Benfica suspeito de aliciar clubes para ganharem ao Sporting de Jorge Jesus

António Cotrim / Lusa

O SL Benfica terá pago a outros clubes não só para ganharem ao Sporting, que em 2015/16 disputava o título com as ‘águias’, mas também terá aliciado outros emblemas para perderem contra si.

A reta final da época 2015/16 do campeonato português foi de emoções à flor da pele. SL Benfica e Sporting CP lutavam taco a taco pelo título, com poucos pontos a separarem os dois emblemas. Os ‘leões’ viriam a perder o campeonato já nos últimos jogos, vendo os seus rivais terminarem a temporada com mais dois pontos.

A Polícia Judiciária (PJ) fez buscas, esta segunda-feira, nas sedes das SAD do Benfica, do Sporting e do Santa Clara. O Correio da Manhã escreve agora que a PJ suspeita que pode ter havido adulteração da verdade desportiva nesta época.



As autoridades suspeitam que emissários do Benfica aliciaram jogadores de outros clubes para perderem os jogos contra o emblema da Luz. Além disso, acreditam que o Benfica pagou a adversários do Sporting para lhe ganhar. Jorge Jesus fazia, na altura, a sua primeira época como treinador sportinguista após sair do Benfica.

O matutino escreve, esta terça-feira, que a PJ tem sob investigação vários jogos, entre os quais, um contra o Rio Ave. Conversas apreendidas nos telemóveis de vários jogadores do emblema vilacondense revelaram o aliciamento dos atletas em caso de vitória do Benfica. Os ‘encarnados’ acabariam por vencer o jogo por 0-1.

O Rio Ave acaba por não ser o único clube envolvido. Pelo menos um jogador do Marítimo confirmou ter sido aliciado com 40 mil euros para perder um jogo com o Benfica. O atleta argumenta que não recebeu qualquer dinheiro. O Benfica venceria o encontro por 0-2.

Suspeita-se ainda que jogadores madeirenses receberam para ganhar ao Sporting na última jornada do campeonato na época 2017/18.

A investigação suspeita ainda que, em 2018, o Benfica prometeu pagar 10 mil euros a cada jogador do Aves, caso ganhassem ao FC Porto. O pagamento nunca aconteceu, escreve o CM, porque o Aves perdeu com os ‘dragões’ (2-0) e os encarnados foram derrotados (0-1) pelo FC Porto na jornada seguinte.

A operação tem mais de 20 buscas em curso, nomeadamente nas instalações da SAD do Benfica e do Santa Clara, mas também em empresas e residências particulares, entre as quais a do advogado Rui Cordeiro, presidente do Santa Clara; a do administrador e diretor desportivo Diogo Boa Alma; e a do empresário brasileiro Khaled Ali Mesquita Saleh, que representa o principal acionista particular da sociedade do Santa Clara.

Um dos inquéritos centra-se em negócios relacionados com três jogadores líbios: o extremo esquerdo Hamdou Elhouni, o médio defensivo Mohamed Al-Gadi e o médio ofensivo Muaid Ellafi.

Uma fonte próxima da investigação adiantou à Sábado que um dos objetivos das buscas é cruzar as contabilidades dos dois clubes para apurar os contornos destes negócios e perceber se o Fisco foi defraudado no pagamento de impostos.

O segundo processo está relacionado com o caso Mala Ciao, que já levou os investigadores a realizarem buscas ao Benfica em junho de 2018. Em causa estarão negócios suspeitos realizados entre o Benfica e, por exemplo, o Desportivo das Aves.

Os investimentos de Álvaro Sobrinho, ex-presidente do BES Angola, no Sporting CP também estão a ser investigados pela PJ. As autoridades investigam a possibilidade de ter havido branqueamento de capitais entre 2011 e 2014. O processo estará relacionado com a entrada de capital na SAD por parte de Sobrinho, através da empresa Holdimo.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O sistema pelo que se tem observado ao longo dos anos já deve pertencer à terceira idade, porém estamos num país onde só faltará instalar o governo e tribunais na “catedral” da segunda circular, nada se irá passar e nesse caso deveriam ser os organismos desportivos europeus a assumir a justiça a aplicar, mas também por lá a situação em termos de corrupção não vai famosa.

  2. Eu sou do Sporting e não vejo mal nenhum em pagar para ganhar, até deveria ser publico. O clube X paga ao clube Y se ganhar ao clube Z. Agora pagar a um clube para perder, era 4 divisão automática.

    • Sr. Miguel Rocha
      Com todo o respeito, não poderia discordar mais. Este não é, ou não deveria ser, um campeonato a dois ou a três: os que podem pagar. E o que pode pagar aos “pequenos” tem o campeonato na mão?!!! Penso que seria a completa negação do desporto. Vai a caminho, bem sei…
      Abraço

RESPONDER

318 dias depois, máscaras deixam de ser obrigatórias na rua (mas recomendadas em aglomerados)

O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório a partir desta segunda-feira, 318 dias depois, passando a ser facultativo e recomendado em algumas situações, como os aglomerados de pessoas. Esta obrigação durou, no total, …

CBS anuncia um reality show para ativistas. E alguns já o odeiam

O anúncio de um novo programa de televisão, apresentado como uma competição entre ativistas, cujo vencedor será o que tiver mais impacto nas redes sociais, causou polémica este fim de semana nos Estados Unidos. O novo …

A poesia moderna pode ter surgido muito antes do que se pensava

Descoberta feita por professor da Universidade de Cambridge vem colocar os inícios da poesia moderna no século II e não no século V, como se acreditava, quando os Bizantinos começaram a introduzi-las nos seus cânticos …

Agricultora com raízes portuguesas quer cultivar plantações com água salgada

Camila Reveles é nascida e criada no Brasil, mas há quatro gerações, o tetravô de Reveles deixou Portugal e mudou-se para a região de Praia Seca, perto do Rio de Janeiro. Com ele trouxe a …

BMW apresenta dois novos conceitos de veículos elétricos de duas rodas

No passado fim de semana, a BMW apresentou dois conceitos de veículos elétricos com duas rodas no IAA Mobility 2021, na Alemanha. Ambos foram desenvolvidos por divisões distintas da fabricante. A Vision AMBY e a i …

Dono de empresa de crio-preservação acusa a ex-mulher de roubar corpos congelados

  Duas empresas russas de crio-preservação, administradas respetivamente por ex-cônjuges, estão em conflito aberto. Na passada quarta-feira, a empresa do ex-marido acusou a empresa da sua antiga esposa de tentar roubar corpos congelados e equipamentos de um …

"Papel do orgasmo como descongestionante nasal" vence Prémio Ig Nobel 2021

O prémio, que é uma sátira do Prémio Nobel, também destacou este ano uma pesquisa sobre a melhor forma de transportar rinocerontes – de cabeça para baixo e pelas pernas – e o papel da …

Rampa de lançamento para os Jogos Olímpicos, este ginásio de boxe está a definhar com a covid

O East Coast Boxing Club tira jovens lutadores da rua e dá-lhes uma casa para praticar boxe. Agora, o ginásio atravessa sérias dificuldades devido à covid-19. Em Kampala, a capital do Uganda, encontra-se o East Coast …

Minerais, drogas e China. Como os talibãs planeiam financiar o novo governo afegão

Agora que o talibãs supostamente assumiram o controlo total do Afeganistão e começaram a formar um governo, um desafio iminente aguarda-os: como é que eles manterão o seu país e economia à tona? Nos últimos 20 …

"Dragão voador pré-histórico". Cientistas identificam um pterossauro no Chile

Uma equipa de cientistas chilenos identificou pela primeira vez no deserto do Atacama os restos fósseis de um pterossauro, um "dragão voador" que habitou esta região do norte do país durante o período Jurássico, há …