/

Num só dia, Bezos ganhou 30 vezes mais do que a fortuna da Rainha de Inglaterra

rwoan / Flickr

Jeff Bezos, CEO da Amazon

Jeff Bezos, CEO da Amazon, já era o homem mais rico do mundo. No entanto, esta segunda-feira, a fortuna do empresário aumentou mais de 11 mil milhões de euros.

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, ganhou num só dia 30 vezes mais do que a fortuna da Rainha de Inglaterra, avaliada em 384 milhões de euros. A sua fortuna fixou-se em cerca de 163 mil milhões de euros, o suficiente para comprar os quatro maiores bancos do Reino Unido, adianta o Expresso.

Vários negócios foram prejudicados pela pandemia de covid-19, mas este não foi o caso da Amazon, cujas ações  subiram 70% desde o início do ano. Só na segunda-feira, 20 de julho, treparam 8% para um valor recorde de 3,197 dólares, segundo o The Guardian.

Jeff Bezos é agora €61 mil milhões mais rico do que o empreendedor que vem a seguir na lista dos maiores milionários do mundo: Bill Gates, fundador da Microsoft.

Para a Oxfam, organismo internacional sem fins lucrativos de combate à pobreza, é “verdadeiramente chocante” que Bezos esteja a beneficiar tanto com a crise da covid-19. “É difícil associar esta figura obscena com a realidade que todos nós estamos a viver”, disse Rebecca Gowland, responsável da Oxfam, ao jornal britânico.

“Num momento que que as dificuldades são o mais comum, a fome está a aumentar e meio bilião de pessoas estão a ser atiradas para a extrema pobreza, é verdadeiramente chocante que alguém que já era extremamente rico tenha ganho este ano mais 74 mil milhões de dólares”, acrescentou.

A responsável considera que esta é a prova de que as políticas económicas globais não estão a servir o propósito que deviam e “permitem aos super-ricos acumular ainda mais dinheiro às custas do resto de todos nós, quando este dinheiro é desesperadamente necessário para apoios sanitários e sociais”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.