Benfica pensou comprar o Charlton e o Almería

Entre 2016 e 2017, o SL Benfica estudou a possibilidade de comprar o Almería, da segunda divisão espanhola, e o Charlton, do terceiro escalão inglês. Ambos os negócios acabariam por não se concretizar.

Documentos a que a revista alemã Der Spiegel teve acesso, e que partilhou com o jornal Expresso e os restantes parceiros do consórcio EIC – European Investigative Collaborations, revelam o interesse do Benfica em crescer no estrangeiro.

No início de 2017, o Benfica chegou mesmo a firmar um acordo de confidencialidade com o Charlton Athletic para a potencial compra do clube.

As negociações começaram poucos meses antes pela mão do empresário português Jorge Mendes, que serviu como intermediário, mas foi Domingos Soares de Oliveira que iniciou conversações com a então presidente executiva do clube inglês, Katrien Meire.

O acordo com o Charlton permitiu à SAD ‘encarnada’ aceder a um conjunto de informações de acesso reservado sobre as contas dos Addicks, os seus ativos e projeções de receitas futuras.

O então dono do Charlton, o empresário belga Roland Duchatelet, estava aberto à venda do clube, do campo de treinos e até do estádio, com capacidade para 27 mil adeptos.

O que terá feito cair o acordo foram as contas trágicas do clube londrino, que terminou o ano de 2016 com um prejuízo de 13,1 milhões de libras.

Findada a hipótese de investir no Charlton, o Benfica procurou uma alternativa mais perto de casa: o Almería. No final de 2016, Luís Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira chegaram a analisar a possibilidade de comprar o clube espanhol.

O clube tinha acabado de ser relegado para a segunda divisão e os donos, a Easur Agricola Siglo XXI, estavam interessados em vender. A empresa queria 29 milhões de euros por 94% da sua participação no clube andaluz, atualmente treinado por José Gomes.

Apesar de ter havido negociações, o acordo acabou por não avançar. No verão de 2019, o Almería foi comprado pelo saudita Turki Al-Sheikh.

Segundo informações recolhidas pelo Expresso, “o tema não era consensual na cúpula do clube, já que poderia ser mal recebida pelos adeptos a hipótese de o Benfica apostar noutros clubes de futebol em vez de investir na sua própria equipa”.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma vez que o SLB não comprou o Almería teve de “queimar” os 25 Milhões com o Núñez!! Queriam comprar um clube da 2@ divisão espanhola… Mas afinal só compraram um jogador!! Kkkkkkk

  2. Deve mesmo por aí andarem a voar aviões clandestinos ou então investiguem-se os túneis da “catedral”, pois as toupeiras devem ter por lá fábrica de fazer pilim!

RESPONDER

Chega vai questionar Governo sobre "despesas supérfluas" da presidência da UE

O deputado único do Chega anunciou, no domingo, que vai questionar esta segunda-feira o gabinete do primeiro-ministro acerca das "despesas supérfluas" da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Em comunicado, André Ventura, que foi reeleito …

Ministra da Saúde alerta para continuidade de “três ameaças” da pandemia

A pandemia de covid-19 em Portugal continua a apresentar “três ameaças” apesar das medidas de restrição em vigor, adiantou hoje a ministra da Saúde, reservando o anúncio de eventuais medidas de desconfinamento para quinta-feira. Em declarações …

Portugal está "em condições invejáveis" de produzir hidrogénio verde, diz ministro do ambiente

"Estamos mesmo em condições invejáveis de sermos um grande produtor de hidrogénio verde", assegurou o ministro do ambiente e da ação climática, João Pedro Matos Fernandes, no terceiro de quatro debates do Expresso e da …

Biólogo defende que pandemia pode ter nascido de "erro honesto" em laboratório chinês

Professor de Princeton defende que não é possível descartar a possibilidade de que a pandemia tenha começado com uma fuga acidental num laboratório de virologia de Wuhan. A origem da pandemia de Covid-19 continua por apurar …

Israel reabre restaurantes e universidades após vacinar mais de metade da população

Israel, um dos países mais vacinados do mundo contra a covid-19, iniciou a terceira fase do desconfinamento, depois de o governo ter aprovado novas medidas que passaram a ser adotadas no domingo. Segundo avançou o Expresso, …

Mais 25 mortes e 365 novos casos nas últimas 24 horas

Os dados atualizados da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicam que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 25 mortes e 365 novos casos de covid-19. O boletim epidemiológico desta segunda-feira mostra que mantém-se a tendência de …

Ministra da Presidência lembra que desconfinamento será sempre "faseado e lento"

A ministra de Estado e da Presidência afirmou, este domingo, que o plano de desconfinamento será sempre "faseado e lento", dependendo da atuação do país e dos números concretos de cada momento. Em entrevista à SIC …

"Salam, salam, salam." Papa deixa Iraque após visita de três dias ao país

Terminou, esta segunda-feira, a visita de três dias do Papa Francisco ao Iraque. No fim da última missa que celebrou, disse em árabe: "Salam, salam, salam" (Paz, paz paz). O Papa Francisco deixou, esta segunda-feira, o …

Polícia filipina matou nove pessoas associadas a "grupos terroristas comunistas"

A polícia filipina apoiada por militares matou nove pessoas durante o fim de semana numa série de operações contra suspeitos de insurreição comunista, tendo as autoridades dito que os suspeitos dispararam primeiro, críticos dizem que …

Biden assina decreto para facilitar acesso ao voto. Plano de estímulo económico é "passo gigantesco"

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto para facilitar o acesso dos norte-americanos ao voto, uma medida inserida nas comemorações do 56.º aniversário do “Domingo Sangrento”, ocorrido em 1965 no Alabama. Segundo a …