Candidata à JS ganhou 110 mil euros em 2 anos com ajustes directos

Razões de Esquerda / Facebook

Maria Begonha, candidata à liderança da JS

A candidata à liderança da Juventude Socialista (JS), Maria Begonha, assinou dois contratos por ajuste directo com a Câmara Municipal de Lisboa, para prestar serviços ao vereador socialista Duarte Cordeiro, que lhe renderam 110 mil euros por 28 meses de trabalho.

Estes dados são divulgados pelo Jornal Económico que destaca que poucos dias antes de anunciar a sua candidatura à liderança da JS, a 9 de Outubro passado, Maria Begonha rescindiu um contrato que assinara com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) para a prestação de serviços de “assessoria nas áreas de implementação de políticas públicas” e na “gestão de projecto nas áreas de economia e inovação”, no gabinete do vereador socialista Duarte Cordeiro.

O contrato assinado por ajuste directo data de Novembro de 2017, prevendo o pagamento de 180 mil euros a Maria Begonha, como nota o Económico.

A política de 29 anos rescindiu o contrato a 30 de Setembro de 2018 e só recebeu 42 mil euros do valor total previsto.

Antes deste contrato, a ex-deputada na Assembleia Municipal de Lisboa já tinha assinado outro contrato por ajuste directo, em Abril de 2016, visando também a prestação de serviços no gabinete de Duarte Cordeiro. No caso deste contrato, previa-se o pagamento de 76 mil euros, tendo Maria Begonha recebido “cerca de 68 mil euros até ao término do contrato, em Outubro de 2017”, como refere o Económico.

Em 28 meses de trabalho, a jovem socialista ganhou, assim, 110 mil euros, valor que dá algo como 4 mil euros por cada mês de trabalho, como frisa o jornal.

Tenho o maior orgulho“, é a forma como Maria Begonha reage a estes dados, notando ao Económico que o seu “salário era de cerca de 2 mil euros líquidos, valor definido e aprovado”, e que era semelhante ao vencimento dos “colegas assessores em todos os gabinetes da CML, com a mesma formação e na mesma função”.

Razões de Esquerda / Facebook

Maria Begonha, na apresentação da sua candidatura à liderança da JS

Maria Begonha esteve, recentemente, envolvida numa polémica por ter incluído erradamente no seu currículo, na página de candidatura à JS e no perfil do LinkedIn, que tinha um mestrado em Ciência Política na Universidade Nova de Lisboa.

Na verdade, Maria Begonha não concluiu esse mestrado, justificando ao Observador que se trataram de “gralhas” do seu director de campanha, Tiago Estêvão Martins, e dos responsáveis pela gestão do site da candidatura.

Tiago Estêvão Martins demitiu-se entretanto, assumindo responsabilidades pelo erro. Segundo o jornal Público, o até agora director de campanha de Maria Begonha “sai para encerrar definitivamente a questão”, mas deixa por explicar porque motivo foi a biografia “sequencialmente alterada sem o conhecimento” da candidata.

Na sua página de Facebook, Estêvão Martins afirma que “em momento algum Maria Begonha tentou usar um título académico ou profissional que não correspondesse às suas habilitações”.

Face às notícias que recentemente têm vindo a público sobre a nota biográfica da Maria Begonha reafirmo que em momento…

Publicado por Tiago Estêvão Martins em Quinta-feira, 25 de Outubro de 2018

Estêvão Martins atribui a responsabilidade dos erros do currículo de Maria Begonha “à equipa de gestão do site, composta por dois colaboradores”, sem que a candidata ou a direcção da campanha tivessem tido “conhecimento das alterações efectuadas”.

ZAP //

PARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

  1. A saga continua…
    E se passássemos à abstenção sistemática até que acabassem “as panelinhas”?
    PORTUGAL PRECISA DE MERITOCRACIA; NÂO DE “TACHISMO”!!

  2. Estes socialistas ainda usam fraldas e já treinam na Corrupção !
    Haverá alguém neste governo e neste partido, a quem se possa emprestar 1 euro ?!
    Cambada de ladrões.

    • … e o caso do Carlos Pereira para a reguladora da energia? e o do ministro da economia? e…? e…?
      – É demais! E à descarada, porque vergonha, nem vê-la.

  3. Depois disto há gente que vota neles!!!

    Porque será????

    Não há oposição??? Ou somos um bando de gente que diz uma coisa e depois no reservado da cabine de voto faz o contrário???

  4. Vergonhoso. Andam milhares de licenciados a ganhar o ordenado mínimo, enquanto estes cordeiros protegidos pelos lobos andam a mamar nas tetas do povo. O problema é que o povo Português gosta de ser enrabado.

  5. CUIDADO portugueses. Esta vai ser a futura geração de políticos do PS. Tudo a roubar à descarada. É isto que queremos para os nossos filhos e netos ?

  6. Bem, eu pensava que o problema estava nos politicos caducos, velhos, antiguadas.
    Esperava mais desta juventude de hoje mas estou a ver que todos se ajoelham e tem de rezar por uma vida
    politica sem esforços fisico e bem pago com dinheiro dos contribuintes.
    Pelos vistos a sociedade paralela parasita que são todos aqueles que se intitulam inocentes, desprezados, os coitadinhos das histórias e ganham aquilo que um trabalhador nunca vai ganhar estão sempre na mó de cima.
    Só quando lhes cheira a esturro é que esperneiam.
    Não haja dúvida como diz o ditado : de pequenino é que se torce o pepino que neste caso de jovem politico é que cresce um grande politico corrupto, desonesto e malandro.

  7. Zeca Afonso – parte da letra de “Vampiros”:

    São os mordomos do universo todo
    Senhores à força mandadores sem lei
    Enchem as tulhas bebem vinho novo
    Dançam a ronda no pinhal do rei

    Eles comem tudo eles comem tudo
    Eles comem tudo e não deixam nada

RESPONDER

Novas demissões na Agência de Informações Financeiras do Vaticano

Um membro da entidade de regulação financeira do Estado do Vaticano, Marc Odendall, demitiu-se na sequência de buscas realizadas pela polícia e que originaram na suspensão do organismo do sistema de comunicações global. Marc Odendall, banqueiro …

Governo e Liga de clubes discutem redução do IVA para espetáculos desportivos

Secretário de Estado do Desporto afirma querer ouvir as reivindicações do organismo, mas sem se comprometer. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto anunciou ontem que vai reunir-se com representantes da Liga Portuguesa de …

Tufão obriga a retirada de cerca de cinco mil pessoas do norte das Filipinas

Cerca de cinco mil pessoas foram retiradas do norte das Filipinas devido à aproximação do tufão Kalamaegi, que deverá tocar terra na província de Cagayan nas próximas horas, disseram esta terça-feira as autoridades locais. "Estamos preparados …

Acabaram-se as trotinetas no Algarve. Duraram 10 meses

A vereadora considera, no entanto, que a experiência foi “positiva”, já que permitiu recolher dados de mobilidade, nomeadamente, da utilização destas soluções em pequenos trajetos, ao mesmo tempo que colocou a questão na agenda pública. Sophie …

EasyJet diz que será a primeira a alcançar a neutralidade carbónica na aviação

A companhia aérea britânica easyJet afirmou esta terça-feira que será a primeira no mundo a alcançar a neutralidade carbónica através das compensações. Num comunicado publicado no seu site oficial, a companhia low cost anuncia ainda um …

Número de pré-avisos de greve até outubro é o mais alto dos últimos quatro anos

O número de pré-avisos de greve até outubro foi o mais alto dos últimos quatro anos, totalizando 781, segundo dados da Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT). Entre janeiro e outubro deste …

Na Índia, já há "bares de oxigénio" para quem quiser respirar ar puro

A Índia é um dos países mais contaminado do mundo. Desde o final de outubro, a poluição alcançou um nível crítico devido à queimada de restolhos nos campos. Agora, há uma solução arrojada para que os …

Depois do Papão Harrison, o novo exame foi "duro" (e muitos jovens médicos já pensam em emigrar)

Foram quatro horas de exame, com 150 perguntas, na temida Prova Nacional de Acesso para a Formação Especializada em Medicina e muitos dos jovens médicos não conseguiram concluí-la. Os que temem não conseguir aceder à …

Situação trágica. "Veneza está a desaparecer"

A situação em Veneza é trágica, com 85% da cidade italiana inundada depois das piores cheias dos últimos anos. Mas estas inundações são apenas um alerta para o que pode vir a seguir, já que …

Documentos internos do governo chinês revelam plano "sem piedade" contra muçulmanos

O jornal norte-americano New York Times recebeu 403 páginas de documentos internos do governo chinês relacionados com a limpeza étnica na província de Xinjiang. Nesta província, foram criados mais de 500 campos de concentração onde uigures, …