Bebé retirado a portuguesa no Reino Unido entregue para adoção

(dr) ourbabywassnatchedbythesocialservices / Facebook

Iolanda Menino com o filho Santiago

Iolanda Menino com o filho Santiago

O tribunal já tinha decidido em junho que a criança ia ser retirada à família e agora a decisão acabou por ser novamente confirmada, estando o bebé a ser encaminhado para um processo de adoção.

O filho da portuguesa Iolanda Menino e do inglês Leonardo Edwards, ambos residentes no Reino Unido, foi encaminhado para adoção, segundo a Secretaria de Estado das Comunidades, em resposta a um pedido de informação do jornal Público.

A decisão final foi proferida esta sexta-feira pelo Tribunal de Portsmouth.

O bebé nasceu 1 de Fevereiro e a 9 foi retirado à família pelos Serviços Sociais de Southampton.

No mês passado, o tribunal já tinha declarado que o destino do filho do casal, que está quase com seis meses, seria a adoção, mas uma audiência final foi marcada para esta sexta-feira e a decisão manteve-se.

Iolanda e o pai do bebé têm estado em Portugal, em campanha para que o filho lhes seja devolvido.

No fim-de-semana passado, marcaram presença na concentração promovida pelo Moto Clube de Faro, naquela cidade algarvia, para “alertar para o drama que está a viver”. A mãe levou cartazes e contou com o apoio da organização.

“Apesar de termos revelado a nossa situação, temos tido muito pouco apoio em Portugal, nomeadamente do Governo”, queixou-se a mãe à Lusa.

Também chegou a abordar o presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro, António Costa, e a promover vigílias em Lisboa, em frente à embaixada britânica.

Segundo informou há algumas semanas a secretaria de Estado, durante uma das audiências no tribunal as autoridades portuguesas chegaram a solicitar ao Tribunal de Portsmouth algum tempo para tentar estabelecer contacto com os avós da criança, que residem na Figueira da Foz.

Mas nem os avós nem os pais responderam às tentativas de contacto feitas.

Só entre Janeiro e Abril, houve 17 crianças retiradas a pais portugueses a viver em Inglaterra, informou em Abril Joana Gaspar, cônsul-geral de Portugal em Londres.

ZAP / Bom Dia

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É estranho quererem tanto o filho mas não responderem aos contactos oficiais.
    E se o filho está em Inglaterra, o que fazem cá em Portugal?
    Não seria mais lógico estarem lá, para pressionarem a comunidade local?

    • No reino unido , se vais contra uma decisão do tribunal , és preso.
      Por esse motivo os pais estão em Portugal para poderem ” reclamar” de qualquer decisão publicamente , o que não é permitido em UK

RESPONDER

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …

Pela primeira vez, cientistas demonstram que reprodução assexuada pode ser bem-sucedida

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas demonstrou que a reprodução assexuada pode ser bem-sucedida a longo prazo. Os estudos foram feitos com o ácaro Oppiella nova. Até agora, a sobrevivência de uma espécie animal por …