/

Bento XVI afirma que querem calar a sua voz (e diz que é vítima de uma “distorção maligna da realidade”)

Numa nova biografia autorizada publicada nesta segunda-feira na Alemanha, o papa emérito Bento XVI disse que os seus opositores querem calar a sua voz e volta a criticar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

De acordo com o Diário de Notícias, Joseph Ratzinger, de 93 anos, alega ser vítima de uma “distorção maligna da realidade” no livro que recebeu o título “Bento XVI – Uma Vida” e que inclui várias entrevistas.

“O espetáculo de reações vindas da teologia alemã é tão equivocado e mal-intencionado que eu prefiro não falar sobre isto”, afirma Bento XVI, que abdicou de ser papa em 2013, um cargo para o qual tinha sido eleito em 2005. “Prefiro não analisar as razões reais pelas quais as pessoas desejam silenciar a minha voz”.

Bento XVI reitera a oposição ao casamento homossexual, afirmando que vê neste a obra do “anticristo”, uma força maléfica que procura substituir Jesus Cristo. “Há um século seria considerado absurdo falar sobre casamento homossexual. Hoje, quem se opõe a ele é excomungado da sociedade. Acontece a mesma coisa com o aborto e a criação de vida humana em laboratório”, disse.

“A verdadeira ameaça para a Igreja é a ditadura mundial de ideologias que se pretendem humanistas”, rematou.

Na Alemanha, Ratzinger é criticado com frequência por causa das suas opiniões sobre o islão ou questões sociais. O papa emérito é acusado de tentar minar a modernização levada a cabo pelo seu sucessor, o papa Francisco.

Por outro lado, Ratzinger afirma que tem boas relações com o atual papa. “A amizade pessoal com o papa Francisco não apenas persistiu, como cresceu.”

Em fevereiro, o secretário particular de Bento XVI foi afastado da equipa mais próxima do papa Francisco após a publicação de um livro assinado pelo papa emérito e o cardeal guineense Robert Sarah, no qual defendiam o celibato dos padres.

Bento XVI disse que não aprovou a publicação do livro e pediu a retirada de seu nome da capa do livro, da introdução e das conclusões.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.