Berardo interessado nas obras de Miró do ex-BPN que vão a leilão

O comendador Joe Berardo disse hoje à agência Lusa que está interessado nas obras de Miró, do extinto BPN, que vão a leilão, na próxima semana, na Christie’s em Londres, e lamentou que nunca tivessem sido expostos em Portugal.

“Vou estar atento ao leilão, estou interessado, porque se trata de uma grande colecção”, disse o presidente da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea Colecção Berardo, que excluiu a possibilidade de comprar a totalidade da colecção.

“Isso ninguém, nem quem tenha muito dinheiro, vai fazer. Estes quadros nunca mais vão voltar a estar juntos e foi uma pena termos tido este ‘jackpot’ que, por ordem do Ministério das Finanças, ficou num cofre, e nunca os expuseram”, afirmou o comendador. “Foi uma pena não terem aproveitado a oportunidade e terem-nos exposto ao público aqui em Portugal”, reforçou.

O comendador Berardo disse à Lusa que a sua ideia é, caso consiga rematar algumas obras, que estas venham a fazer parte da sua colecção de arte moderna e contemporânea, actualmente exposta no Museu Colecção Berardo, instalado no módulo de exposições do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A colecção de 85 obras do pintor espanhol Joan Miró, que está nas mãos do Estado português desde a nacionalização do ex-Banco Português de Negócios (BPN), tem leilão marcado para terça e quarta-feira, pela Christie’s, em Londres.

Fonte parlamentar do Partido Socialista disse à Lusa que apresentou uma providência cautelar, para impedir que o Governo venda em leilão as 85 obras de Miró, foi hoje entregue no Tribunal Administrativo de Lisboa.

Em declarações à agência Lusa, a deputada Gabriela Canavilhas confirmou o envio da providência cautelar, anunciada na quarta-feira, no parlamento, para o Tribunal, para “evitar a venda lesiva para o Estado” da colecção proveniente da nacionalização do BPN.

“Esgotámos toda a nossa capacidade de alertar para o cumprimento da lei. Restou-nos recorrer ao tribunal”, apontou Gabriela Canavilhas sobre esta nova iniciativa para tentar suspender o processo, depois de o PS ter apresentado no parlamento um projecto de resolução contra a venda, chumbado pela maioria, tal como outro, no mesmo sentido, apresentado pelo PCP.

“Estamos certos de que há irregularidades no processo”, disse, convicta, a deputada socialista e ex-ministra da Cultura, sobre as expectativas do resultado da providência cautelar.

O PS alerta para o facto de a colecção do ex-BPN, ter passado a “constituir propriedade definitiva do Estado a partir de 2012”, tendo o pintor uma importância “absolutamente inquestionável, não havendo em Portugal nenhum acervo deste pintor – ou de qualquer outro deste período com esta magnitude e grandeza – que se lhe compare em valor”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …

O avião-baleia da Airbus já fez o seu primeiro voo

https://vimeo.com/385554265 O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e …