Belmiro de Azevedo abandona administração da Sonae

wiebkehere / Flickr

Belmiro de Azevedo, ex-Presidente da Sonae

Belmiro de Azevedo, ex-Presidente da Sonae

Belmiro de Azevedo anunciou esta segunda-feira que vai abandonar o cargo de chairman da Sonae e sair de todos os órgãos sociais da empresa, de acordo com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com o comunicado da CMVM, a Efanor Investimentos, a sociedade através da qual Belmiro de Azevedo exerce o controlo sobre o grupo Sonae, não irá propor o seu nome para a próxima administração, abrindo lugar à renovação.

“O Sr. Eng. Belmiro Mendes de Azevedo deliberou que não será candidato a integrar o Conselho de Administração desta sociedade, a eleger na próxima Assembleia Geral Anual, que se realizará no próximo dia 30 de abril”, lê-se no documento.

Paulo Azevedo, que em 2007 foi escolhido para administrador executivo da Sonae, foi o nome indicado para substituir o pai, acumulando assim os cargos de chairman (presidente não executivo) e CEO do grupo, cargo que repartirá com Ângelo Paupério (atual vice-presidente da Sonae SGPS) e que nos últimos anos liderou a Sonaecom (proprietária do jornal Público).

O comunicado assinala que esta solução de presidência executiva repartida visa “assegurar uma filosofia de continuidade da gestão da sociedade para o futuro, em coerência com aquela que sempre foi desenvolvida até este momento em concertação com os interesses estratégicos dos seus accionistas.”

Quando deixou a presidência executiva da Sonae SGPS, em 2007, Belmiro de Azevedo passou a dedicar mais tempo à Sonae Indústria, empresa que enfrentou uma grave crise de mercado e que foi obrigada a lançar uma profunda reestruturação de negócios.

Esta quarta-feira, quando se completam 50 anos desde a entrada do jovem engenheiro na então conhecida Sociedade Nacional de Estratificados, em 1965, Belmiro de Azevedo vai anunciar ao grupo a sua decisão na festa que assinala a efeméride, na sede da Maia, onde também partilhará os seus planos para o futuro.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …