Candidata à JS ganhou 110 mil euros em 2 anos com ajustes directos

Razões de Esquerda / Facebook

Maria Begonha, candidata à liderança da JS

A candidata à liderança da Juventude Socialista (JS), Maria Begonha, assinou dois contratos por ajuste directo com a Câmara Municipal de Lisboa, para prestar serviços ao vereador socialista Duarte Cordeiro, que lhe renderam 110 mil euros por 28 meses de trabalho.

Estes dados são divulgados pelo Jornal Económico que destaca que poucos dias antes de anunciar a sua candidatura à liderança da JS, a 9 de Outubro passado, Maria Begonha rescindiu um contrato que assinara com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) para a prestação de serviços de “assessoria nas áreas de implementação de políticas públicas” e na “gestão de projecto nas áreas de economia e inovação”, no gabinete do vereador socialista Duarte Cordeiro.

O contrato assinado por ajuste directo data de Novembro de 2017, prevendo o pagamento de 180 mil euros a Maria Begonha, como nota o Económico.

A política de 29 anos rescindiu o contrato a 30 de Setembro de 2018 e só recebeu 42 mil euros do valor total previsto.

Antes deste contrato, a ex-deputada na Assembleia Municipal de Lisboa já tinha assinado outro contrato por ajuste directo, em Abril de 2016, visando também a prestação de serviços no gabinete de Duarte Cordeiro. No caso deste contrato, previa-se o pagamento de 76 mil euros, tendo Maria Begonha recebido “cerca de 68 mil euros até ao término do contrato, em Outubro de 2017”, como refere o Económico.

Em 28 meses de trabalho, a jovem socialista ganhou, assim, 110 mil euros, valor que dá algo como 4 mil euros por cada mês de trabalho, como frisa o jornal.

Tenho o maior orgulho“, é a forma como Maria Begonha reage a estes dados, notando ao Económico que o seu “salário era de cerca de 2 mil euros líquidos, valor definido e aprovado”, e que era semelhante ao vencimento dos “colegas assessores em todos os gabinetes da CML, com a mesma formação e na mesma função”.

Razões de Esquerda / Facebook

Maria Begonha, na apresentação da sua candidatura à liderança da JS

Maria Begonha esteve, recentemente, envolvida numa polémica por ter incluído erradamente no seu currículo, na página de candidatura à JS e no perfil do LinkedIn, que tinha um mestrado em Ciência Política na Universidade Nova de Lisboa.

Na verdade, Maria Begonha não concluiu esse mestrado, justificando ao Observador que se trataram de “gralhas” do seu director de campanha, Tiago Estêvão Martins, e dos responsáveis pela gestão do site da candidatura.

Tiago Estêvão Martins demitiu-se entretanto, assumindo responsabilidades pelo erro. Segundo o jornal Público, o até agora director de campanha de Maria Begonha “sai para encerrar definitivamente a questão”, mas deixa por explicar porque motivo foi a biografia “sequencialmente alterada sem o conhecimento” da candidata.

Na sua página de Facebook, Estêvão Martins afirma que “em momento algum Maria Begonha tentou usar um título académico ou profissional que não correspondesse às suas habilitações”.

Face às notícias que recentemente têm vindo a público sobre a nota biográfica da Maria Begonha reafirmo que em momento…

Publicado por Tiago Estêvão Martins em Quinta-feira, 25 de Outubro de 2018

Estêvão Martins atribui a responsabilidade dos erros do currículo de Maria Begonha “à equipa de gestão do site, composta por dois colaboradores”, sem que a candidata ou a direcção da campanha tivessem tido “conhecimento das alterações efectuadas”.

ZAP //

PARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

  1. A saga continua…
    E se passássemos à abstenção sistemática até que acabassem “as panelinhas”?
    PORTUGAL PRECISA DE MERITOCRACIA; NÂO DE “TACHISMO”!!

  2. Estes socialistas ainda usam fraldas e já treinam na Corrupção !
    Haverá alguém neste governo e neste partido, a quem se possa emprestar 1 euro ?!
    Cambada de ladrões.

    • … e o caso do Carlos Pereira para a reguladora da energia? e o do ministro da economia? e…? e…?
      – É demais! E à descarada, porque vergonha, nem vê-la.

  3. Depois disto há gente que vota neles!!!

    Porque será????

    Não há oposição??? Ou somos um bando de gente que diz uma coisa e depois no reservado da cabine de voto faz o contrário???

  4. Vergonhoso. Andam milhares de licenciados a ganhar o ordenado mínimo, enquanto estes cordeiros protegidos pelos lobos andam a mamar nas tetas do povo. O problema é que o povo Português gosta de ser enrabado.

  5. CUIDADO portugueses. Esta vai ser a futura geração de políticos do PS. Tudo a roubar à descarada. É isto que queremos para os nossos filhos e netos ?

  6. Bem, eu pensava que o problema estava nos politicos caducos, velhos, antiguadas.
    Esperava mais desta juventude de hoje mas estou a ver que todos se ajoelham e tem de rezar por uma vida
    politica sem esforços fisico e bem pago com dinheiro dos contribuintes.
    Pelos vistos a sociedade paralela parasita que são todos aqueles que se intitulam inocentes, desprezados, os coitadinhos das histórias e ganham aquilo que um trabalhador nunca vai ganhar estão sempre na mó de cima.
    Só quando lhes cheira a esturro é que esperneiam.
    Não haja dúvida como diz o ditado : de pequenino é que se torce o pepino que neste caso de jovem politico é que cresce um grande politico corrupto, desonesto e malandro.

  7. Zeca Afonso – parte da letra de “Vampiros”:

    São os mordomos do universo todo
    Senhores à força mandadores sem lei
    Enchem as tulhas bebem vinho novo
    Dançam a ronda no pinhal do rei

    Eles comem tudo eles comem tudo
    Eles comem tudo e não deixam nada

RESPONDER

Greenpeace na lista de grupos extremistas da polícia britânica

As organizações ambientalistas Greenpeace e Extinction Rebellion foram incluídas num documento da polícia britânica contraterrorismo que elenca grupos extremistas e potencialmente perigosos, escreve o jornal The Guardian. De acordo com o diário britânico, que avança a …

PGR de Angola quer julgar portugueses em Angola (e admite ir atrás de outros "poderosos")

O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, considerou, em entrevista ao jornal Expresso, que os os três arguidos portugueses envolvidos na investigação à empresária Isabel dos Santos devem ser julgados em Angola. “Nós achamos …

Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório. O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, …

Sismo na Turquia faz pelo menos 14 mortos

Pelos menos 14 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas depois de um sismo de magnitude preliminar 6,8 na escala de Richter ter atingido esta sexta-feira o leste da Turquia, havendo também relatos de …

Haaland, o menino prodígio do Dortmund, chegou aos cinco golos em menos de uma hora

Com dois golos apontados ao Colónia esta sexta-feira, numa partida que acabou com a goleada do Borussia Dortmund (5-1), Erling Haaland chegou ao seu quinto golo ao serviço do emblema alemão em menos de uma …

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …