/

Benfica pensou comprar o Charlton e o Almería

3

Entre 2016 e 2017, o SL Benfica estudou a possibilidade de comprar o Almería, da segunda divisão espanhola, e o Charlton, do terceiro escalão inglês. Ambos os negócios acabariam por não se concretizar.

Documentos a que a revista alemã Der Spiegel teve acesso, e que partilhou com o jornal Expresso e os restantes parceiros do consórcio EIC – European Investigative Collaborations, revelam o interesse do Benfica em crescer no estrangeiro.

No início de 2017, o Benfica chegou mesmo a firmar um acordo de confidencialidade com o Charlton Athletic para a potencial compra do clube.

As negociações começaram poucos meses antes pela mão do empresário português Jorge Mendes, que serviu como intermediário, mas foi Domingos Soares de Oliveira que iniciou conversações com a então presidente executiva do clube inglês, Katrien Meire.

O acordo com o Charlton permitiu à SAD ‘encarnada’ aceder a um conjunto de informações de acesso reservado sobre as contas dos Addicks, os seus ativos e projeções de receitas futuras.

O então dono do Charlton, o empresário belga Roland Duchatelet, estava aberto à venda do clube, do campo de treinos e até do estádio, com capacidade para 27 mil adeptos.

O que terá feito cair o acordo foram as contas trágicas do clube londrino, que terminou o ano de 2016 com um prejuízo de 13,1 milhões de libras.

Findada a hipótese de investir no Charlton, o Benfica procurou uma alternativa mais perto de casa: o Almería. No final de 2016, Luís Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira chegaram a analisar a possibilidade de comprar o clube espanhol.

O clube tinha acabado de ser relegado para a segunda divisão e os donos, a Easur Agricola Siglo XXI, estavam interessados em vender. A empresa queria 29 milhões de euros por 94% da sua participação no clube andaluz, atualmente treinado por José Gomes.

Apesar de ter havido negociações, o acordo acabou por não avançar. No verão de 2019, o Almería foi comprado pelo saudita Turki Al-Sheikh.

Segundo informações recolhidas pelo Expresso, “o tema não era consensual na cúpula do clube, já que poderia ser mal recebida pelos adeptos a hipótese de o Benfica apostar noutros clubes de futebol em vez de investir na sua própria equipa”.

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

  1. Uma vez que o SLB não comprou o Almería teve de “queimar” os 25 Milhões com o Núñez!! Queriam comprar um clube da 2@ divisão espanhola… Mas afinal só compraram um jogador!! Kkkkkkk

  2. Deve mesmo por aí andarem a voar aviões clandestinos ou então investiguem-se os túneis da “catedral”, pois as toupeiras devem ter por lá fábrica de fazer pilim!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.