Cenário confirma-se na próxima jornada, se o FC Porto conseguir um resultado melhor do que o Benfica. 15 pontos separam os rivais.
Para os adeptos do Benfica, sobretudo os mais novos, não é propriamente raro o seu clube ficar afastado da luta pelo título a algumas jornadas do fim. Mesmo quando as contas ainda permitem, noutras épocas já aconteceu olhar para a classificação e reparar que chegar ao primeiro lugar seria um “milagre”, quando ainda faltavam várias jornadas para o fecho do campeonato.
No entanto, para os adeptos do Benfica, mesmo os mais novos, é raro ficar matematicamente fora da luta pelo título ainda a cinco jornadas do fim da Liga.
É o que pode acontecer em 2021/22.
A 28.ª jornada terminou na noite passada, com mais uma vitória do líder. O FC Porto recebeu e derrotou o Santa Clara por 3-0. Na abertura da mesma ronda, na sexta-feira, mais uma derrota do Benfica, desta vez por 3-2 em Braga.
Quando faltam seis jornadas para o fim do campeonato, o FC Porto lidera com 76 pontos e o Benfica ocupa o terceiro lugar com 61 pontos. Pela primeira vez nesta temporada, o Benfica está a 15 pontos do primeiro lugar.
A próxima jornada será a 29.ª num total de 34. Ou seja, depois da próxima jornada só faltarão cinco para o final, só haverá 15 pontos por conquistar.
E isto significa que, se na próxima jornada o FC Porto conseguir um resultado melhor do que o Benfica, passará a ter uma margem para o rival maior do que 15 pontos – e aí o clube da Luz fica imediatamente fora da luta pelo título, mesmo matematicamente. O Benfica recebe a Belenenses SAD no sábado e o FC Porto joga em Guimarães no domingo.
Esta diferença tão óbvia é resultado de dois factores, olhando para os números: as cinco derrotas (e quatro empates) do Benfica no campeonato até agora e, sobretudo, o percurso do FC Porto – zero derrotas. Os portistas só permitiram quatro empates em 28 jogos e estão a caminho de serem campeões sem derrotas; mas o Sporting ainda está perto, com menos seis pontos.
E estão também na sua melhor sequência de sempre: 56 jogos seguidos sem perder no campeonato. Se não perderem em Guimarães, superam mesmo o melhor registo de sempre em Portugal (do Benfica, na década 1970).
A classificação surpreende, se recordarmos o início desta Liga. Nas cinco primeiras jornadas o FC Porto já tinha perdido pontos duas vezes; nas sete primeiras jornadas o Benfica ganhou sempre. Mas o resto do campeonato foi outra conversa.
Para já, na Luz não se olha para a Liga portuguesa. Olha-se para a Liga dos Campeões: mais logo o Benfica recebe o Liverpool, na primeira “mão” dos quartos-de-final.
O CA e o CJ da Liga e FPF empurraram o Benfica para 3º lugar de modo a que os dois clubes falidos pudessem entrar automaticamente na Liga dos Campeões, de modo a que eles recebessem uma boa maquia para esses clubes saíssem da falência técnica. É por isso que o futebol português é dos piores, onde os estádios só enchem com os adeptos do Glorioso.
Glorioso?