Bélgica permite ajuntamentos de quatro pessoas no Natal, desde que no jardim (mas só um pode ir à casa de banho)

Após semanas com números de números muito elevados, no que diz respeito a infeções e mortes por covid-19, o governo belga já tomou decisões para o Natal e permitiu o ajuntamento de quatro pessoas para celebrar, mas só para quem tem um espaço exterior com acesso direto à rua. Só um convidado pode usar a casa de banho.

Em declarações ao The Brussels Times, a Ministra do Interior belga, Annelies Verlinden, confirmou que o Natal deverá ser passado da forma mais restrita possível.

O governo belga revela que é permitido convidar pessoas para festejar no jardim, desde que o grupo não ultrapasse as quatro pessoas, e que as regras de distanciamento e higiene sejam respeitadas. Além disso, é necessário que a casa tenha acesso direto ao jardim.



A Ministra disse ainda que ao receber alguns convidados para celebrar o Natal no jardim, apenas um deles tem permissão para usar a casa de banho. Essa pessoa que poderá usar a casa de banho, explica Verlinden, deverá ser escolhida pelos proprietários da casa. Também não deverá ainda haver troca de comida.

Questionado sobre as novas medias, e os constrangimentos que estas podem causar, o porta-voz da Ministra do interior, explicou que no caso dos restantes convidados terem a necessidade de se dirigir à casa de banho, devem regressar à sua casa para poder fazê-lo.

“Há a possibilidade de entrar em casa e parar para falar, comer ou beber alguma coisa. Assim que entrar em casa, o risco de contágio é muito maior porque a circulação de ar não é a mesmo que lá fora”, disse o porta-voz da ministra, justificando assim as duras medidas que se avizinham na quadra festiva.

O virologista e porta-voz da covid-19, Steven Van Gucht, explicou que com estas medidas acaba por se impedir as pessoas de entrar nas casas dos outros para dois dedos de conversas, o que causaria “um risco muito maior de se infetar, porque a circulação de ar dentro das casas não é a mesma que no exterior”.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. O que vai à casa de banho fica encarregue de despejar os penicos.

    Muito bom !

    Se não fossem os mortos isto seria uma comédia que meteria a um canto os Monty Piton.

  2. Onde é que esta gente tem a cabeça?? Isto é de quem não tem cabeça pensante, é delírio puro.
    Na Bélgica comemorar no exterior? So se for p/ morrer de frio. Não pode ir ao quarto banho? É melhor não beber nem comer pelo menos todo o dia!…
    É a este tipo de gente que a humanidade está entregue. Alguém ou algo que nos Salve…

  3. Comemorar o Natal no jardim e para mais na Bélgica onde a temperatura deve estar convidativa a ficar na rua e depois fica um encarregue de fazer as necessidades fisiológicas por todos; de facto os políticos estão a ficar cada vez mais evoluídos, por este andar ainda vão chegar à idade da pedra!

RESPONDER

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …