Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Marcello Casal Jr. / ABr

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja’bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas.

O menino não tem pele na maior parte do corpo, com exceção da cabeça e parte das pernas. Além disso, tem as pálpebras fechadas, de acordo com a imprensa local. Os médicos colocaram-lhe uma vestimenta protetora, que precisa de ser mudada frequentemente, e pomadas tópicas para reduzir o risco de infeção. Entretanto, os médicos ainda estão a fazer testes para confirmar o diagnóstico.

“Ele está no hospital desde que nasceu. Só pude pegar nele duas vezes, mas é preciso estar vestido com um roupão e luvas. Não é a mesma coisa”, disse Priscilla Maldonado, mãe de Ja’bari.

Ana Duarte, diretora da Divisão de Dermatologia do Nicklaus Children’s Hospital, em Miami, que não está envolvida no caso, disse que é bastante raro um bebé nascer sem pele. “A pele é o nosso maior órgão e tem muitas funções importantes, como proteger-nos da infecção e manter a temperatura corporal regulada”, disse. “Quando não se tem uma boa barreira, especialmente quando bebé, pode-se ter muitos problemas diferentes.”

Existem vários tipos de doenças da pele que podem levar os bebés a nascer com a pele frágil ou mesmo sem pele. Uma dessas condições é a epidermólise bolhosa, um distúrbio genético em que a pele é muito frágil e com bolhas, de acordo com o National Institutes of Health. Podem formar-se bolhas após lesões ou mesmo atrito, como fricção ou coçar.

As pessoas com epidermólise bolhosa têm pele, mas é muito frágil. “Têm pele, mas desaparece”, o que significa que pode parecer que os bebés não têm pele ao nascer.

A gravidade dessa condição pode variar muito, dependendo do tipo de mutação genética que o paciente tem – alguns pacientes vivem uma vida bastante normal, enquanto outros são gravemente afetados. “Há um espetro enorme” de sintomas.

Nos casos mais graves, bebés com epidermólise bolhosa nascem com bolhas disseminadas e áreas de pele que faltam. Quando as bolhas se curam, podem criar cicatrizes significativas. Pacientes com casos graves podem ter problemas com as vias aéreas, o que pode afetar a respiração, e também pode ter problemas com o trato gastrointestinal.

A condição é rara, com a forma mais grave afetando menos de um em um milhão de recém-nascidos, de acordo com o NIH.

Os médicos disseram a Maldonado que seu filho pode ter epidermólise bolhosa, e tanto ela quanto o marido precisarão de um teste genético para confirmar o diagnóstico. Ja’bari tem tecido cicatricial que fez com que o queixo se fundisse ao peito, informou a Express-News.

Embora o tratamento para essa condição possa variar dependendo dos sintomas do paciente, para qualquer paciente com epidermólise bolhosa, “você quer evitar traumas, evitar atritos, tratar a pele com muita delicadeza e dar cuidados minuciosos a pequenas feridas”, disse Duarte.

Outra condição é a aplasia cutânea congénita. Com esta condição, a pele nunca se desenvolve em certas áreas. Normalmente, os pacientes têm uma pequena parte da pele a faltar no couro cabeludo, embora os sintomas possam variar. Esta condição afeta cerca de um em dez mil recém-nascidos. As pequenas áreas de pele geralmente cicatrizam sozinhas ao longo do tempo, embora áreas maiores possam necessitar de cirurgia.

Os médicos do hospital onde Ja’bari nasceu originalmente pensaram que poderia ter aplasia cutânea, mas os médicos no hospital atual suspeitam de epidermólise bolhosa. Maldonado e seu marido estão atualmente a aguardar os resultados dos testes genéticos.

PARTILHAR

RESPONDER

Família da jornalista assassinada apresenta queixa-crime em França contra várias figuras maltesas

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a família da jornalista maltesa assassinada em 2017 disseram, esta quarta-feira, que apresentaram uma queixa-crime em França por “cumplicidade em homicídio” e “corrupção” contra várias figuras maltesas implicadas …

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …

Atendimento a sem-abrigo passa a ser feito independentemente da morada

O atendimento de emergência a pessoas sem-abrigo passa a poder ser feito em qualquer centro distrital da Segurança Social, independentemente da morada em que a pessoa está registada ou da existência de um processo familiar, …