Benfica terá sido avisado de todas as buscas

O clube encarnado seria previamente avisado de todas as buscas e até terá feito um “briefing” aos funcionários sobre como deveriam atuar nesses momentos.

Segundo a edição deste sábado do Expresso, o Benfica seria avisado previamente de todas as buscas ponderadas ao clube, no âmbito dos chamados caso dos vouchers, caso dos emails e Operação Lex.

De acordo com o semanário, citado pelo Observador, terão sido encontradas no gabinete de Paulo Gonçalves cópias de despachos do juiz de instrução sobre os passos que seriam tomados a nível de investigação no caso dos emails, nas buscas e inquirições e nos suspeitos.

O Expresso avança até que os encarnados fizeram uma espécie de “briefing” prévio aos funcionários sobre como deveriam atuar durante as buscas e, ao mesmo tempo, os responsáveis do clube aproveitavam essa vantagem para trabalhar reuniões preparatórias para essas mesmas buscas com o escritório de advogados Vieira de Almeida.

Recorde-se que, esta sexta-feira, o Correio da Manhã avançou que José Augusto Silva, o funcionário judicial do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) que ficou em prisão preventiva, encontrou-se com o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, durante um jogo no estádio da Luz.

Segundo o semanário, a “toupeira” terá consultado mais de 500 vezes um total de mais de dez inquéritos, que diziam respeito não só ao Benfica mas também aos seus rivais mais diretos, FC Porto e Sporting. A revista Sábado avançou, esta semana, que as credenciais da procuradora Ana Paula Vitorino foram a porta de entrada para recolher informação sobre os processos judiciais que se encontram em segredo de justiça.

Este sábado, o Jornal de Notícias também avança que José Augusto Silva terá mesmo adulterado elementos de um dos processos que espiava no sistema informático Citius, o que constituiu um dos principais fatores para que a juíza Cláudia Pina aplicasse a pena de prisão preventiva para o arguido.

Os encarnados continuam a negar ter recebido qualquer informação em segredo de justiça. “A Benfica SAD não recebeu quaisquer informações que estivessem em segredo de justiça relativamente ao caso dos emails, exceto as supostas informações expostas na comunicação social. Além disso, o Benfica já apresentou duas queixas-crime de violação de segredo de justiça e alguns dos elementos que irão ser entregues à senhora procuradora-geral da República”.

Segundo o Observador, a investigação tenta agora perceber se o Benfica e o seu presidente tinham, ou não, conhecimento das alegadas práticas de corrupção e outros funcionários judiciais deverão ser constituídos arguidos em breve.

O Correio da Manhã já tinha avançado, porém, que Luis Filipe Vieira sabia das ofertas às “toupeiras” uma vez que, sempre que este pedia convites destinados a Júlio Manuel Loureiro, para que o funcionário judicial pudesse assistir a jogos na Luz, com amigos e familiares, enviava sempre os e-mails com conhecimento ao presidente do Benfica.

Além do funcionário judicial e do assessor jurídico, também são arguidos neste processo  Júlio Loureiro, funcionário judicial no Tribunal de Fafe, José Ribeiro, antigo funcionário judicial e cunhado de José Augusto Silva e Óscar Cruz, empresário de futebol.

A investigação foi iniciada há quase meio ano pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção por suspeitas de corrupção ativa e passiva, violação do segredo de justiça, crime informático de acesso ilegal e favorecimento pessoal.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Sendo por demais evidente que a toupeira-mor tinha conhecimento de todos os actos de corrupção, isso acaba por ser totalmente indiferente. A corrupção foi feita por pessoas do benfica, dentro do benfica e para benefício do benfica, logo a corrupção é do benfica. Sem apelo nem agravo. Ou quando o jonas marca um golo, o golo também não é do benfica? A 2a divisão é já ali.

    • toda a razao.. foi o benfica que assaltou o centro de treinos da maia, foi o benfica que ameaçou o tal arbitro que nao marca penalties contra o fcp, foi o benfica que pagou para o juiz inventar penalties aos 96 m , para prolongar os jogos ate o sporting marcar golo, foi o benfica que ofereceu viagens aos juizes que apitam o fcp para nao assinalar penalties… enfim
      a culpa e do benfica…. nas proximas eleiçoes os benfiquistas vao dar a resposta e esta escumalha sinistra sucialista quem ira para a 2 divisao sera o costa e a sua seita dragarta

      • Mais uma toupeira a sair da toca, completamente desnorteada e desesperada. Vários comentários são feitos por esta toupeira mas, por incrível que pareça, nem uma só palavra é para comentar a notícia. Nada disso. Afinal, para quê deixar a realidade estragar a sua fantasia? Portanto continua cegamente a debitar as toupeirices encartilhadas da escola dos túneis.

        • quem e que saiu da toca???? tu pelos vistos andas a solta faz muito tempo…. mas regra geral toupeiras como tu ao fim de u8ns tempos sa0o atropeladas pelos acontecimentos….eheheheheh…
          afinal comentar uma nao noticia deixo ao criterio de gente mesquinha como tu. nao fui eu que disse… a tua postura editorial assim o demonstra. cuidado com a baba raivosa que te sai dos cantos da boca… sabes que faz apodrecer as arterias e os neuronios!!!!! alem disso a arrogancia é o unico titulo dos inferiores!!!!

  2. Leitor ! Mesmo com o Benfica na 2ª divisão o comédia ainda ficava em 3º na Liga, a diferença é que assim fica em 4º. Depois uma coisa é corrupção desportiva, como depositar dinheiro na conta de um árbitro ou dar fruta e leite com chocolate a árbitros outra coisa é eventualmente aquilo que acusam em termos judiciais, mas que ainda não está provado, ao contrário dos outros factos já há muito mais do que provados.

    • Fruta, leite com chocolate… O amigo está a falar de quê?! Então amigo não percebeu que todas essas escutas foram inventadas e por isso mesmo não foram consideradas? Em que mundo é que vive?

  3. Isto ultrapassa tudo o que seria aceitável num regime democrático, por este andar daqui a poucos seremos todos comandados a partir da catedral das toupeiras o que será muito inquietante para quem não pactua com tal emblema e como já há dois mortos por gentes dessa cor torna-se ainda mais assustador tanto poder em tudo o que são instituições públicas ou privadas.

  4. Toupeiras:
    PEQUENOS animais que vivem no SUBSOLO enterrados em tocas e TÚNEIS. As toupeiras têm o corpo alongado e DÉBIL COLUNA VERTEBRAL. Devido ao seu modo de vida, são total ou parcialmente CEGAS.

    e-Pluriburrus@Anus

    De toupeira em toupeira até à toupeira-mor. Chefe duma agremiação criminosa, nada e criada em túneis e especialista em manobras subterrâneas. Corrupção de uma ponta à outra: activa, passiva, em grupo e menage-a-trois. Prisão com todos e agremiação criminosa a ir fazer túneis para a 2a divisão. Fim

    • tambem fazes parte da mafia sinistra???? o costume… fake news, jogos de bastidores, ameaças, roubos. insultos….
      na 2 divisao deveriam estar aqueles que compram resultados….

  5. É tudo tralha.. O Bafica nem conhece esses gajos da tribuna. Os gajos querem é tirar o campeonato ao Bafica, mas o Presidente ja disse que na deixa e ja arranjou uma comissão pa lixar os gajos todos. Há des ver a partir de segunda feira,… e os Bafiquistas têm é que se unir todos e o c…. !

  6. so com um governo “sinistro” e que poderiam andar a solta jornalistas sinistros….. e pior que isso… juizes sinistros que impediram que a pouca vergonha dos emails tivesse parado.
    jornalistas sinistros que acusando anonimamente de toupeira um dirigente do benfica…. sao os proprios a receber antecimadamente informaçoes sobre as buscas para se colocam na melhor posiçao para filmar e captar as 1 imagens….. so com um governo sinistro, sinistras figuras andam a solta e a perturbar a ordem e a paz social…. para quando o benfica pedir aos benfiquistas que nas proximas eleiçoes repudiem estes sinistros sucialistas….pode ser que assim tenham coragem de impedir a mafia de continuar provocando a injustiça desportiva, as ameaças aos juises e as familias ….. e promover a paz social e atentar denegrir a imagem do glorioso.
    com um expresso sinistro… so podemos exigir que nao mintam mais e no minimo…. que a justiça impeça esses siniostros de puder continuar a caluniar e a lançar fake news

RESPONDER

Há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos

A TSF avança esta terça-feira que há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos por causa da falta de pessoal. De acordo com a rádio, o Gabinete de Prevenção e Investigação de …

Cientistas "acordam" bactérias com 100 milhões de anos

Os micróbios e as bactérias estavam presentes em argilas enterradas no fundo do mar do oceano Pacífico e são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta Terra. Uma equipa de cientistas, dos Estados Unidos …

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …