Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Marcello Casal Jr. / ABr

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja’bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas.

O menino não tem pele na maior parte do corpo, com exceção da cabeça e parte das pernas. Além disso, tem as pálpebras fechadas, de acordo com a imprensa local. Os médicos colocaram-lhe uma vestimenta protetora, que precisa de ser mudada frequentemente, e pomadas tópicas para reduzir o risco de infeção. Entretanto, os médicos ainda estão a fazer testes para confirmar o diagnóstico.

“Ele está no hospital desde que nasceu. Só pude pegar nele duas vezes, mas é preciso estar vestido com um roupão e luvas. Não é a mesma coisa”, disse Priscilla Maldonado, mãe de Ja’bari.

Ana Duarte, diretora da Divisão de Dermatologia do Nicklaus Children’s Hospital, em Miami, que não está envolvida no caso, disse que é bastante raro um bebé nascer sem pele. “A pele é o nosso maior órgão e tem muitas funções importantes, como proteger-nos da infecção e manter a temperatura corporal regulada”, disse. “Quando não se tem uma boa barreira, especialmente quando bebé, pode-se ter muitos problemas diferentes.”

Existem vários tipos de doenças da pele que podem levar os bebés a nascer com a pele frágil ou mesmo sem pele. Uma dessas condições é a epidermólise bolhosa, um distúrbio genético em que a pele é muito frágil e com bolhas, de acordo com o National Institutes of Health. Podem formar-se bolhas após lesões ou mesmo atrito, como fricção ou coçar.

As pessoas com epidermólise bolhosa têm pele, mas é muito frágil. “Têm pele, mas desaparece”, o que significa que pode parecer que os bebés não têm pele ao nascer.

A gravidade dessa condição pode variar muito, dependendo do tipo de mutação genética que o paciente tem – alguns pacientes vivem uma vida bastante normal, enquanto outros são gravemente afetados. “Há um espetro enorme” de sintomas.

Nos casos mais graves, bebés com epidermólise bolhosa nascem com bolhas disseminadas e áreas de pele que faltam. Quando as bolhas se curam, podem criar cicatrizes significativas. Pacientes com casos graves podem ter problemas com as vias aéreas, o que pode afetar a respiração, e também pode ter problemas com o trato gastrointestinal.

A condição é rara, com a forma mais grave afetando menos de um em um milhão de recém-nascidos, de acordo com o NIH.

Os médicos disseram a Maldonado que seu filho pode ter epidermólise bolhosa, e tanto ela quanto o marido precisarão de um teste genético para confirmar o diagnóstico. Ja’bari tem tecido cicatricial que fez com que o queixo se fundisse ao peito, informou a Express-News.

Embora o tratamento para essa condição possa variar dependendo dos sintomas do paciente, para qualquer paciente com epidermólise bolhosa, “você quer evitar traumas, evitar atritos, tratar a pele com muita delicadeza e dar cuidados minuciosos a pequenas feridas”, disse Duarte.

Outra condição é a aplasia cutânea congénita. Com esta condição, a pele nunca se desenvolve em certas áreas. Normalmente, os pacientes têm uma pequena parte da pele a faltar no couro cabeludo, embora os sintomas possam variar. Esta condição afeta cerca de um em dez mil recém-nascidos. As pequenas áreas de pele geralmente cicatrizam sozinhas ao longo do tempo, embora áreas maiores possam necessitar de cirurgia.

Os médicos do hospital onde Ja’bari nasceu originalmente pensaram que poderia ter aplasia cutânea, mas os médicos no hospital atual suspeitam de epidermólise bolhosa. Maldonado e seu marido estão atualmente a aguardar os resultados dos testes genéticos.

PARTILHAR

RESPONDER

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …

Trump abandona conferência de imprensa após ser confrontado por jornalista com mentira que disse 150 vezes

O Presidente norte-americano abandonou uma conferência de imprensa, este sábado, depois de ter sido confrontado por uma jornalista com uma mentira que já terá dito mais de 150 vezes sobre cuidados de saúde para os …