Belenenses SAD-Benfica não será repetido. Nova regra impede episódio como o do Jamor

1

António Cotrim / Lusa

O encontro entre Belenenses SAD e SL Benfica não será repetido. No entanto, um episódio como o de Jamor já não será possível graças a uma nova regra.

A Assembleia-Geral (AG) da Liga aprovou hoje um novo artigo que define que uma equipa só pode jogar se tiver 13 jogadores — um deles guarda-redes. Se não for esse o caso, o jogo é imediatamente adiado. O objetivo é evitar que aconteça o mesmo que aconteceu no Jamor.

O encontro entre a Belenenses SAD e o SL Benfica, no dia 27 de novembro, terminou aos 48 minutos, por os ‘azuis’ terem ficado sem o número mínimo de jogadores, depois de ter começado apenas com nove, devido a um surto de covid-19 no plantel.

À entrada para a segunda parte, antes de o jogo ser interrompido, a Belenenses SAD entrou em campo com apenas 7 jogadores, ao som de cânticos de “a Liga é uma vergonha” entoados pelos adeptos da equipa da casa. Os adeptos deram o mote para aquele que ficou conhecido como “o jogo da vergonha”.

Embora a nova regra tenha sido aprovada, esta não terá efeito retroativos. Assim, o encontro entre Belenenses SAD e SL Benfica não será repetido. O resultado fica homologado, assim como os marcadores dos golos.

O requerimento apresentado pelo clube de Belém foi recusado na Assembleia-Geral. Além da Belenenses SAD, também o Sporting CP votou favoravelmente. Segundo o jornal Record, houve ainda ainda dois votos nulos do Sp. Braga e da Académica.

Por sua vez, a adenda ao artigo 46 do Regulamento de Competições profissionais foi aprovada por larga maioria.

Temia-se que caso a Liga Portugal decidisse aprovar o requerimento da Belenenses SAD, poderia despoletar uma polémica no campeonato português. As equipas despromovidas no final da temporada poderiam aproveitar a ilegalidade para impugnar o campeonato.

De acordo com o Observador, a reunião da AG da Liga ficou ainda marcada por um episódio caricato. Dois adeptos do FC Porto entregaram na sede da Liga um fardo de palha com um laço azul à volta.

“Oferta de Natal dos adeptos do FC Porto pelo excelente trabalho realizado por vossas excelências, Pedro Proença e respetivos membros da direção a da Liga de Futebol profissional. Ou não. Boa consoada. É tudo para comer. Não deixem de existir”, lia-se no bilhete que acompanhava a prenda.

  Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. Caro ZAP,

    A Belenenses SAD não é o clube de Belém. Esse já existe e o seu nome é Clube de Futebol os Belenenses, que joga, cá está, no Estádio de Belém.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.