Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Marcello Casal Jr. / ABr

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja’bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas.

O menino não tem pele na maior parte do corpo, com exceção da cabeça e parte das pernas. Além disso, tem as pálpebras fechadas, de acordo com a imprensa local. Os médicos colocaram-lhe uma vestimenta protetora, que precisa de ser mudada frequentemente, e pomadas tópicas para reduzir o risco de infeção. Entretanto, os médicos ainda estão a fazer testes para confirmar o diagnóstico.

“Ele está no hospital desde que nasceu. Só pude pegar nele duas vezes, mas é preciso estar vestido com um roupão e luvas. Não é a mesma coisa”, disse Priscilla Maldonado, mãe de Ja’bari.

Ana Duarte, diretora da Divisão de Dermatologia do Nicklaus Children’s Hospital, em Miami, que não está envolvida no caso, disse que é bastante raro um bebé nascer sem pele. “A pele é o nosso maior órgão e tem muitas funções importantes, como proteger-nos da infecção e manter a temperatura corporal regulada”, disse. “Quando não se tem uma boa barreira, especialmente quando bebé, pode-se ter muitos problemas diferentes.”

Existem vários tipos de doenças da pele que podem levar os bebés a nascer com a pele frágil ou mesmo sem pele. Uma dessas condições é a epidermólise bolhosa, um distúrbio genético em que a pele é muito frágil e com bolhas, de acordo com o National Institutes of Health. Podem formar-se bolhas após lesões ou mesmo atrito, como fricção ou coçar.

As pessoas com epidermólise bolhosa têm pele, mas é muito frágil. “Têm pele, mas desaparece”, o que significa que pode parecer que os bebés não têm pele ao nascer.

A gravidade dessa condição pode variar muito, dependendo do tipo de mutação genética que o paciente tem – alguns pacientes vivem uma vida bastante normal, enquanto outros são gravemente afetados. “Há um espetro enorme” de sintomas.

Nos casos mais graves, bebés com epidermólise bolhosa nascem com bolhas disseminadas e áreas de pele que faltam. Quando as bolhas se curam, podem criar cicatrizes significativas. Pacientes com casos graves podem ter problemas com as vias aéreas, o que pode afetar a respiração, e também pode ter problemas com o trato gastrointestinal.

A condição é rara, com a forma mais grave afetando menos de um em um milhão de recém-nascidos, de acordo com o NIH.

Os médicos disseram a Maldonado que seu filho pode ter epidermólise bolhosa, e tanto ela quanto o marido precisarão de um teste genético para confirmar o diagnóstico. Ja’bari tem tecido cicatricial que fez com que o queixo se fundisse ao peito, informou a Express-News.

Embora o tratamento para essa condição possa variar dependendo dos sintomas do paciente, para qualquer paciente com epidermólise bolhosa, “você quer evitar traumas, evitar atritos, tratar a pele com muita delicadeza e dar cuidados minuciosos a pequenas feridas”, disse Duarte.

Outra condição é a aplasia cutânea congénita. Com esta condição, a pele nunca se desenvolve em certas áreas. Normalmente, os pacientes têm uma pequena parte da pele a faltar no couro cabeludo, embora os sintomas possam variar. Esta condição afeta cerca de um em dez mil recém-nascidos. As pequenas áreas de pele geralmente cicatrizam sozinhas ao longo do tempo, embora áreas maiores possam necessitar de cirurgia.

Os médicos do hospital onde Ja’bari nasceu originalmente pensaram que poderia ter aplasia cutânea, mas os médicos no hospital atual suspeitam de epidermólise bolhosa. Maldonado e seu marido estão atualmente a aguardar os resultados dos testes genéticos.

PARTILHAR

RESPONDER

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …

Agências de espionagem dos EUA cedem informações a investigação sobre interferência russa

Trump ordenou às agências de espionagem norte-americanas que deem os dados que têm sobre interferência da Rússia nas presidenciais de 2016 ao Departamento da Justiça. O diretor dos serviços secretos nacionais norte-americanos, Dan Coats, afirmou este …