CGD emprestou 350 milhões a Berardo sem aval. Decisão foi tomada em 57 minutos

Homem de Gouveia / Lusa

Joe Berardo

A Caixa Geral de Depósitos dispensou o aval de Joe Berardo sobre um empréstimo de 350 milhões de euros à sua fundação para compra de ações do BCP. A decisão foi tomada em menos de uma hora.

De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia esta sexta-feira e cita a auditoria da consultora Ernst & Young (EY), o banco do Estado abdicou de uma garantia que responsabilizaria o empresário da Madeira pelo pagamento do crédito em causa.

A decisão sobre o empréstimo terá sido tomada por Carlos Santos Ferreiras, Norberto Rosa, Armando Vara e Francisco Bandeira, os administradores que estiveram presentes na reunião do Conselho Alargado de Crédito a 3 de abril de 2007.

Além da “dispensa do aval do Comendador [Joe Berardo]”, estes responsáveis deram luz verde a várias outras alterações às condições de concessão de crédito, de acordo com a ata nº14/07 a que o matutino cita. O crédito concedido por um prazo de cinco anos passou a ser uma “operação sob a forma de conta corrente”, e o rácio de cobertura da dívida contraída caiu dos iniciais 110% para 105%.

Em contrapartida, a Fundação Berardo deu, como garantia do pagamento desse crédito ações das ex-PT e ex-PT Multimédia, BCP, EDP, BPI, Brisa, Sonae SGPS e ex-Sonaecom. Quando autorizou o crédito à Fundação, escreve o CM, no início de março de 2007, a CGD admitiu dispensar o aval de Berardo após analisar as contas da fundação.

Como a fundação não pagou o empréstimo na totalidade, em 2015, segundo a auditoria da EY, a CGD assumiu uma imparidade de 46,5% sobre o montante então em dívida de 276,6 milhões de euros. Questionada pelo jornal, a Caixa Geral de Depósitos não fez qualquer declaração até ao fecho da edição.

De acordo com a Sábado, foram precisos apenas 57 minutos para aprovar o crédito de 350 milhões a Joe Berardo. Durante esse período de tempo, foram discutidas operações de dez empresas e instituições, incluindo a do empresário madeirense. A revista frisa ainda que este foi um dos empréstimos que se revelou mais prejudiciais para o banco público.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. … e a Justiça (?!?!?) de braços cruzados, conivente com estes roubos !
    Fosse um pedinte a roubar um chocolate no hipermercado, já estaria a cumprir pena.
    Porcaria de país este !!

    • No reyno da korruptlândia…. Tudo pode acontecer….. Uns roubam… E o povo paga….

      Mas a justiça não foi abolida no tempo do socretino?!!! Justiça nem vem no dicionário (H)Ortográfico do linguajar porbrasilês?????!!!!!

    • É altura de pedir responsabilidades aos bem remunerados gestores públicos ke até hoje não mostraram serem competentes na vida profissional.

  2. não entendo o problemas!
    as pessoas estão identificadas, têm bens com fartura (coleção de arte milionaria, adegas) é só agir em conformidade e arrestar.
    Espera se calhar o problema é a constituição ou a Lei que define que os crimes prescrevem.
    podemos pensar que quem a escreveu queria deixar a porta aberta para aqueles que são mal intencionados.
    Mas não há nada a fazer pois não se pode mudar o que outros homens escreveram.
    talvez não haja também é vontade de o fazer

  3. Se fosse um cidadão comum que não pagasse a prestação relativa ao empréstimo da sua habitação, de imediato era penhorado o vencimento e contas bancarias, não se preocupavam que não tivessem meios para dar de comer aos seus filhos!

    Pergunto: Não será melhor nomear o Sr. Berardo para Ministro das Finanças?
    Talvez este resolva o problema da divida do país, não paga.

  4. Não foi a CGD que emprestou, foi o responsável daquele balcão que o fez, então que arque com as suas responsabilidades (recebeu o seu ordenado para um cargo de responsabilidade) ou onde fica essa RESPONSABILIDADE? Ou caso não queira essa responsabilidade que reanalise o processo e penhore o bem financiado.

  5. Ninguém tem nada que ir agora perguntar coisas à CGD. Ela não responde e faz bem. Têm que ir pedir batatinhas a quem nomeou o Santos Ferreira, o vara, o bandeira e quejandos, para administradores. Eles é que são os responsáveis. Temos uma geringonça no poder e o escurinho também é desse tempo. Talvez ministro a Justiça ou da AI. É meter essa corja toda na pildra!

  6. O que espera o Estado para arrestar bens do devedor no valor da dívida. Que eu saiba a CGD é um banco do Estado. Aguardem para que tudo desapareça, paguem-lhe subsídios para exposições, porque os tribunais não tem meios suficientes para ir buscar os quadros. Outra alternativa é levantar um processo …. e o resto não digo porque estamos em democracia.

  7. E sem garantia, isto é que são bons administradores! Estes deveriam estar todos e por muitos anos atrás das grades, quanto ao senhor fanfarrão Berardo é caçar-lhe os bens que tem em seu nome ou por trafulhice no nome de outrem, pois tem pelo menos uma boa colecção de quadros e uma quinta na região de Torres Vedras e certamente não se fica por aqui. Desta forma também eu seria milionário!.

  8. Presidente da Republica, primeiro ministros, Ministra da Saúde, deputados de esquerdo e direita, povo.. fazem Uma birra, por causa de um crowdfunding de 400.000eur, que não foi cobrado a nenhum deles.. Enquanto isso, um indivíduo ensaca 350.000.000eur, e presidente, ministros, deputados, fazem um pouco menos que NADA….

RESPONDER

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …