/

Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Marcello Casal Jr. / ABr

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja’bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas.

O menino não tem pele na maior parte do corpo, com exceção da cabeça e parte das pernas. Além disso, tem as pálpebras fechadas, de acordo com a imprensa local. Os médicos colocaram-lhe uma vestimenta protetora, que precisa de ser mudada frequentemente, e pomadas tópicas para reduzir o risco de infeção. Entretanto, os médicos ainda estão a fazer testes para confirmar o diagnóstico.

“Ele está no hospital desde que nasceu. Só pude pegar nele duas vezes, mas é preciso estar vestido com um roupão e luvas. Não é a mesma coisa”, disse Priscilla Maldonado, mãe de Ja’bari.

Ana Duarte, diretora da Divisão de Dermatologia do Nicklaus Children’s Hospital, em Miami, que não está envolvida no caso, disse que é bastante raro um bebé nascer sem pele. “A pele é o nosso maior órgão e tem muitas funções importantes, como proteger-nos da infecção e manter a temperatura corporal regulada”, disse. “Quando não se tem uma boa barreira, especialmente quando bebé, pode-se ter muitos problemas diferentes.”

Existem vários tipos de doenças da pele que podem levar os bebés a nascer com a pele frágil ou mesmo sem pele. Uma dessas condições é a epidermólise bolhosa, um distúrbio genético em que a pele é muito frágil e com bolhas, de acordo com o National Institutes of Health. Podem formar-se bolhas após lesões ou mesmo atrito, como fricção ou coçar.

As pessoas com epidermólise bolhosa têm pele, mas é muito frágil. “Têm pele, mas desaparece”, o que significa que pode parecer que os bebés não têm pele ao nascer.

A gravidade dessa condição pode variar muito, dependendo do tipo de mutação genética que o paciente tem – alguns pacientes vivem uma vida bastante normal, enquanto outros são gravemente afetados. “Há um espetro enorme” de sintomas.

Nos casos mais graves, bebés com epidermólise bolhosa nascem com bolhas disseminadas e áreas de pele que faltam. Quando as bolhas se curam, podem criar cicatrizes significativas. Pacientes com casos graves podem ter problemas com as vias aéreas, o que pode afetar a respiração, e também pode ter problemas com o trato gastrointestinal.

A condição é rara, com a forma mais grave afetando menos de um em um milhão de recém-nascidos, de acordo com o NIH.

Os médicos disseram a Maldonado que seu filho pode ter epidermólise bolhosa, e tanto ela quanto o marido precisarão de um teste genético para confirmar o diagnóstico. Ja’bari tem tecido cicatricial que fez com que o queixo se fundisse ao peito, informou a Express-News.

Embora o tratamento para essa condição possa variar dependendo dos sintomas do paciente, para qualquer paciente com epidermólise bolhosa, “você quer evitar traumas, evitar atritos, tratar a pele com muita delicadeza e dar cuidados minuciosos a pequenas feridas”, disse Duarte.

Outra condição é a aplasia cutânea congénita. Com esta condição, a pele nunca se desenvolve em certas áreas. Normalmente, os pacientes têm uma pequena parte da pele a faltar no couro cabeludo, embora os sintomas possam variar. Esta condição afeta cerca de um em dez mil recém-nascidos. As pequenas áreas de pele geralmente cicatrizam sozinhas ao longo do tempo, embora áreas maiores possam necessitar de cirurgia.

Os médicos do hospital onde Ja’bari nasceu originalmente pensaram que poderia ter aplasia cutânea, mas os médicos no hospital atual suspeitam de epidermólise bolhosa. Maldonado e seu marido estão atualmente a aguardar os resultados dos testes genéticos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.