Benfica vs P. Ferreira | Artilharia com excesso de pontaria

O Benfica regressou às vitórias, após três jogos sem vencer. A vítima foi o Paços de Ferreira, que perdeu por 2-0 no Estádio da Luz, perante uma “águia” a querer responder à “crise” com muito futebol ofensivo, suficiente para golear o seu adversário.

Mas a falta de pontaria na primeira parte (ou o excesso, a “águia” enviou três bolas aos ferros) e a boa actuação de Mário Felgueiras na segunda evitaram números mais penalizadores para os “castores”.

Ainda assim, a certeza de que os campeões nacionais encurtaram para três pontos a distância em relação ao Sporting, em véspera de um clássico entre os rivais que seguem nos primeiros lugares da prova.

O Jogo explicado em Números

  • Primeira grande oportunidade para o Benfica aos cinco minutos, com Jonas a cabecear à entrada da pequena área para defesa estupenda de Mário Felgueiras. Excelente entrada dos “encarnados”, com grande pressão ofensiva e, aos nove, Grimaldo acertou no poste na sequência de um livre directo.
  • No primeiro quarto-de-hora as “águias” registavam 77% de posse de bola, cinco remates contra nenhum do Paços, mas apenas um enquadrado. Os pacenses somavam tímidos 53% de eficácia de passe e pouco ou nada haviam feito em termos ofensivos. E aos 18 minutos foi Jonas a atirar ao ferro.
  • Adivinhava-se o golo do Benfica, que surgiu aos 20 minutos. Ataque pela direita, Zivkovic cruzou rasteiro e Franco Cervi, em zona frontal à baliza, atirou colocado e sem hipóteses de defesa. Surgiu ao sétimo remate, segundo enquadrado, dos da casa.
  • Aos 27 minutos foi Seferovic a acertar na barra… Por volta dos 30 minutos, os “encarnados” registavam já 12 remates, mas a grande produção atacante dos homens da Luz esbarrava na falta de pontaria dos seus jogadores, pois apenas dois disparos tiveram enquadramento. Em termos de posse, as “águias” registavam 78%, e também o incrível número de dez cantos.
  • Domínio absoluto do Benfica na primeira parte. O resultado pecava por escasso perante tamanha superioridade, mas explicava-se pela fraca competência em frente à baliza do Paços de Ferreira, pois em 13 remates os homens de Rui Vitória apenas enquadraram dois.
  • De resto, 78% de posse de bola para os benfiquistas, dez cantos, 87% de eficácia de passe. Os extremos do Benfica eram os melhores em campo.
  • Zivkovic terminou a primeira parte com um GoalPoint Rating de 6.7, mas Cervi, autor do golo, consegui atingir 7.5. O argentino fez dois remates, um enquadrado, dois passes para finalização, um deles para ocasião flagrante, teve dois cruzamentos eficazes em cinco e registou duas intercepções.
  • Mais do mesmo no segundo tempo, com 77% de posse de bola para o Benfica nos primeiros 15 minutos, e o 2-0 logo aos 61. Após mais um canto, o 11º, Seferovic desviou de cabeça e a bola chegou aos pés de Jonas, que não perdoou. Foi ao sétimo remate no segundo tempo, 20º no total, e o quarto enquadrado. O Paços tinha apenas dois disparos.
  • Cervi ia cimentando a sua vantagem no GoalPoint Ratings, pois aos 70 minutos registava já 8.4, graças sobretudo aos quatro passes para ocasião. Jonas somava 7.5, somando nove remates na partida, três enquadrados, um golo.
  • Ainda assim o Paços conseguiu melhorar em relação ao segundo tempo, pois conseguiu ensaiar o remate em quatro ocasiões, contra uma da primeira parte, e registou os seus únicos dois cantos. Mas não enquadrou nenhum nesta fase.
  • O Benfica terminou em cima do Paços, com várias ocasiões de golo e muitos remates. No final, 27 disparos para o Benfica e seis para os “castores”, o que representa a maior diferença de remates entre duas formações num só jogo esta temporada na Liga NOS: 21.

O Homem do Jogo

Não estava difícil de adivinhar quem seria o melhor em campo neste jogo. O argentino Franco Cervi fez o 1-0 e arrancou para uma exibição de grande nível, que lhe valeu um GoalPoint Rating de 8.5.

Rematou três vezes, uma delas enquadrada, criou uma ocasião flagrante em quatro passes para finalização, acertou dois de cinco cruzamentos, colocou a bola oito vezes na área contrária e ainda ajudou na defesa, com três desarmes e outras tantas intercepções. Um belo jogo do pequeno argentino.

Jogadores em foco

  • Jonas 7.5 – Não sabe jogar mal. O brasileiro marcou mais um golo na Liga NOS, o seu oitavo, em nove remates (recorde nesta Liga a par de Aboubakar, que o conseguiu na primeira jornada), e enquadrou três. Fez ainda três desarmes.
  • Zivkovic 7.2 – O sérvio está em boa forma. Voltou a exibir-se a grande nível, com três remates, dois enquadrados, uma assistência (para o 1-0) em quatro passes para finalização, duas de quatro tentativas de drible com sucesso, 15 vezes a bola colocada na área contrária, dez duelos ganhos em 21 e quatro desarmes. Um verdadeiro dínamo.
  • Pizzi 6.9 – Pizzi foi assobiado! Ouviu bem. Não sabemos se por não ser alto e loiro, mas foi. É certo que não arrasou, mas manteve sempre a bitola alta. Rematou quatro vezes, uma enquadrada, criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização, terminou com 89% de passes certos, teve 107 acções com bola (só Grimaldo teve mais, com 112) e recuperou nove vezes a bola. E foi assobiado…
  • Mário Felgueiras 6.2 – O Paços bem pode agradecer ao seu guarda-redes por não ter saído da Luz goleado. O guardião fez seis defesas, cinco delas a remates de dentro da área, e pecou apenas na eficácia de passe: 36%, em comparação, por exemplo, com os 86% de Júlio César.
  • Rúben Dias 5.5 – Parece ter conquistado os adeptos do Benfica, pela abnegação e espírito de entrega. Mas ainda lhe falta crescer. Ganhou apenas três de nove duelos individuais, e um de cinco aéreos, e registou apenas duas acções defensivas.

Resumo

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. até esta tarde eram umas nódoas (e continuam a ser), agora ja saõ os maiores!!!!!!!!!!, comunicação social ao seu pior nível!!!!
    Adapa
    tam se as noticias ao sabor do vento, ( afinal o que interessa são o numero de vizualizações para faturar forte junto das empresas que aqui fazem publicidade)
    HIPOCRISIA NO SEU MELHOR, sou um visitante assíduo deste site, ( ou melhor; era, porque a partir de hoje acabou), vão apresentar noticias destas a quem não tem nada na cabeça nem olhos na cara….
    Ja sei que este comentário será cendurado e não vai ser publicado, mas fica o desfio….
    PUBLIQUEM NO se tiverem tomates para isso

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …