Benfica 3-0 Dínamo de Kiev | Otamillions brilha rumo à Champions

O desfecho que se esperava. O Benfica confirmou esta terça-feira a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões 2022/23, ao eliminar o Dynamo Kyiv com um total de 5-0, após o 3-0 na segunda mão (e o 2-0 da primeira), no Estádio da Luz.

Desde cedo se percebeu que este iria ser um encontro quase de sentido único, com os “encarnados” a mandarem nos acontecimentos desde o apito inicial e a marcarem três tentos na primeira metade, por Otamendi, Rafa e David Neres.

O segundo tempo serviu para gerir esforço, pois tudo estava decidido, mas ainda deu para ver mais alguns lances vistosos, individuais e colectivos.

Como se previa, o Benfica assumiu desde logo o comando do jogo, à procura de marcar cedo e arrumar com a eliminatória.

A pressão era sufocante, os lances de ataque sucediam-se e Rafa Silva (4′) esteve perto de marcar bem cedo. Logo a seguir, David Neres (20′) esteve quase a marcar num pontapé de bicicleta, valendo ao Dinamo o guardião Bushchan, com uma grande defesa.

Porém o inevitável aconteceu aos 27 minutos, com Otamendi a marcar de cabeça após cruzamento de David Neres – ao oitavo remate “encarnado”, terceiro enquadrado.

Um tento que abriu um buraco enorme nos desmotivados ucranianos. Aos 40 minutos, Syrota errou um passe para o guarda-redes, Rafa interceptou e fez o 2-0. E aos 42, a concluir uma bela jogada colectiva, surgiu o 3-0, dos pés de Neres.

O brasileiro, com um GoalPoint Rating de 7.6, era o melhor em campo ao intervalo, com um golo, uma assistência, sete acções com bola na área contrária, três remates, dois enquadrados, e cinco recuperações de posse.

O ritmo abrandou ligeiramente no segundo tempo, embora as oportunidades continuassem a surgir, em especial devido à inspiração de Neres, que continuou a espalhar magia.

Contudo, a eliminatória estava decidida, a hora era de gerir esforços e energia, bem como rodar e lançar alguns jogadores. O encontro foi perdendo um pouco de clarividência ofensiva, apesar dos bons desenhos colectivos, pelo que não houve mais golos até final.

Melhor em Campo

Que jogo do central argentino! Otamendi habituou os adeptos a consistentes exibições defensivas, mas nesta partida foi também decisivo à à frente. Além de ter marcado o golo inaugural da partida, num belo golpe de cabeça, rematou ainda mais uma vez, obrigando o guardião contrário a grande defesa.

No passe esteve intratável, com 85 certos em 89 tentados (96%), nove passes aproximativos, e ainda registou 105 acções com bola, segundo registo mais elevado. Destaque ainda para três desarmes e sete recuperações de posse. Foi justamente o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 8.6.

Destaques do Benfica

David Neres 8.4

Tite tinha-o no radar para a selecção do Brasil e mais entusiasmado deve ter ficado. O extremo realizou uma partida de grande nível, coroada com um golo (poderiam ter sido mais um ou dois, incluindo de bicicleta), uma assistência, duas ocasiões flagrantes criadas, três remates enquadrados em cinco (máximo do jogo) e dez acções com bola na área contrária (também máximo).

Álex Grimaldo 7.4

Com liberdade para subir e sem precisar de se preocupar muito com o perigo contrário, o espanhol esteve muito bem, em especial no ataque. Além de um remate ao ferro, fez três passes para finalização, sete ofensivos valiosos, teve eficácia em dois de sete cruzamentos de bola corrida e ainda registou quatro acções defensivas no meio-campo contrário e outras tantas intercepções.

Rafa Silva 7.3

Mesmo com registo de uma ocasião flagrante desperdiçada, a exibição de Rafa foi de grande nível. O atacante fez um golo pleno de oportunidade, somou dois passes para finalização, nove passes ofensivos valiosos, completou duas de quatro tentativas de drible, recebeu nove passes aproximativos e assinou sete acções com bola na área contrária.

Gilberto 6.4

Mais um jogo bem conseguido do lateral-direito, em especial nos momentos ofensivos. Além de sete passes ofensivos valiosos e cinco cruzamentos (nenhum eficaz), completou 66 de 75 passes, acumulou 98 acções com bola e nove recuperações de posse.

João Mário 6.3

Muito eficaz nas acções que colocou em campo. O médio foi o segundo mais rematador da partida, embora só por uma vez tenha acertado na direcção da baliza, fez dois passes para finalização e dominou nos passes ofensivos valiosos, com 11. No total fez 55 entregas, com sucesso em 50, somou oito acções com bola na área contrária, bem como sete recuperações de posse e três acções defensivas no meio-campo contrário.

Florentino 6.2

Menos acutilante no ataque (ainda assim somou cinco passes ofensivos valiosos), o “trinco” benfiquista esteve muito bem nas entregas, com 63 certas em 67 (94%), e registou sete aproximativas.

Enzo Fernandes 6.1

Este não foi um jogo particularmente exigente, nem Enzo esteve tão bem como em jogos anteriores, mas ainda assim conseguiu ser, mais uma vez, o jogador com mais acções com bola na partida (109). No passe acertou 88 de 95 (93%), todos os nove longos que tentou, fez 12 aproximativos e dois super aproximativos, e ainda três desarmes.

Gonçalo Ramos 6.0

O atacante não marcou, embora muito tivesse tentado, e acabou por sair lesionado perto dos 50 minutos, após choque de cabeça com Rafa. O atacante terminou com uma assistência, duas ocasiões flagrantes criadas e nove acções com bola na área contrária.

Destaques do Dinamo Kyiv

Georgiy Bushchan 7.6

Não fosse o seu guarda-redes e o Dinamo teria saído da Luz com uma goleada das antigas. Bushchan fez sete defesas, todas a remates na sua grande área.

Shaparenko 5.7

Um dos mais inconformados do Dinamo. O médio terminou com 94% de eficácia de passe (65 em 69), 12 recuperações de posse e cinco desarmes, ambos máximos do jogo. De negativo as cinco perdas de posse no terço defensivo, também valor mais alto.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.