Benfica pensou comprar o Charlton e o Almería

Entre 2016 e 2017, o SL Benfica estudou a possibilidade de comprar o Almería, da segunda divisão espanhola, e o Charlton, do terceiro escalão inglês. Ambos os negócios acabariam por não se concretizar.

Documentos a que a revista alemã Der Spiegel teve acesso, e que partilhou com o jornal Expresso e os restantes parceiros do consórcio EIC – European Investigative Collaborations, revelam o interesse do Benfica em crescer no estrangeiro.

No início de 2017, o Benfica chegou mesmo a firmar um acordo de confidencialidade com o Charlton Athletic para a potencial compra do clube.

As negociações começaram poucos meses antes pela mão do empresário português Jorge Mendes, que serviu como intermediário, mas foi Domingos Soares de Oliveira que iniciou conversações com a então presidente executiva do clube inglês, Katrien Meire.

O acordo com o Charlton permitiu à SAD ‘encarnada’ aceder a um conjunto de informações de acesso reservado sobre as contas dos Addicks, os seus ativos e projeções de receitas futuras.

O então dono do Charlton, o empresário belga Roland Duchatelet, estava aberto à venda do clube, do campo de treinos e até do estádio, com capacidade para 27 mil adeptos.

O que terá feito cair o acordo foram as contas trágicas do clube londrino, que terminou o ano de 2016 com um prejuízo de 13,1 milhões de libras.

Findada a hipótese de investir no Charlton, o Benfica procurou uma alternativa mais perto de casa: o Almería. No final de 2016, Luís Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira chegaram a analisar a possibilidade de comprar o clube espanhol.

O clube tinha acabado de ser relegado para a segunda divisão e os donos, a Easur Agricola Siglo XXI, estavam interessados em vender. A empresa queria 29 milhões de euros por 94% da sua participação no clube andaluz, atualmente treinado por José Gomes.

Apesar de ter havido negociações, o acordo acabou por não avançar. No verão de 2019, o Almería foi comprado pelo saudita Turki Al-Sheikh.

Segundo informações recolhidas pelo Expresso, “o tema não era consensual na cúpula do clube, já que poderia ser mal recebida pelos adeptos a hipótese de o Benfica apostar noutros clubes de futebol em vez de investir na sua própria equipa”.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Deve mesmo por aí andarem a voar aviões clandestinos ou então investiguem-se os túneis da “catedral”, pois as toupeiras devem ter por lá fábrica de fazer pilim!

RESPONDER

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …