Bernie Sanders introduz proposta para distribuir máscaras N95 pela população

Sanders lembra que nem todas as máscaras têm o mesmo nível de protecção e que se deve apostar nas opções mais seguras face ao aumento de casos com a variante Ómicron. A Casa Branca está a ponderar avançar com a ideia.

O Senador do Vermont e ex-candidato presidencial Bernie Sanders introduziu uma proposta de lei para que o governo federal ofereça um pacote com três máscaras N95 a todos os norte-americanos.

“Enquanto enfrentamos uma variante Ómicron que se espalha rapidamente, temos de nos lembrar que nem todas as máscaras são iguais. É um escândalo absoluto que o país mais rico da história do mundo, as máscaras de alta qualidade não estejam disponíveis mais facilmente para os trabalhadores da linha da frente, profissionais de saúde e para todos os americanos”, defendeu Sanders num comunicado.

O Masks For All Act já foi proposto pelo em 2020 e conta com o apoio dos Senadores Ron Wyden e Elizabeth Warren e dos Representantes Bonnie Watson Coleman, Ro Khanna, Lori Trahan e Pramila Jayapal. No total, 15 Senadores e 30 Representantes apoiam a proposta de Sanders.

“Estamos a enfrentar uma crise e a nossa resposta tem de ter em conta o momento. Se podemos pagar um orçamento de defesa de 778 mil milhões de dólares, podemos pagar para dar máscaras N95 a todos os americanos”, defende Ro Khanna.

As máscaras N95 são consideradas as mais seguras para a protecção contra a covid-19. Os peritos têm apelado várias vezes à administração Biden que actualizem os critérios sobre o uso de máscaras agora que não há tanta escassez das N95, como houve no início da pandemia, quando o seu uso generalizado não era recomendado para se dar prioridade aos profissionais de saúde.

A directora do Centro de Controlo de Doenças, Rochelle Wallensky, escreveu no Twitter que a agência não vai mudar as suas recomendações sobre as máscaras, lembrando que é importante que os utilizadores se sintam confortáveis quando as usam, mas vai actualizar a informação sobre os diferentes níveis de protecção de cada tipo de máscara.

A lei teria um custo de 5 mil milhões de dólares para apoiar o fabrico e a distribuição das máscaras N95 e usaria os serviços de correio para as fazer chegar às famílias e também locais de recolha em escolas ou paragens de transportes públicos.

A Casa Branca já se mostrou aberta à possibilidade, com o coordenador da resposta para a covid-19 a revelar na quarta-feira que a administração de Joe Biden está a “explorar actividamente” e a “considerar fortemente opções para tornar as máscaras de melhor qualidade mais acessíveis a todos os americanos”.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.