Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Marcello Casal Jr. / ABr

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja’bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas.

O menino não tem pele na maior parte do corpo, com exceção da cabeça e parte das pernas. Além disso, tem as pálpebras fechadas, de acordo com a imprensa local. Os médicos colocaram-lhe uma vestimenta protetora, que precisa de ser mudada frequentemente, e pomadas tópicas para reduzir o risco de infeção. Entretanto, os médicos ainda estão a fazer testes para confirmar o diagnóstico.

“Ele está no hospital desde que nasceu. Só pude pegar nele duas vezes, mas é preciso estar vestido com um roupão e luvas. Não é a mesma coisa”, disse Priscilla Maldonado, mãe de Ja’bari.

Ana Duarte, diretora da Divisão de Dermatologia do Nicklaus Children’s Hospital, em Miami, que não está envolvida no caso, disse que é bastante raro um bebé nascer sem pele. “A pele é o nosso maior órgão e tem muitas funções importantes, como proteger-nos da infecção e manter a temperatura corporal regulada”, disse. “Quando não se tem uma boa barreira, especialmente quando bebé, pode-se ter muitos problemas diferentes.”

Existem vários tipos de doenças da pele que podem levar os bebés a nascer com a pele frágil ou mesmo sem pele. Uma dessas condições é a epidermólise bolhosa, um distúrbio genético em que a pele é muito frágil e com bolhas, de acordo com o National Institutes of Health. Podem formar-se bolhas após lesões ou mesmo atrito, como fricção ou coçar.

As pessoas com epidermólise bolhosa têm pele, mas é muito frágil. “Têm pele, mas desaparece”, o que significa que pode parecer que os bebés não têm pele ao nascer.

A gravidade dessa condição pode variar muito, dependendo do tipo de mutação genética que o paciente tem – alguns pacientes vivem uma vida bastante normal, enquanto outros são gravemente afetados. “Há um espetro enorme” de sintomas.

Nos casos mais graves, bebés com epidermólise bolhosa nascem com bolhas disseminadas e áreas de pele que faltam. Quando as bolhas se curam, podem criar cicatrizes significativas. Pacientes com casos graves podem ter problemas com as vias aéreas, o que pode afetar a respiração, e também pode ter problemas com o trato gastrointestinal.

A condição é rara, com a forma mais grave afetando menos de um em um milhão de recém-nascidos, de acordo com o NIH.

Os médicos disseram a Maldonado que seu filho pode ter epidermólise bolhosa, e tanto ela quanto o marido precisarão de um teste genético para confirmar o diagnóstico. Ja’bari tem tecido cicatricial que fez com que o queixo se fundisse ao peito, informou a Express-News.

Embora o tratamento para essa condição possa variar dependendo dos sintomas do paciente, para qualquer paciente com epidermólise bolhosa, “você quer evitar traumas, evitar atritos, tratar a pele com muita delicadeza e dar cuidados minuciosos a pequenas feridas”, disse Duarte.

Outra condição é a aplasia cutânea congénita. Com esta condição, a pele nunca se desenvolve em certas áreas. Normalmente, os pacientes têm uma pequena parte da pele a faltar no couro cabeludo, embora os sintomas possam variar. Esta condição afeta cerca de um em dez mil recém-nascidos. As pequenas áreas de pele geralmente cicatrizam sozinhas ao longo do tempo, embora áreas maiores possam necessitar de cirurgia.

Os médicos do hospital onde Ja’bari nasceu originalmente pensaram que poderia ter aplasia cutânea, mas os médicos no hospital atual suspeitam de epidermólise bolhosa. Maldonado e seu marido estão atualmente a aguardar os resultados dos testes genéticos.

ZAP ZAp // Live Science

PARTILHAR

RESPONDER

Telescópio FAST detetou três misteriosos sinais rádio do ainda jovem Universo

O gigante telescópio chinês FAST (Five Hundred Metre Aperture Spherical Telescope) detetou três misteriosas rajadas rápidas de rádio (FRB) que ocorreram quando o Universo era ainda jovem. As rajadas rápidas de rádio são um dos …

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …