da Amazon trabalham arduamente na Terra

(dr) Blue Origin

Jeff Bezos ao lado do Shepard, da Blue Origin

Depois de uma rápida visita ao Espaço, Jeff Bezos pisou a Terra e agradeceu aos funcionários e clientes da Amazon por terem financiado a viagem.

À chegada, Jeff Bezos agradeceu, “do fundo do coração”, a todos os clientes e funcionários da Amazon por pagarem o voo espacial privado desta terça-feira.

A viagem de Bezos foi um marco notável para o entusiasta do Espaço, que sonhava com o feito desde os seus cinco anos de idade. Mas, segundo o The Guardian, há quem não esteja impressionado com o facto de o empresário estar a gastar a sua fortuna em viagens espaciais, dadas as queixas de longa data sobre as condições de trabalho na Amazon.



Na segunda-feira, Bezos referiu que os críticos estão “em grande parte certos”. “Temos de fazer as duas coisas. Temos muitos problemas aqui e agora na Terra e precisamos de trabalhar neles, mas também temos de olhar para o futuro, sempre o fizemos como espécie e como civilização. Temos de fazer as duas coisas”, justificou.

O empresário, que se demitiu do cargo de CEO da Amazon, viu o seu património líquido aumentar em 70 mil milhões de dólares durante a pandemia, à medida que centenas de milhões de pessoas procuravam a sua empresa para entregas de alimentos e entretenimento.

A Amazon tem sido criticada durante anos pelas condições dos seus trabalhadores, com relatos de funcionários a urinar em garrafas durante os turnos.

Andy Levin, um representante do Michigan, assinalou a discrepância entre o estilo de vida do proprietário e o de um trabalhador numa publicação no Twitter.

“Amanhã, Jeff Bezos irá andar num foguetão durante pouco mais de 10 minutos. Os trabalhadores do armazém da Amazon em turnos de ‘megaciclo’ ficarão de pé durante 10 horas. Estou a lutar por uma economia que valoriza a dignidade do trabalho destes funcionários, e não a multiplicação da riqueza de Bezos”, escreveu.

O homem mais rico do mundo foi ao Espaço esta terça-feira, a bordo do foguetão New Shepard, da sua empresa Blue Origin.

O foguetão descolou de uma plataforma no deserto do Texas, nos Estados Unidos, às 14h13 (em Portugal continental). Três minutos depois da descolagem, a cápsula libertou-se do foguetão e superou a linha Karman, o limite entre a atmosfera terrestre e o Espaço.

O voo suborbital durou apenas 11 minutos mas estabeleceu vários recordes para Blue Origin, incluindo os humanos mais velho e mais jovem a voar para o Espaço.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sinceramente? isto é uma noticia, não noticia.
    Só uma pergunta; Será que faltou alguma coisa aos seus funcionários enquanto o patrão estava no espaço?

  2. E os trabalhadores passaram por aquilo que ele passou até ser quem é? eu já fui empregado hoje sou industrial de sucesso, vim do bairro da lata filho de mãe solteira 3 filhos, e nunca desejei mal a patrões, mas sim procurei um dia falar de igual para igual com eles, porque eles me deram gana para ser o que eles eram, bom entendedor entende, viva a democracia, ricos pobres mais ou menos e enfim.

RESPONDER

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …