Benfica “estranha” críticas do juiz desembargador sobre o caso E-Toupeira

O Benfica reagiu à notícia da TVI24 sobre as críticas do juiz desembargador Rui Teixeira, com os advogados a afirmar que “estranham” que já possa ser conhecido e anunciado o teor de uma suposta decisão.

A SAD do Benfica saberá, esta quarta-feira, se irá, ou não, a julgamento no processo E-Toupeira. Na noite desta terça-feira, o juiz desembargador Rui Teixeira deixou críticas ao Ministério Público por não acusar os altos responsáveis encarnados.

Sobre estas declarações, os advogados que defendem o clube da Luz garantem desconhecer, para já, qualquer decisão.

“Temos sido repetidamente confrontados com pedidos de reação ao alegado teor de uma decisão do Tribunal da Relação sobre o chamado caso E-toupeira, mas não podemos — mesmo que fosse nossa conduta habitual comentar materialmente decisões de Tribunais, e não é — reagir a algo que não conhecemos e que não sabemos se existe“, pode ler-se no comunicado assinado por João Medeiros, Paulo Saragoça da Matta e Rui Patrício.

“E muito estranhamos que, não tendo havido ainda sequer conferência de Juízes naquele Tribunal (que é a sede própria para decidir recursos, em coletivo), já possa ser conhecido e anunciado o teor de uma suposta decisão”, continuam.

“Aliás, se a notícia for verdadeira, então amanhã [esta quarta-feira] na conferência os senhores juízes “decidirão” o que já existe e já foi conhecido publicamente hoje, o que é institucionalmente pelo menos delicado e carece de explicação”.

“Respeitamos as instituições e os Tribunais em qualquer caso, e concordemos ou não com as decisões e sejam elas favoráveis ou desfavoráveis aos interesses que defendemos e que julgamos justos e certos, mas não podemos deixar de muito estranhar (para além da estranheza que o adiamento recente do julgamento dos arguidos pronunciados ou o tão rápido agendamento desta conferência já nos provocaram, diga-se) esta notícia, e ainda mais estranharemos (e, se for legalmente caso disso, reagiremos) se ela for verdadeira e se a conferência na Relação de amanhã sufragar um “facto consumado” desta natureza e se a instituição judiciária no seu todo o aceitar”.

A decisão do Tribunal da Relação de Lisboa será tomada esta quarta-feira, às 09h00.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.