Miró: obras já regressaram a Lisboa e estão guardadas na CGD

See-ming Lee 李思明 SML / Flickr

-

Os 85 quadros de Miró do antigo Banco Português de Negócios regressaram hoje a Lisboa e encontram-se depositados num cofre-forte da Caixa Geral de Depósitos.

Polémica Miró

Os quadros estão depositados na Caixa Geral de Depósitos da avenida 05 de Outubro, em Lisboa, disse à Lusa fonte da Parvalorem.

As 85 obras de Joan Miró seriam vendidas a 4 e 5 de fevereiro, em Londres, segundo um contrato estabelecido com a leiloeira Christie’s, que acabou por cancelar a venda quando surgiram dúvidas em relação à legalidade da saída dos quadros de Portugal.

O presidente da Parvalorem, Francisco Nogueira Leite, disse, no passado dia 19, na audição da comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, que os quadros regressariam a Portugal e um novo leilão seria realizado pela Christie’s, em Londres.

A leiloeira britânica já anunciou, para o mês de junho, nova operação de venda das obras, depois de cumpridas a formalidades.

Leilão polémico

A Lei do Património Cultural determina que “a exportação e a expedição temporárias ou definitivas de bens que integrem o património cultural, ainda que não inscritos no registo patrimonial de classificação ou inventariação, devem ser precedidas de comunicação à administração do património cultural competente com a antecedência de 30 dias”.

Ainda segundo a lei, se estes procedimentos não se verificarem, as exportações e expedições “são ilícitas”.

A Christie’s cancelou a venda dos quadros depois de o Tribunal Administrativo de Lisboa ter rejeitado a primeira providência cautelar, interposta pelo Ministério Público (MP), e alertado para ilicitudes, no processo de expedição. O MP interpôs uma segunda providência cautelar, para suspensão da venda, sobre a qual ainda não é conhecida decisão.

A Parvalorem, à semelhança da Parups e a Parparticipadas, foi criada em 2010 com o objetivo de gerir ativos e recuperar créditos do universo do ex-BPN.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Agora que, eu investi alguns euros, na compra de telas, tintas e pincéis para fazer “MIRÒS” é que eles regressaram!!! Quem é que me vai indemnisar pelos pejuízos causados? Só se for a canavilhas? Culta, intelectualóide e, de esquerda, como convém; -se não fosse de esquerda não seria culta nem intelectualóide… Penso até que, foi a esquerda onde ela se situa que, registou a patente da cultura,-me pague os prejuízos. A bem da cultura vou mandar-lhe a conta.

RESPONDER

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …