O bebé mais pequeno do mundo sobreviveu. Pesava 268 gramas

Keio University Hospital

Este registo é uma marca em recém-nascidos do sexo masculino. Em 2015, um menina alemã nasceu com 252 gramas.

Um bebé prematuro, que pesava apenas 268 gramas quando nasceu, foi o recém-nascido mais pequeno do mundo a sobreviver. Depois de seis meses nos cuidados intensivos num hospital em Tóquio, foi finalmente para casa.

De acordo com a agência Reuters, que cita funcionários do Hospital Universitário de Keio, na capital japonesa, a criança nasceu por cesariana em agosto passado, depois de os médicos terem diagnosticado que o bebé não estava a ganhar peso durante a gravidez, o que punha em risco perigo a sua vida.

O recém-nascido, do sexo masculino, nasceu com 24 semanas, ficando depois nos cuidados intensivos até atingir os 3,2 quilogramas. Segundo escreve a BBC, o menino era tão pequeno quando nasceu que cabia dentro de duas mãos em concha.



Takeshi Arimitsu, professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Keio, adiantou conta que o bebé recebeu alta no passado 20 de fevereiro.

Estou grata por o bebé ter crescido tanto porque, honestamente, não tinha a certeza se conseguiria sobreviver”, disse a mãe do menino em declarações à agência noticiosa.

De acordo com os registos da Universidade norte-americana Iowa sobre os bebés mais pequenos nascidos em todo o mundo, o registo anterior datava de 2009, quando um menino alemão nasceu com 274 gramas.

Trata-se, no entanto, de uma uma marca no que diz respeito apenas a bebés do sexo masculino, uma vez que há já registo de meninas ainda mais pequenas que conseguiram sobreviver e crescer com saúde. A mais pequena recém-nascida foi também uma alemã, nascida em 2015, que segundo apontam os registos, nasceu com 252 gramas.

Entre os bebés mais pequenos pequenos, a taxa de sobrevivência é mais baixa nos rapazes. A razão ainda é desconhecida, mas os especialistas acreditam que possa estar relacionado com o desenvolvimento mais lento dos pulmões de bebés do sexo masculino.

O Hospital Universitário Keio revelou que a taxa de sobrevivência de bebés nascidos com menos de um quilo, no Japão é de cerca de 90%. No entanto, para os que nascem com menos de 300 gramas, essa probabilidade desce para 50%.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …

Rui Rio, presidente do PSD

Rio apresenta recandidatura. "Seria muito prejudicial para o país se o PSD mudasse agora de líder"

O presidente do PSD apresentou, esta sexta-feira, na cidade do Porto, a sua recandidatura à liderança, tendo considerado que "seria muito prejudicial", não só para o país como para o partido, mudar agora de líder. Rui …

"Conquistem a vaga no relvado": aviso à UEFA sobre a nova Liga dos Campeões

Associação das Ligas Europeias contra vagas garantidas para clubes que não terminarem o campeonato nacional num dos primeiros lugares. A reunião da Associação das Ligas Europeias de futebol terminou com o reforço de posições públicas contra …

Bloco diz que as suas nove propostas foram rejeitadas. Governo aponta avanços em sete

O Bloco considerou, esta sexta-feira, que o Governo recusou as suas nove propostas para chegar a acordo no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O Executivo, por sua vez, considera que há avanços negociais em …