Bélgica permite ajuntamentos de quatro pessoas no Natal, desde que no jardim (mas só um pode ir à casa de banho)

Após semanas com números de números muito elevados, no que diz respeito a infeções e mortes por covid-19, o governo belga já tomou decisões para o Natal e permitiu o ajuntamento de quatro pessoas para celebrar, mas só para quem tem um espaço exterior com acesso direto à rua. Só um convidado pode usar a casa de banho.

Em declarações ao The Brussels Times, a Ministra do Interior belga, Annelies Verlinden, confirmou que o Natal deverá ser passado da forma mais restrita possível.

O governo belga revela que é permitido convidar pessoas para festejar no jardim, desde que o grupo não ultrapasse as quatro pessoas, e que as regras de distanciamento e higiene sejam respeitadas. Além disso, é necessário que a casa tenha acesso direto ao jardim.

A Ministra disse ainda que ao receber alguns convidados para celebrar o Natal no jardim, apenas um deles tem permissão para usar a casa de banho. Essa pessoa que poderá usar a casa de banho, explica Verlinden, deverá ser escolhida pelos proprietários da casa. Também não deverá ainda haver troca de comida.

Questionado sobre as novas medias, e os constrangimentos que estas podem causar, o porta-voz da Ministra do interior, explicou que no caso dos restantes convidados terem a necessidade de se dirigir à casa de banho, devem regressar à sua casa para poder fazê-lo.

“Há a possibilidade de entrar em casa e parar para falar, comer ou beber alguma coisa. Assim que entrar em casa, o risco de contágio é muito maior porque a circulação de ar não é a mesmo que lá fora”, disse o porta-voz da ministra, justificando assim as duras medidas que se avizinham na quadra festiva.

O virologista e porta-voz da covid-19, Steven Van Gucht, explicou que com estas medidas acaba por se impedir as pessoas de entrar nas casas dos outros para dois dedos de conversas, o que causaria “um risco muito maior de se infetar, porque a circulação de ar dentro das casas não é a mesma que no exterior”.

  ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. O que vai à casa de banho fica encarregue de despejar os penicos.

    Muito bom !

    Se não fossem os mortos isto seria uma comédia que meteria a um canto os Monty Piton.

  2. Onde é que esta gente tem a cabeça?? Isto é de quem não tem cabeça pensante, é delírio puro.
    Na Bélgica comemorar no exterior? So se for p/ morrer de frio. Não pode ir ao quarto banho? É melhor não beber nem comer pelo menos todo o dia!…
    É a este tipo de gente que a humanidade está entregue. Alguém ou algo que nos Salve…

  3. Comemorar o Natal no jardim e para mais na Bélgica onde a temperatura deve estar convidativa a ficar na rua e depois fica um encarregue de fazer as necessidades fisiológicas por todos; de facto os políticos estão a ficar cada vez mais evoluídos, por este andar ainda vão chegar à idade da pedra!

RESPONDER

Uma impressão artística de um impacto gigantesco no sistema estelar HD 17255

Dois planetas envolveram-se num choque tão violento que um deles perdeu a atmosfera

Uma equipa de astrónomos encontrou provas de uma gigantesca colisão entre dois planetas num sistema planetário jovem, localizado a 95 anos-luz da Terra. A poeira à volta da jovem estrela HD 172555, de 23 milhões de …

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …